EUA e Reino Unido lideram investimentos em África

Os EUA e o Reino Unido foram os países que mais projetos lançaram em África nos últimos cinco anos, de acordo com um estudo da consultora Ernst & Young sobre a capacidade de atração empresarial dos países africanos.

De acordo com o “Attractiveness Survey” da consultora, os EUA foram o país com mais novos projetos lançados (516), seguido do Reino Unido, com 456, e da França, com 398.

O top 5 dos países que mais investem em termos de novos projetos em África fica completo com a Índia (237) e a África do Sul (235), sendo que Portugal ocupa a 10.ª posição, com 137 novos projetos, logo abaixo da China, com 152, e dois lugares acima do Japão, com 105 novos empreendimentos.

As economias do continente africano vão crescer, em média, 4,8% este ano e 5,3% em 2014, prevê-se no relatório African Economic Outlook, organizado por quatro instituições internacionais, que prescrevem quatro receitas para o desenvolvimento.

De acordo com o relatório elaborado pelo Banco Africano para o Desenvolvimento, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, a Comissão Económica de África e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a agricultura, o setor mineiro e os recursos energéticos são as grandes mais-valias do continente africano, e poderiam “impulsionar o crescimento económico e preparar o caminho para uma melhoria significativa no desenvolvimento humano”.

Na edição deste ano do relatório, os autores argumentam que, apesar do crescimento económico previsto ser superior ao de outras regiões, como por exemplo a Europa, a braços com uma quase estagnação, há ainda “uma redução insuficiente da pobreza, um desemprego persistente e um aumento das desigualdades nalguns países”.

 

Fonte: Oje

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=