“Estereótipo” Rapper Rashid disseca 517 anos de história e privilégios em novo clipe

Canção contundente sobre racismo e igualdade racial estará no próximo álbum do cantor

no R7

A história dos negros no Brasil não se resume ao longo período de escravidão e, muito menos, à abolição, em 1888, tema central das comemorações do 13 de maio.

Atento à falta de profundidade, comprometimento e efetividade nos debates sobre igualdade racial e racismo o rapper Rashid compôs a música “Estereótipo”, que aborda a estrutura, a sistemática e a operacionalização do preconceito, principalmente contra jovens negros.

Há tempos que o rap brasileiro não via uma música tão rica e bem escrita sobre o tema, o beat é do Skeeter. A canção, segundo as dicas espalhadas pelo time do Rashid nas redes sociais, deve ser incluída no próximo álbum do rapper, que, por enquanto, é chamado de “Projeto em Construção”.

O videoclipe foi dirigido por Felipe Barros, também responsável pela edição das imagens captadas pelo Moysah. Na música o rapper divide os vocais com o Godô. O André Knobl toca flauta e o Renato Taimes toca a guitarra.

A letra de esterótipo cita os nomes de jovens negros assassinatos. “Quantas Cláudias se foram antes de terem a chance se serem Thaís Araújo?”, questiona o artista. Cláudia Silva Ferreira, que teve o corpo arrastado por mais de 300 metros por um carro da Polícia Militar, em 2014, em Madureira, no Rio de Janeiro.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...