Expectativa de vida em SC e no DF, líderes no ranking, é 8 anos maior do que em AL, que tem o pior desempenho

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com dados de 2009, mostra que há uma desigualdade entre as unidades federativas e regiões do Brasil com relação à expectativa de vida. Por exemplo, enquanto em Santa Catarina e no Distrito Federal, unidades que lideram esse indicador, a expectativa é de, em média, 75,8 anos, em Alagoas, que tem o pior desempenho, a expectativa cai para 67,6 anos.

O estudo baseia-se em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 –na qual foram entrevistadas mais de 400 mil pessoas, em 154 mil casas– e nas pesquisas de Informações Básicas Municipais 2009 e de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), entre outros levantamentos.

Os cinco Estados nas piores posições em expectativa de vida estão no Nordeste: depois de Alagoas, aparecem o Maranhão (68,4 anos), Pernambuco (69,1), Piauí (69,7) e Paraíba (69,8). Na ponta oposta do ranking, após Santa Catarina e Distrito Federal, estão o Rio Grande do Sul (com expectativa de 75,5 anos), Minas Gerais (75,1) São Paulo (74,8) e Paraná (74,7).

A região em que as pessoas vivem mais é a Sul, com expectativa de vida de 75,2 anos, seguida pelo Sudeste (74,6) e Centro-Oeste (74,3). No Norte, a expectativa é de 72,2 anos e, no Nordeste, de 70,4, aponta o estudo do IBGE.

Apesar das desigualdades regionais persistirem, o IBGE revela que na última década houve um crescimento da expectativa de vida do brasileiro, que saltou de 70 anos, em 1999, para 73,1 anos, em 2009.

Abismo entre os sexos
A pesquisa indica ainda que o abismo entre os sexos em torno da expectativa de vida se aprofundou na última década. Em 1999, a expectativa entre as mulheres era de 73,9 anos e entre os homens de 66,3 anos –ou seja, as mulheres viviam 6,5 anos a mais do que homens.

Dez anos depois, a expectativa subiu 4,1 anos para mulheres, chegando a 77 anos, e cresceu 3,6 anos para os homens, alcançando 69,4 anos –o que revela que, em média, as mulheres vivem hoje 7,6 anos a mais do que os homens, de acordo com o IBGE.

Brasil atrás da América Latina
Embora os dados indiquem uma evolução, a expectativa de vida média no Brasil é menor do que a da América Latina. Segundo estimativas da Divisão de População das Nações Unidas para 2010, citadas no estudo do IBGE, a expectativa na América Latina e no Caribe é de 73,9 anos. O mesmo documento aponta que a expectativa no Brasil é de 72,9 –0,2 anos a menos do que indica a síntese do IBGE.

A maior expectativa de vida do mundo está na América do Norte, com 79,7 anos, seguida pela Oceania (76,8) e Europa (75,6). Os continentes que apresentam os piores indicadores são a Ásia (69,6) e a África (55), segundo a estimativa da ONU.

Fonte: Folha

+ sobre o tema

FESPSP: Festa da Consciência Negra 2010

As comemorações da Festa da Consciência Negra começarão na...

Mensagem de Hélio Santos para o 21 de Março

Neste 21 de março de 2015, quando se comemora...

Onde estão os heróis negros na História do Brasil?

A resistência de Palmares nos remete a inúmeras reflexões....

Detenções em Cuba de importantes dirigentes negros da oposição democrática e antirracista

  Manuel Cuesta Morua, dirigente Afro-Cubano que lidera o movimento...

para lembrar

Gilberto Gil faz música para bisneta e Preta Gil posta vídeo

Gilberto Gil causou comoção ao mostrar uma música nova...

Nelson Mandela, o líder político contra o racismo. Por Dennis de Oliveira

Nelson Mandela é um ícone da luta contra o...

Inesc e Unicef lançam guia “Por um parlamento sem Racismo”

Para marcar as atividades do mês da Consciência...

Cantor de reggae Lloyd Charmers morre aos 74 anos

O cantor de reggae Lloyd Charmers morreu, aos...
spot_imgspot_img

Taís Araujo viverá Elza Soares em cinebiografia produzida por Fernando Meirelles

Taís Araujo foi confirmada como protagonista da cinebiografia de Elza Soares, uma das maiores vozes da música brasileira. O longa será produzido pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles,...

Exposição de bonecas mostra saber quilombola no Rio

Artesãs do Quilombo São José da Serra estão expondo, pela primeira vez fora da sua comunidade as suas bonecas feitas com palha de milho...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.