Esse aplicativo te envia um aviso toda vez que você passar por um lugar onde uma mulher fez história

Você já ouviu falar do Field Trip? O aplicativo do Google, que ajuda os usuários a descobrirem coisas interessantes de bairros e cidades pelo mundo, agora conta com o Woman In The Map. Funciona assim: Quando você estiver passando por um lugar onde uma mulher fez história, o aplicativo te enviará uma notificação falando qual foi o fato histórico, quem foi a mulher envolvida e um biografia sobre ela.

Por   do Mode.fica

A iniciativa é comandada pelo movimento feminista Sparks e tudo começou quando as garotas por trás do movimento levantaram alguns dados e notaram a drástica diferença entre homens e mulheres honrados por seus feitos históricos através de estátuas, nomes de ruas e selos postais nos Estados Unidos.

Elas notaram também que, entre 2010 e 2013, apenas 17% dos Doodles do Google pelo mundo honraram mulheres. Quando elas levaram a questão ao Google, eles não só falaram que iam consertar essa falha como também chamaram as meninas para criarem um banco de dados com lugares onde mulheres fizeram história para o aplicativo Field Trip.

Confira três exemplos de mulheres históricas que você vai encontrar no aplicativo:

– Arpilleristas, em Santiago, Chile, um grupo de mulheres que tece tapeçarias coloridas que documentam o tumulto e a violência do regime Pinochet.

– Mary Ellen Pleasant em São Francisco, Califórnia, ativista e abolicionista que, entre outras coisas, se vestia como um jockey para ajudar escravos a escaparem das plantações.

– Mary Anning em Lyme, Inglaterra, uma renomeada geóloga que encontrou fósseis de Plesiosaurias, abalando a comunidade científica.

O movimento Spark é feito por mulheres para mulheres, e todas as pessoas envolvidas no projeto Woman In The Map são também mulheres. Hoje, o Woman In The Map conta com um banco de dados de 100 nomes de personalidades femininas que fizeram história, e está convidando todas que queiram sugerir sua personagem feminina história para fazer parte do banco de dados do aplicativo a entrarem em contato.

+ sobre o tema

Mulheres infelizes no Brasil

Um texto de Contardo Calligaris, publicado há tempo na...

Discriminação de gênero tira mulheres de áreas exatas e preocupa governo

Direcionamento das meninas apenas para a área de humanas...

Revista Themis: Novas Tecnologias Sociais no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Aniversário de 24 anos da Themis Lançamento online da Revista...

Léa Garcia

Nascida no Rio de Janeiro, em 11 de março...

para lembrar

Entrevista com Elza Campos, Coordenadora Nacional de A União Brasileira de Mulheres( Parte 1)

Minha entrevista com Elza Campos, Coordenadora Nacional de A União Brasileira...

A campanha mais triste do mês!

Sabe aquelas campanhas que sempre rolam nas redes sociais...

A solidão da mulher negra

Sou uma mulher que não pode ser amada. Por Stephanie Ribeiro,...

SOS Corpo lança livro sobre teorias materialistas do patriarcado

O SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia,...
spot_imgspot_img

Conceição Evaristo abriu portas da academia e da literatura para outras pessoas negras

A lavadeira Joana Josefina Evaristo só encontrava sossego quando concluía que os filhos teriam a melhor educação possível. Seria bem mais fácil se as crianças...

Lançado Glossário do Pensamento Contracolonial, um guia que ajuda a ecoar ideias de intelectuais brasileiros

O que significa a palavra “oralitura”? Como as “encruzilhadas” se relacionam com as cosmologias afrobrasileiras? O que Ailton Krenak quer dizer com a expressão...

Quando o Estado ignora as vítimas e protege agressores

Que mulheres e meninas precisam do nosso apoio constante é algo que sempre reforço em minhas falas. E o assunto do momento, ou o...
-+=