Estudantes promovem reflexão sobre cabelos afro em mostra na UnB

Evento conta com oficina de turbantes, mesa redonda e sessões de cinema. Universitários fizeram debate sobre racismo em escola pública do DF.

Do G1

Alunos de museologia da Universidade de Brasília (UnB) organizam, a partir desta terça-feira (7), uma exposição no campus Darcy Ribeiro para promover a beleza do cabelo afro e estimular a discussão sobre racismo na estética e em outras áreas. A mostra traz fotografias, pinturas, esculturas e vídeos com foco na afirmação do cabelo natural da população negra.

O evento “Capilaridades” acontece até o próximo dia 15 na galeria expositiva da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE). A mostra e todas as atividades são abertas ao público, sem custo. A inauguração nesta terça será marcada por um coquetel e apresentações musicais, a partir das 18h, e visitas guiadas a partir das 19h.

Nos outros dias, a mostra recebe visitantes de segunda a sábado, das 10h às 19h. A exposição é composta por 30 obras de oito fotógrafos, artesãos e artistas plásticos jovens – a maioria negros, brasilienses, alunos ou ex-alunos da UnB.

A exposição inclui ainda material produzido pelo canal de YouTube Alma Preta e da websérie Empoderadas, que tratam da luta contra o racismo. Documentários de média-metragem sobre o tema serão exibidos na quinta (9) e na sexta (10) no auditório da BCE. “O Lado de Cima da Cabeça” passa às 15h, “Raiz Forte”, às 15h20 e “Liberdade ao Crespo”, às 16h.

Atividades
Como extensão da mostra, os universitários promoveram três debates sobre racismo no Centro Educacional 416, escola pública de Santa Maria. Cerca de 70 alunos de três turmas de ensino médio participaram da ação, em maio.

A universitária Flávia Mendes diz que a recepção foi positiva e que alguns secundaristas já debatiam questões como a transição capilar, do alisado para o crespo. “Os alunos foram muito participativos. Algumas estudantes fizeram depoimentos emocionados sobre a importância de um referencial positivo para decidir usar os cabelos naturais”, diz.

Uma oficina de turbantes será oferecida na UnB nesta sexta-feira (10), às 17h, e no sábado (11), às 15h. Interessados podem se inscrever pela internet até a data do evento.

Com o tema “ações afirmativas e cabelos crespos”, artistas, professores e especialistas no tema realizam uma mesa redonda no auditório da biblioteca nesta quinta-feira (9), às 14h.

 

+ sobre o tema

John Gabriel Stedman e um escravo, após a captura da aldeia de Gado Saby

John Gabriel Stedman e um escravo, após a captura...

Noites das lágrimas em África uma conversa com o escritor Marcelo Aratum

Para falar da minha experiência é nada mais que...

Olhares e Vozes Afro Femininas no Cineclube Afro Sembene de outubro

Dia 17 de outubro, em novo horário, às 17...

Por dentro da guerra evangélica contra as religiões de matriz africana no Rio de Janeiro

Recentemente, alguém jogou uma bomba dentro de um terreiro em...

para lembrar

Monfils surpreende Federer e mantém sonho de título francês em Paris

Tenista local salva cinco match points para derrotar suíço...

Rafaela Silva dá ao Brasil sua primeira medalha de ouro na Rio-2016

Foi sangrando, foi tenso, mas foi a primeira medalha...

Todos os seus personagens favoritos de desenho animado são negros

Pernalonga, negro. Scooby-Loo, negro. Elmo, certamente negro. Por SARAH HAGI, do...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...
-+=