“Estereótipo” Rapper Rashid disseca 517 anos de história e privilégios em novo clipe

Canção contundente sobre racismo e igualdade racial estará no próximo álbum do cantor

no R7

A história dos negros no Brasil não se resume ao longo período de escravidão e, muito menos, à abolição, em 1888, tema central das comemorações do 13 de maio.

Atento à falta de profundidade, comprometimento e efetividade nos debates sobre igualdade racial e racismo o rapper Rashid compôs a música “Estereótipo”, que aborda a estrutura, a sistemática e a operacionalização do preconceito, principalmente contra jovens negros.

Há tempos que o rap brasileiro não via uma música tão rica e bem escrita sobre o tema, o beat é do Skeeter. A canção, segundo as dicas espalhadas pelo time do Rashid nas redes sociais, deve ser incluída no próximo álbum do rapper, que, por enquanto, é chamado de “Projeto em Construção”.

O videoclipe foi dirigido por Felipe Barros, também responsável pela edição das imagens captadas pelo Moysah. Na música o rapper divide os vocais com o Godô. O André Knobl toca flauta e o Renato Taimes toca a guitarra.

A letra de esterótipo cita os nomes de jovens negros assassinatos. “Quantas Cláudias se foram antes de terem a chance se serem Thaís Araújo?”, questiona o artista. Cláudia Silva Ferreira, que teve o corpo arrastado por mais de 300 metros por um carro da Polícia Militar, em 2014, em Madureira, no Rio de Janeiro.

+ sobre o tema

Aposentada é presa após cuspir em produtora e delegada negras

Levada para a delegacia por ofensa racial e racismo...

Por que a imprensa ajuda a matar

Em apenas quatro dias, três assassinatos foram cometidos...

Le Monde Diplomatique assume racismo

Jornal não havia assumido posicionamento racista em nota de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=