Dois pesos, duas medidas, por Rodrigo Viana

E foi-se Santiago, repórter cinematográfico que fez uma nação gritar em torno de sua morte bestial, horrorosa e desprezível. Tão desprezível quanto o silêncio quase geral sobre a omissão da empresa de comunicação em que ele trabalhava em torno do fato. Por que a emissora não disponibilizou máscara de gás, colete, um assistente e outros requisitos básicos de segurança para o profissional?

Há alguns meses, o mesmo grupo de comunicação abarrotou seus intervalos comerciais com um editorial apoiando os 12 corintianos presos injustamente (?) na Bolívia, acusados da morte do garoto Kevin Spada. Os 12 foram soltos, o garoto morreu e os pais choraram no meu ombro. Literalmente. Estive lá, entrevistei a família e chorei junto. Os criminosos da torcida organizada já brigaram outras vezes, invadiram o CT do Corinthians, ameaçaram outras pessoas de morte e nada. Nada aconteceu.

Nada aconteceu também com o filho do empresário Eike Batista, que, em alta velocidade, atropelou e matou um homem no Rio de Janeiro em 2012. Não ficou preso um dia sequer. Foi condenado e sua pena – dois anos de prisão – foi convertida em serviços comunitários. Devo dizer que o filho do empresário também pagou uma multa de um milhão de reais. E todas, todas as grandes emissoras de televisão calaram sobre o assunto.

No começo de fevereiro, o jogador de futebol do Cruzeiro, Tinga, foi vítima de racismo num jogo do clube mineiro no Perú. A gritaria, novamente, foi geral. Mas será que o grito contra o racismo do dia a dia aqui no Brasil é o mesmo? Lembro-me da tragédia do Morro do Bumba, em Niterói, no ano de 2010. Morreram 267 pessoas na favela construída sobre um lixão. Somente 48 corpos foram encontrados, a maioria gente de raça negra ou miscigenada, nordestinos e imigrados de zonas de extrema pobreza. A quem interessava divulgar, procurar culpados, encontrar os corpos?

Vou deixar a história mais clara. Em janeiro de 2012, na boate Kiss em Santa Maria, 233 jovens morreram em incêndio. Eram de classe média ou alta, numa região de predominância branca, de etnia italiana ou alemã. Nesta segunda tragédia, os jornais pediram insistentemente a apuração imediata de responsabilidades. É preciso parar para pensar sobre o tratamento que a mídia dá aos relatos de eventos escandalosos e brutais que atingem os cidadãos, independente de serem ricos ou pobres ou de trabalharem no governo, numa construção, na padaria ou numa emissora de televisão.

Fonte: Portal Imprensa

 

+ sobre o tema

A revolução da internet e a decadência da velha mídia

Tudo se discute menos os meios de comunicação, é...

Imprensa e jornalismo: nada a ver. A desinformação como tática

Por Luciano Martins Costa Imprensa e jornalismo: nada a ver Por...

Monica Iozzi critica Folha por editar entrevista e publica íntegra

Após criticar a Rede Globo e chamar a mídia...

para lembrar

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

Mais de 30 organizações da sociedade civil lançam coalizão contra desigualdades

Um conjunto de quase 40 organizações da sociedade civil,...

Mulheres negras são mais vulneráveis ao desenvolvimento de miomas

Mulheres com histórico familiar, obesidade e sem filhos também...

5ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS ABRE INSCRIÇÕES

ARACAJU E OUTRAS TRÊS CIDADES RECEBEM A...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=