Encarte especial do Jornal do Senado vence prêmio sobre violência de gênero

O Jornal do Senado foi um dos vencedores do Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, que é promovido pelo grupo feminista Casa da Mulher Catarina e tem o apoio, entre outras entidades, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República. O trabalho premiado foi o encarte “O Inferno das Mulheres”, publicado em 4 de julho de 2013.

O especial explica as origens da violência contra a mulher no Brasil, mostra como se criou a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e apresenta os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Congresso que investigou o problema em 2012 e 2013. Apesar da lei, os assassinatos e espancamentos de mulheres crescem ano a ano no país.

O objetivo do Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero é valorizar o papel dos meios de comunicação nos “esforços para a prevenção, a punição e a eliminação de todas as formas de violência contra mulheres e meninas no Brasil”. A premiação faz parte da campanha Jornalistas Dão um Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas.

O encarte do Jornal do Senado, que venceu na categoria Outras Mídias, foi produzido pelos jornalistas Cintia Sasse e Ricardo Westin. O prêmio será entregue no próximo dia 16, durante o Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero, em Florianópolis.

 

 

 

Fonte: Jornal do Senado

+ sobre o tema

Mulheres ciganas: um retrato brasileiro

Chegaram em 1574. Mantêm, há quase 450 anos, língua...

O que sabemos sobre a investigação do estupro coletivo de uma menina de 12 anos no Rio de Janeiro

Um ano depois, a mesma violência. Por Andréa Martinelli Do Huffpostbrasil "Cala...

A Invenção de Zumbi – por Sueli Carneiro

Bendito vidro moído nos bofes do Senhor bendita a...

para lembrar

Caster Semenya traz às Olimpíadas do Rio as controvérsias sobre sexo biológico no atletismo

Desde que a corredora sul-africana despontou em 2009, os...

Projeto que criminaliza homofobia aguarda designação de novo relator

O projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC...

Gestores de promoção da igualdade racial discutem implementação do Sinapir

O tema será abordado através de videoconferência...
spot_imgspot_img

Mulheres entregam recomendações para cúpula do G20

O grupo de engajamento de mulheres do G20, o chamado W20, entregou nesta terça-feira (1º) um comunicado com recomendações para a reunião de cúpula...

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha

A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha...

Serena Williams sobre maternidade: “Algumas mulheres têm um bebê e, em uma semana, precisam estar no trabalho ou são demitidas”

Cerca de dois anos após se aposentar do tênis profissional, Serena Williams refletiu sobre conciliar a maternidade com sua carreira. Em entrevista à Glamour dos...
-+=