Esse aplicativo te envia um aviso toda vez que você passar por um lugar onde uma mulher fez história

Você já ouviu falar do Field Trip? O aplicativo do Google, que ajuda os usuários a descobrirem coisas interessantes de bairros e cidades pelo mundo, agora conta com o Woman In The Map. Funciona assim: Quando você estiver passando por um lugar onde uma mulher fez história, o aplicativo te enviará uma notificação falando qual foi o fato histórico, quem foi a mulher envolvida e um biografia sobre ela.

Por   do Mode.fica

A iniciativa é comandada pelo movimento feminista Sparks e tudo começou quando as garotas por trás do movimento levantaram alguns dados e notaram a drástica diferença entre homens e mulheres honrados por seus feitos históricos através de estátuas, nomes de ruas e selos postais nos Estados Unidos.

Elas notaram também que, entre 2010 e 2013, apenas 17% dos Doodles do Google pelo mundo honraram mulheres. Quando elas levaram a questão ao Google, eles não só falaram que iam consertar essa falha como também chamaram as meninas para criarem um banco de dados com lugares onde mulheres fizeram história para o aplicativo Field Trip.

Confira três exemplos de mulheres históricas que você vai encontrar no aplicativo:

– Arpilleristas, em Santiago, Chile, um grupo de mulheres que tece tapeçarias coloridas que documentam o tumulto e a violência do regime Pinochet.

– Mary Ellen Pleasant em São Francisco, Califórnia, ativista e abolicionista que, entre outras coisas, se vestia como um jockey para ajudar escravos a escaparem das plantações.

– Mary Anning em Lyme, Inglaterra, uma renomeada geóloga que encontrou fósseis de Plesiosaurias, abalando a comunidade científica.

O movimento Spark é feito por mulheres para mulheres, e todas as pessoas envolvidas no projeto Woman In The Map são também mulheres. Hoje, o Woman In The Map conta com um banco de dados de 100 nomes de personalidades femininas que fizeram história, e está convidando todas que queiram sugerir sua personagem feminina história para fazer parte do banco de dados do aplicativo a entrarem em contato.

+ sobre o tema

Libertar-se do papel de macho-idiota ou ser vetor do sofrimento alheio?

Faz tempo que não sentia tanta vergonha alheia como...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

10 coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia

Quando você pensa em quem inventou um utensílio ou...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Bancada feminina da Câmara diverge sobre veto à minissaia e ao decote

Mesa Diretora estuda regras de vestimenta para mulheres na...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...
-+=