Em iniciativa pioneira, escola de Osvaldo Cruz integra chamada eletrônica com mensagens de celular
Depois de instalar um leitor biométrico e inovar com a chamada eletrônica, a Escola Estadual Osvaldo Martins, em Osvaldo Cruz, foi além. Para o ano letivo de 2010, a escola irá sincronizar o aparelho leitor de digitais com mensagens de celulares para que os pais fiquem sabendo se seus filhos chegaram ou não na escola. “Já fizemos os testes necessários e o sistema está funcionando perfeitamente. A partir do ano que vem, os pais que tiverem seus telefones cadastrados saberão se seus filhos estão na escola”, disse o diretor Sidney Zenaro.
O sistema funciona da seguinte maneira: ao chegar na escola o aluno deixa a digital no leitor biométrico. Em seguida, os dados são importados para o computador e uma relação dos presentes e ausentes é levada para os professores de cada classe. Depois, os dados são repassados para a internet e as mensagens são enviadas automaticamente para os telefones dos pais.
Zenaro lembra que somente os pais que concordarem com o procedimento e que fornecerem o número do s celular es poderão receber as mensagens. “Fizemos uma pesquisa e apuramos que 93% dos pais possuem telefone celular. Acredito que esta seja uma forma rápida de informá-los e deixá-los mais tranqüilos.”
Fonte: Secretaria da Educação