Eike iludiu mercado com ajuda da imprensa

Nos últimos anos, seus dois principais “promoters” foram os jornalistas Lauro Jardim, do Radar Online, de Veja, e Ancelmo Gois, do Globo, que o chamava de “Eike Sempre Ele Batista”; no entanto, até capa de Veja, com direito a editorial de Eurípedes Alcântara, ele conseguiu; hoje, Miriam Leitão diz o óbvio em sua coluna: o bilionário, que dizia ter um pacto com a natureza, chancelado por vários veículos de comunicação, mentiu aos investidores e poderá causar dano irreparável à imagem do País

Uma bolha como a do “mundo X” não se constrói sem um mínimo de colaboração da imprensa. Foi o que aconteceu com as empresas do bilionário Eike Batista, que, de um ano para cá, fizeram evaporar mais de R$ 100 bilhões de seus investidores.

Como bom vendedor, Eike dizia aos seus investidores que tinha um “pacto com a natureza”. Seu estilo, quase sempre fanfarrão, era saudado pela imprensa imprensa como o símbolo de um novo capitalismo. Veja, por exemplo, dedicou a ele a capa “Eike Xiaoping Batista”, com o subtítulo enriquecer é glorioso, com direito a editorial do diretor Eurípedes Alcântara. “A reportagem desta edição de VEJA captura esse momento especial de glorificação da riqueza produzida com trabalho, honestidade, investimento pessoal e coragem para correr riscos. Ele é o símbolo de um tempo mais generoso para todos os brasileiros”, dizia o texto.

Sabe-se, agora, que Eike mentiu a seus investidores, como afirma a colunista Miriam Leitão. Desde ontem, quando ele divulgou fato relevante ao mercado, os acionistas que compraram seus papéis sabem que o pacto com a natureza jamais existiu e que Eike não tem tecnologia para extrair seu suposto petróleo (leia mais aqui).

No entanto, ele não teria ido tão longe com suas mentiras sem a colaboração da imprensa. Especialmente de dois jornalistas, que foram seus principais “promoters” nos últimos anos: Lauro Jardim, de Veja, e Ancelmo Gois, do Globo, que o chamava de “Eike Sempre Ele Batista”.

Abaixo, nota de Lauro Jardim em janeiro de 2012:

Eike e Dilma 

A OGX, de Eike Batista, comunicou há pouco à CVM a descoberta de óleo na Bacia de Santos. São, e isso não consta do comunicado,  reservas equivalentes a 2 bilhões de barris de petróleo.

É um volume capaz de fazer muito barulho no mundo do petróleo. Para que se possa comparar, as reservas estimadas no pré-sal são de 5 bilhões de barris.

A diferença é que o óleo descoberto nos poços de Eike Batista estão em águas rasas, tanto em área do pré quanto do pós-sal. O custo de produção, portanto, será mais baixo do que se fosse em águas profundas.

A descoberta deu-se a 102 quilômetros da costa. Numa linha reta, situa-se a 80 quilômetros de Paraty.

Uma concidência destinada a entrar para o folclore do homem mais rico do Brasil. De acordo com o relato que fez ontem para Dilma Rousseff, quando lhe contou sobre a descoberta, Eike afirmou que a descoberta foi feita na 63ª tentativa – 63 é o número da sorte do supersticioso empresário.

Na conversa, Eike comparou a aventura do Brasil no pré-sal à corrida espacial empreendida pelos EUA nos 60:  John Kennedy queria ir à lua. Parecia impossível, mas os EUA conseguiram. Com o pré-sal é a mesma coisa.

Leia ainda nota de Ancelmo:

PetroEike

Eike Sempre Ele Batista achou petróleo a apenas130 km da costa de Parati em águas rasas. A primeira estimativa é que só nesse campo da OGX possa haver 3 bilhões de barris de óleo leve.

Dilma e Lobão já foram comunicados.

E o editorial de Eurípedes:

Eike Xiaoping Batista

Os repórteres de VEJA que foram ouvir os novos milionários brasileiros, categoria que aumenta à razão de dezenove pessoas por dia, relataram a Thaís Oyama, redatora-chefe encarregada de editar a reportagem, que, entre muitos traços comuns, um sobressaía: eles têm como ídolo o empresário Eike Batista, o brasileiro mais bem colocado na lista de bilionários da revista Forbes, em que ocupa o oitavo lugar. “Exatamente o que eles admiram em Eike?”, perguntou-lhes Thaís. Com ligeiras variações, as respostas giraram em torno do mesmo ponto: “Eike não tem vergonha de ser rico”.

Ao elaborarem as respostas, os entrevistados enfatizaram que admiram a ambição de crescer junto com o próprio negócio e prezam o direito de acumular riqueza e propriedade adquiridas com trabalho honesto e talento. Vem inevitavelmente à lembrança a guinada ideológica que Deng Xiaoping promoveu na China comunista a partir de 1976, quando lançou as palavras de ordem: “Enriquecer é glorioso”. Deu no que deu. A China saiu da estagnação coletivista e agora emparelha como potência industrial com os Estados Unidos.

Em seu livro O X da Questão, Eike escreveu: “Muita gente não enxerga o que representa contar, no topo do ranking dos homens mais ricos do mundo, com um empreendedor brasileiro que ama o Brasil (…), concentra seus investimentos no mercado interno e gera emprego, riqueza e divisas para a nação”. Os empreendedores que ilustram a reportagem de VEJA também se orgulham de ter chegado à prosperidade milionária pagando seus impostos, competindo em igualdade de condições e gerando empregos de qualidade. É de celebrar o triunfo desse espírito empreendedor. O brasileiro já foi identificado com o derrotismo do Jeca Tatu ou, na metáfora futebolística popular, com a visão de mundo que chancela o fracasso mórbido de Garrincha, mas desconfia do saudável sucesso universal de Pelé. A reportagem desta edição de VEJA captura esse momento especial de glorificação da riqueza produzida com trabalho, honestidade, investimento pessoal e coragem para correr riscos. Ele é o símbolo de um tempo mais generoso para todos os brasileiros.

 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

O linchamento como sintoma

O verdadeiro crime cometido por Cleydison Pereira Silva, espancado...

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,9 anos, aponta IBGE 20

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer subiu...

Maria Clara de Sena, transexual de PE é a 1ª do mundo a atuar no combate à tortura em prisões

Mecanismo criado segue protocolo contra maus-tratos da ONU. Maria Clara...

para lembrar

Povos indígenas no Brasil na visão de Eduardo Viveiros de Castro

Antropólogo revela faceta pouco conhecida de sua trajetória e...

“Há no Rio um processo perverso de criminalização da pobreza”

Para o deputado estadual, o governo Pezão "alimenta o...

Combate ao racismo é tema de curso para metalúrgicos do Rio Grande do Sul

Atividade aconteceu hoje (7) em Porto Alegre e é...

Maria Clara de Sena, transexual de PE é a 1ª do mundo a atuar no combate à tortura em prisões

Mecanismo criado segue protocolo contra maus-tratos da ONU. Maria Clara...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=