Estudantes do DF fazem avaliação que medirá desempenho de escolas públicas

Cerca de 170 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal (DF) fazem até esta quinta-feira as provas do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais (Siade 2010). Os alunos vão fazer provas de língua portuguesa, matemática, ciências naturais, ciências humanas e redação.

Segundo a coordenadora de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF, Gláucia Guerra, o Siade é uma forma de mapear o ensino no DF para achar o que precisa ser refeito e melhorar a qualidade da educação.

– O Siade é uma forma de avaliar o desempenho das escolas e não do aluno individualmente. A escola é avaliada como um todo para que possamos ter informações que permitam construir políticas públicas focadas na melhoria da qualidade educacional no DF –, afirmou.

A coordenadora ressalta que o Siade serve para as famílias como um termômetro que mede a qualidade do ensino que os filhos têm acesso. Ao todo, 5.150 turmas de 566 escolas públicas responderão às provas que serão aplicadas nos horários normais de funcionamento de cada instituição educacional.

Este ano, as séries avaliadas serão as de 3º ano (2ª série), 5º ano (4ª série), 7º ano (6ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Além dos 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e séries finais das classes de aceleração de aprendizagem.

O 3º ano do ensino fundamental faz provas de português e matemática, com vinte questões cada. Eles também reescrevem um conto que será lido pela professora. Já os alunos do 5º ano do ensino fundamental respondem 44 questões de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e redação. O 7º e 9º anos do ensino fundamental, 1º e 2º do EJA e séries finais das classes de aceleração serão avaliados com 52 questões.

Os alunos do 3º ano do ensino médio fazem provas de língua portuguesa e matemática (com 52 questões) e as de ciências da natureza (biologia, física e química) e de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) com 48 perguntas.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

Brasil Carinhoso vai agilizar construção de creches, afirma Mercadante

A construção de creches é uma prioridade do governo,...

Estudante carioca é aprovado em universidades dos EUA e ganha bolsa na Rússia

Lucas Bernardo, de 19 anos, está prestes a deixar...

Doze universidades vão aderir ao Enem em 2014

Brasília - A partir de 2014, mais dez universidades...

Primeira fase da Unicamp aborda ChatGPT, ‘Guardiões da Galáxia’ e racismo com textos de Sueli Carneiro e Luther King

Inteligência artificial, racismo, reflexo da colonização nos indígenas, música...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=