Escritor cancela ida à Flip depois de receber ameaça de morte

Em sua página no Facebook, Anderson França tem mais de 100 mil seguidores, que acompanham suas crônicas e textos sobre o cotidiano do Rio e o combate ao racismo.

Do Revista Fórum

Em nota divulgada, nesta quinta-feira (27), pela assessoria do evento e pela Globo, que promovem em parceria os debates na Casa de Cultura de Paraty, o escritor e empreendedor social Anderson França, o Dinho, cancelou a sua participação presencial na Flip, após receber ameaças de morte.

Ele estaria nesta sexta-feira (28) em um debate na programação paralela da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), mas “a presença está confirmada através da entrada, ao vivo, por videoconferência”, diz a nota.

“A decisão foi tomada em comum acordo com o escritor a fim de garantir a sua participação e o diálogo com o público presente”, diz o texto (leia a íntegra abaixo).

O debate para o qual Anderson França, autor de “Rio em Shamas” (Objetiva), está escalado se chama “Literatura em todas as plataformas” e está mantido.

Ameaças estão sendo investigadas

A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) está investigando ofensas e ameaças contra França. Ele afirma que recebeu e-mail e ameaças de perfis falsos em redes sociais.

Em uma das mensagens, uma pessoa não identificada dizia que pagaria R$ 30 mil para que Anderson fosse morto na Festa Literária Internacional de Paraty. França registrou o caso na DRCI durante esta semana.

Posts no Facebook

Em 19 de julho, Anderson França havia publicado em seu perfil no Facebook a imagem de anúncio anônimo com ofensas racistas em que eram oferecidos R$ 15 mil a quem assassinasse o escritor.

No post, França escreveu: “Gente, tô divulgando aí, mandando um jobs, caso alguém precise. 15 conto pra me matar na FLIP. Acho digno. Sei de gente que faria isso de graça”.

Em sua página, ele tem mais de 100 mil seguidores, que acompanham suas crônicas e textos sobre o cotidiano do Rio e o combate ao racismo.

Os outros participantes são Cássio Aguiar, fundador da TRENDR no Medium, e a escritora Chris Salles. O debate é sobre a “expansão da leitura em novos meios e o envolvimento com o público jovem”.

Leia a nota sobre o cancelamento da vinda de Anderson França:

“Atendendo a uma orientação da Flip, a Globo redefiniu a participação do escritor Anderson França na mesa ‘Literatura em todas as plataformas’, realizada em parceria pelas duas instituições e prevista na programação da FlipZona. A sua presença está confirmada através da entrada, ao vivo, por videoconferência. A decisão foi tomada em comum acordo com o escritor a fim de garantir a sua participação e o diálogo com o público presente”.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

“Mate o Mc DaLeste”: O perigo da intolerância cultural

Game permite assassinar o funkeiro. “Comemorar a morte de...

Amarildo, jamais te esqueceremos! A Criminalização da pobreza

A polícia protege o patrimônio do grande capital...

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=