Exposição exalta a força da mulher negra

Quatro fotógrafas. Quatro formas de retratar as dores e obstáculos enfrentados pelas mulheres negras, mas também exaltar sua força e beleza marcante. A exposição ‘Iabás’ apresenta o intenso trabalho das fotógrafas Georgia Niara, Jessyca Alves, Juliana Florentino e Nayla Souza Ribeiro, a partir desta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (Miss).

Do Santos

Foto: Reprodução/Santos

As 30 imagens da mostra, que poderá ser visitada até o dia 6 de abril, além de lançar luz sobre a maneira como a sociedade enxerga a mulher negra é, em muitos casos, fruto de experiências pessoais vividas ao longo da trajetória de vida das próprias fotógrafas.

Georgia Niara apresenta o ensaio Perfume do Invisível, expressando em seis fotografias o sufocante processo da invisibilidade social da mulher negra. “Procurei colocar nas imagens um pouco das sensações que vivemos constantemente, por não sermos ouvidas e nem vistas”, conta a jovem de 21 anos.

Com oito anos de experiência fotográfica, Juliana Florentino, traz toda a ancestralidade africana dos turbantes e pintura corporais para mulheres negras de diferentes idades no ensaio Olhares da Negritude. “Infelizmente, a estética negra ainda é preterida na sociedade. As fotos mostram o quanto as mulheres são maravilhosas”.

Já Nayla de Souza Ribeiro usa da experiência pessoal de ter sofrido com racismo na infância por conta do cabelo crespo, para reafirmar suas origens no ensaio Mulheres de Raízes. “Procuro incentivar as mulheres negras a não perderem sua identidade, usando o cabelo da forma natural, já que é uma das nossas maiores marcas”.

Por fim, Jessyca Alves, na série de oito fotos Identidade Negra, deixa nítido: “Não somos morenas, não somos mulatas e muito menos pardas. Nós somos negras!”

O Miss funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias).

+ sobre o tema

Filhos de Gandhy desfilam contra violência a mulher

Com palavras de ordem como "Violência contra a mulher...

Polícia desqualifica estupro ao afirmar que adolescente de 14 anos se prostituía

A ocorrência envolvendo uma adolescente de 14 anos e...

“Nosso objetivo é a extinção da Justiça Militar”, diz ex-sargento homossexual discriminado

Fernando Alcântara e Laci Araújo, sargentos assumidamente gays, denunciaram...

para lembrar

Jovem gay expulso de casa consegue bolsa de estudos e R$ 400 mil

Seth Owen chegou a morar na rua antes de...

Retrocessos da agenda de gênero na educação serão discutidos em Seminário de sociedade civil

Com o objetivo de discutir estratégias que contribuam para...

A cútis é minha, mas quem a define não sou eu…..

Essa semana fui tirar a segunda via da minha...

União homoafetiva é legalizada na Bahia

A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, publicada...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=