Estudantes promovem reflexão sobre cabelos afro em mostra na UnB

Evento conta com oficina de turbantes, mesa redonda e sessões de cinema. Universitários fizeram debate sobre racismo em escola pública do DF.

Do G1

Alunos de museologia da Universidade de Brasília (UnB) organizam, a partir desta terça-feira (7), uma exposição no campus Darcy Ribeiro para promover a beleza do cabelo afro e estimular a discussão sobre racismo na estética e em outras áreas. A mostra traz fotografias, pinturas, esculturas e vídeos com foco na afirmação do cabelo natural da população negra.

O evento “Capilaridades” acontece até o próximo dia 15 na galeria expositiva da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE). A mostra e todas as atividades são abertas ao público, sem custo. A inauguração nesta terça será marcada por um coquetel e apresentações musicais, a partir das 18h, e visitas guiadas a partir das 19h.

Nos outros dias, a mostra recebe visitantes de segunda a sábado, das 10h às 19h. A exposição é composta por 30 obras de oito fotógrafos, artesãos e artistas plásticos jovens – a maioria negros, brasilienses, alunos ou ex-alunos da UnB.

A exposição inclui ainda material produzido pelo canal de YouTube Alma Preta e da websérie Empoderadas, que tratam da luta contra o racismo. Documentários de média-metragem sobre o tema serão exibidos na quinta (9) e na sexta (10) no auditório da BCE. “O Lado de Cima da Cabeça” passa às 15h, “Raiz Forte”, às 15h20 e “Liberdade ao Crespo”, às 16h.

Atividades
Como extensão da mostra, os universitários promoveram três debates sobre racismo no Centro Educacional 416, escola pública de Santa Maria. Cerca de 70 alunos de três turmas de ensino médio participaram da ação, em maio.

A universitária Flávia Mendes diz que a recepção foi positiva e que alguns secundaristas já debatiam questões como a transição capilar, do alisado para o crespo. “Os alunos foram muito participativos. Algumas estudantes fizeram depoimentos emocionados sobre a importância de um referencial positivo para decidir usar os cabelos naturais”, diz.

Uma oficina de turbantes será oferecida na UnB nesta sexta-feira (10), às 17h, e no sábado (11), às 15h. Interessados podem se inscrever pela internet até a data do evento.

Com o tema “ações afirmativas e cabelos crespos”, artistas, professores e especialistas no tema realizam uma mesa redonda no auditório da biblioteca nesta quinta-feira (9), às 14h.

 

+ sobre o tema

Inventário lista 100 lugares de memória do tráfico de escravos no Brasil

Com informações do LABHOI O Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico...

Dudu Nobre deixa maternidade com a mulher e o filho

Dudu Nobre deixou a maternidade com a mulher, Priscila...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Carta de repúdio ao maracatu Aroeira

Por meio desta carta tornamos público o nosso repúdio...

Mandela está recuperado

JOANESBURGO, 6 Jan (Reuters) - O ex-presidente sul-africano Nelson...

Murucutu mantinha 50 escravos em famílias

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel...

Dançarina e coreógrafa é eleita nova Deusa do Ébano do bloco Ilê Aiyê; conheça

A dançarina e coreógrafa Dalila Santos de Oliveira, de...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=