“Empire”. Como os negros conquistaram a TV americana

Impulsionado pela população afro-americana, o melodrama familiar sobre o mundo do hip-hop é o êxito do momento nos EUA. A primeira temporada, que terminou esta semana, foi um sucesso retumbante: nunca uma série crescera de audiência a cada novo episódio durante 10 semanas consecutivas. E há uma década que nenhuma tinha tanto sucesso na temporada de estreia.

Por NELSON MARQUES, do Expresso 

Esqueça “The Waking Dead”, “NCIS” ou “The Big Bang Theory”. O fenómeno televisivo do momento nos Estados Unidos é um melodrama que tem no centro uma família do mundo do hip-hop. Nunca uma série tinha galopado tanto nas audiências a cada novo episódio: da estreia até ao final da temporada, durante dez semanas consecutivas, cada episódio de “Empire” bateu os números do anterior.

O episódio duplo que encerrou esta semana a primeira temporada foi visto por 16,7 milhões de pessoas, quase 7 milhões mais do que a estreia. Desde “Anatomia de Grey”, de Shonda Rhimes, em 2005, que nenhuma nova série tinha tanta gente a vê-la no último episódio da temporada. E desde “Lost”, em 2004, que nenhuma tinha tão boas audiências no seu primeiro ano.

O sucesso estende-se ao Twitter, onde a série foi a que mais tweets gerou nesta temporada. E consegue adivinhar que álbum chegou esta semana ao n.º 1 dos mais populares da revista “Billboard”? A banda sonora de “Empire”, pois claro.

O sucesso da série está a ser visto como o triunfo de uma audiência há muito ignorada. Apesar de os telespectadores afro-americanos serem os que mais televisão veem nos EUA, atores negros em papéis principais são uma raridade no pequeno ecrã. Essa realidade começou a mudar com “Scandal” e “How to Get Away With Murder”, ambos produzidos por Shonda Rhimes e com mulheres negras como protagonistas, mas nunca se foi tão longe como em “Empire”. A série criada por Lee Daniels e Danny Strong – respetivamente realizador e argumentista do filme “O Mordomo”, também protagonizado por um afro-americano (Forest Whitaker) – tem um elenco quase integralmente constituído por atores negros, com destaque para Terrence Howard, Taraji P. Henson e Gabourey Sidibe, todos já nomeados para Óscares.

Junte-se-lhe uma trama shakespeariana ao jeito da “Dinastia” dos anos 80 mas passada no mundo do hip-hop, uma banda sonora original a cargo de Timbaland, responsável por vários hits de hip-hop e R&B, e convidados especiais como Cuba Gooding Jr. e Naomi Campbell, e está servido um cocktail de sucesso. Sem surpresa, os telespetadores afro-americanos representam quase dois terços da audiência de “Empire”.

Mais visto que o Super Bowl entre os afro-americanos
Nas mulheres negras entre os 18 e os 49 anos a percentagem é ainda mais significativa: 71% das que estão em frente a um televisor no horário em que “Empire” é exibido estão a ver a série. Entre a população afro-americana adulta com menos de 50 anos nenhum outro programa é mais popular. Nem mesmo o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, recordista de audiências no país.

FOX Os Lyon são a família no centro da trama de "Empire" Ler mais: http://expresso.sapo.pt/empire-como-os-negros-conquistaram-a-tv-americana=f916196#ixzz3V2DfnABa
FOX Os Lyon são a família no centro da trama de “Empire”
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/empire-como-os-negros-conquistaram-a-tv-americana=f916196#ixzz3V2DfnABatv

“Empire” conta a história da luta pela sucessão de Lucious Lyon (Terrence Howard), o líder de um império musical que sofre de esclerose lateral amiotrófica – a mesma doença do físico britânico Stephen Hawking – e que, ao descobrir que tem apenas mais três anos de vida, tem que decidir qual dos três filhos o sucederá como CEO da Empire Entertainment. Para adensar a trama, há uma ex-mulher, Cookie, que sai da prisão ao fim de 17 anos e reclama a sua parte da empresa, que ajudou a fundar com dinheiro do tráfico de droga.

Mais do que a história, são as personagens que agarram os espectadores ao ecrã. E ninguém o faz melhor do que Cookie, interpretada por Taraji P. Henson, que foi nomeada para um Óscar em “O Estranho Caso de Benjamin Button” e que é já uma das favoritas a um “Emmy”. Considerada uma das mais fascinantes personagens femininas da TV americana, tem produzido frases icónicas como “as ruas não foram feitas para toda a gente, para isso há os passeios” e “para uma rainha tens uma casa muito desarrumada”, a primeira coisa que disse ao filho do meio, gay, quando o reencontrou.

O sucesso de Empire apanhou de surpresa o próprio Lee Daniels, que afirmou à “Vanity Fair” nunca ter esperado que um episódio de uma série de TV pudesse ser mais visto do que todos os seus filmes juntos. O realizador e produtor, que dirigiu “Precious”, sobre uma adolescente afro-americana (o filme venceu dois Óscares em 2009 e esteve nomeado nas categorias de melhor filme e melhor realizador) assumiu também o entusiasmo por a população afro-americana estar finalmente a triunfar no pequeno ecrã. “Nunca pensei ver o dia em que os negros estariam por toda a televisão. É maravilhoso, não é?”

Em Portugal, “Empire” passa às quintas à noite (22h20) na Fox Life.

 

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Por que há mais negros na TV alemã do que na brasileira

Sabrina Fidalgo é uma jovem roteirista e cineasta, autora...

Sidney Santiago Kuanza leva afetividade negra ao palco

por Igor Giannasi  Com passagens pelo cinema e pela tevê,...

Maju Coutinho comunica saída do ‘JH’ para o Fantástico e agradece: ‘Aprendi muito’

Maju Coutinho deu início à temporada de despedidas do Jornal Hoje nesta...

NY aprova incentivo para contratação de mulheres e minorias na TV

Parlamentares do estado americano de Nova York aprovaram um...
spot_imgspot_img

Documentário aborda o apagamento da negritude de Chiquinha Gonzaga

A trajetória de Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é analisada sob novo viés em documentário que estreia nesta segunda (5/2), no canal Curta!. Dirigido por Juliana...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

A impactante apresentação do 1º episódio da série “Resistência Negra” em Festival do RJ

Com Cine Odeon lotado, no Centro do Rio de Janeiro, a avant première do primeiro episódio da série “Resistência Negra”, do Globoplay, causou impacto...
-+=