Estudantes do DF fazem avaliação que medirá desempenho de escolas públicas

Cerca de 170 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal (DF) fazem até esta quinta-feira as provas do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais (Siade 2010). Os alunos vão fazer provas de língua portuguesa, matemática, ciências naturais, ciências humanas e redação.

Segundo a coordenadora de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF, Gláucia Guerra, o Siade é uma forma de mapear o ensino no DF para achar o que precisa ser refeito e melhorar a qualidade da educação.

– O Siade é uma forma de avaliar o desempenho das escolas e não do aluno individualmente. A escola é avaliada como um todo para que possamos ter informações que permitam construir políticas públicas focadas na melhoria da qualidade educacional no DF –, afirmou.

A coordenadora ressalta que o Siade serve para as famílias como um termômetro que mede a qualidade do ensino que os filhos têm acesso. Ao todo, 5.150 turmas de 566 escolas públicas responderão às provas que serão aplicadas nos horários normais de funcionamento de cada instituição educacional.

Este ano, as séries avaliadas serão as de 3º ano (2ª série), 5º ano (4ª série), 7º ano (6ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Além dos 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e séries finais das classes de aceleração de aprendizagem.

O 3º ano do ensino fundamental faz provas de português e matemática, com vinte questões cada. Eles também reescrevem um conto que será lido pela professora. Já os alunos do 5º ano do ensino fundamental respondem 44 questões de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e redação. O 7º e 9º anos do ensino fundamental, 1º e 2º do EJA e séries finais das classes de aceleração serão avaliados com 52 questões.

Os alunos do 3º ano do ensino médio fazem provas de língua portuguesa e matemática (com 52 questões) e as de ciências da natureza (biologia, física e química) e de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) com 48 perguntas.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Enem: Sisu aumentará em 40% ingresso em universidades federais

O aluno que pretende virar calouro de universidade federal...

Sem escola, quilombo Ariramba segue na luta por educação libertadora

Quilombolas encontram dificuldade para ter acesso ao ensino básico...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Curso de curta duração aborda políticas públicas e famílias negras

O curso Políticas Públicas e Famílias Negras: Construindo Igualdade Racial...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=