Exposição exalta a força da mulher negra

Quatro fotógrafas. Quatro formas de retratar as dores e obstáculos enfrentados pelas mulheres negras, mas também exaltar sua força e beleza marcante. A exposição ‘Iabás’ apresenta o intenso trabalho das fotógrafas Georgia Niara, Jessyca Alves, Juliana Florentino e Nayla Souza Ribeiro, a partir desta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (Miss).

Do Santos

Foto: Reprodução/Santos

As 30 imagens da mostra, que poderá ser visitada até o dia 6 de abril, além de lançar luz sobre a maneira como a sociedade enxerga a mulher negra é, em muitos casos, fruto de experiências pessoais vividas ao longo da trajetória de vida das próprias fotógrafas.

Georgia Niara apresenta o ensaio Perfume do Invisível, expressando em seis fotografias o sufocante processo da invisibilidade social da mulher negra. “Procurei colocar nas imagens um pouco das sensações que vivemos constantemente, por não sermos ouvidas e nem vistas”, conta a jovem de 21 anos.

Com oito anos de experiência fotográfica, Juliana Florentino, traz toda a ancestralidade africana dos turbantes e pintura corporais para mulheres negras de diferentes idades no ensaio Olhares da Negritude. “Infelizmente, a estética negra ainda é preterida na sociedade. As fotos mostram o quanto as mulheres são maravilhosas”.

Já Nayla de Souza Ribeiro usa da experiência pessoal de ter sofrido com racismo na infância por conta do cabelo crespo, para reafirmar suas origens no ensaio Mulheres de Raízes. “Procuro incentivar as mulheres negras a não perderem sua identidade, usando o cabelo da forma natural, já que é uma das nossas maiores marcas”.

Por fim, Jessyca Alves, na série de oito fotos Identidade Negra, deixa nítido: “Não somos morenas, não somos mulatas e muito menos pardas. Nós somos negras!”

O Miss funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias).

+ sobre o tema

Poderoso documentário sobre assédio é exibido pela 1ª vez em Manaus

Dirigido por Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão e...

Medalha Theodosina Ribeiro: mulheres de luta serão homenageadas no próximo dia 28 de março

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB/SP), a Medalha foi...

Leci Brandão sobre eleições de 2022: ‘Não faço política, cumpro missão’

Quando foi eleita deputada estadual pelo PCdoB-SP - a...

Surdo de convença’ por Mãe Stella

Surdo por conveniência Em uma determinada repartição pública de Salvador...

para lembrar

Projeto piloto PLP 2.0 de Geledés e Themis vencedor do prêmio Impacto Social Google tem inicio em Porto Alegre

Aplicativo de celular irá auxiliar mulheres vítimas de violência As...

Corpo de mulher amarrado com fios telefônicos é encontrado em meio ao lixo

Vítima foi encontrado por morador da região; polícia investigará...

“Com a criminalização da homofobia, muitos crimes não ficarão impunes”, diz MV Bill

O cantor carioca de rap, MV Bill, 35, surpreendeu...
spot_imgspot_img

Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz

A atriz Zezé Motta recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela foi a primeira artista a receber a honraria máxima...

Uma lei contra os estereótipos de gênero

Pai e filho sofrem um acidente de carro, o pai morre no local e o filho é socorrido às pressas. No hospital, a pessoa...

Caso Marielle: Lessa é condenado a 78 anos de prisão; Élcio terá pena de 59 anos

Os ex-sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados à prisão pela morte da vereadora Marielle Franco...
-+=