Literatura negra estaria relacionada às formas da percepção do mundo, segundo pesquisador
Com o objetivo de abordar a cultura afro-brasileira, a Univates promove, por meio do Museu Regional do Livro, a exposição Versos negros, vozes negras. A mostra poderá ser conferida no Espaço Arte 7, até o dia 29 de setembro.
A exposição comemora a 7ª Primavera dos Museus, que conta com o tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira, trazendo poemas retirados do livro Sonetos Brasileiros, de Laudelino Freire. Conforme o pesquisador Alvaro Hattnher, literatura negra é aquela escrita por autores negros, com a visão de mundo e a experiência de sujeitos históricos que se reconhecem e se afirmam como negros.
Nesse sentido, a eficácia estética da literatura negra estaria diretamente relacionada às formas de percepção do mundo e aos valores de uma experiência negra. Na mostra, o Museu dá voz a alguns autores negros, mulatos, pardos e mestiços que fizeram parte da história e da cultura brasileira e que, na maioria dos casos, não tiveram seu valor devidamente reconhecido.
A visitação é gratuita e aberta a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas com o Museu Regional do Livro, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5559, ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Gaz