Em Dia Mundial, ONU reforça apelo pelo fim do trabalho infantil

Enviado por / FonteDa ONU News

Este 12 de junho marca o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil sob o lema “Justiça social para todos. Acabe com o trabalho infantil!’. A data tem como objetivo impulsionar o combate à prática que afeta crianças em todo o mundo.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, defende a criação de uma Coalizão Global por Justiça Social. A iniciativa terá como uma de suas prioridades a eliminação do trabalho infantil.

“É triste ser escravizado”

A ONU News ouviu Marinaldo Santos, de Pindaré-mirim, no estado do Maranhão, no Brasil. Ele foi vítima do trabalho escravo aos 16 anos.

Ele contou que começou a trabalhar, ao lado do pai, aos 10 anos na agricultura e coleta de coco, para “ajudar a conseguir o sustento da família”. Com 16 anos, foi buscar trabalho fora de casa em fazendas da região.

“Comecei a trabalhar numa fazenda e infelizmente eu fui vítima do trabalho escravo, por duas vezes. E foi muito triste, muito sofrido. É triste ser escravizado. É triste não estudar. Eu tenho certeza de que a maior facilidade para que eu tenha sido escravizado é por eu não ter estudo.”

Educação como prevenção

Santos relata que não havia escola na cidade de Monção, no interior do Maranhão, onde nasceu. Ele e os nove irmãos cresceram “trabalhando na roça.”

“Sendo escravizado, eu fiquei muito decepcionado com essa situação. E aí, quando eu fui conhecido como escravo, foi uma tristeza muito grande para mim. Ser escravizado é muito triste. E eu acho que a gente começando a trabalhar desde a infância e não estudar, a gente pode alcançar o que eu alcancei, que foi ser vítima do trabalho escravo.”  

De acordo com a OIT, Marinaldo foi resgatado aos 30 anos de idade.

Com apoio de um centro de defesa de direitos humanos, Marinaldo Santos recebeu acompanhamento e conseguiu se dedicar aos estudos.  Ele se tornou um ativista e coopera em atividades da Organização Internacional do Trabalho, no Brasil.

Compromisso com justiça social

O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas ressalta que, em nível global, 50 milhões de pessoas ainda trabalham em formas análogas à escravidão.

A OIT realiza um evento paralelo de alto nível durante a 111ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, em 12 de junho, para marcar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

O evento tem como objetivo explorar a conexão entre a justiça social e a erradicação do trabalho infantil.

Os participantes discutirão o progresso feito pelos países membros da OIT no cumprimento de seus compromissos, enfatizando como esses esforços contribuem para o avanço da justiça social.

+ sobre o tema

Empresa indenizará trabalhadora que sofreu discriminação religiosa

  Uma caixa de uma empresa de turismo de Curitiba...

‘Fatalidade genética’ leva 1 em cada 8 mulheres a ter câncer de mama

Cerca de 90% dos casos são causados por mutações...

São Paulo é sede da 1ª Conferência Livre Infanto-Juvenil de Comunicação

Fonte: Mobilizadores da Rede de Comunicação     São Paulo será ponto...

Zumbi e dengue, por Sueli Carneiro

O dia 20 de novembro, data da morte do...

para lembrar

Veículos de comunicação popular do Rio discutem pouco o racismo, diz pesquisa

por Cristina Indio do Brasil A organização não governamental Observatório de...

Jovem vítima de abuso sexual recebe autorização para eutanásia

Estuprada dos 5 aos 15 anos, holandesa tinha estresse...

Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=