Família Mandela construirá museu no povoado natal do ex-presidente

Enviado por / FonteDa Agencia EFE, no G1

O Conselho tradicional de Mvezo, localidade onde nasceu o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e que é presidido por seu neto Mandla, iniciará em abril a construção de um museu em homenagem ao filho ilustre dessa cidade ao sudeste da África do Sul.

A empresa encarregada pelo projeto, Afesis-Corplan, explicou nesta quarta-feira à Agência Efe que o “centro de interpretação de Mandela” – que pretende explicar a história do clã Mandela e as raízes familiares do ex-governante – é a primeira obra de um projeto ambicioso, que inclui albergue e hotel cinco estrelas.

Com orçamento de US$ 2,7 milhões, a construção será financiada pela Fundação das Loterias do Estado. A obra foi licitada em 20 de fevereiro e tem previsão de início para 28 de fevereiro de 2013, conforme relatório da empresa Afesis-Corplan.

O museu faz parte de um projeto maior na área de cinco hectares. O terreno inclui os vestígios da casa onde nasceu o ex-presidente Mandela há mais de 93 anos, lote que atualmente é alvo de uma disputa entre a família Mandela e o Governo da África do Sul.

A área foi declarada de interesse público em 2000 e confiada ao Museu Nelson Mandela, ligado ao departamento de Cultura da África do Sul, para a construção de centro expositivo. Em 2007, no entanto, os terrenos foram ocupados por Mandla Mandela, neto do prêmio nobel da Paz de 1993.

O pai de Nelson Mandela, Mphakanyiswa, foi chefe zulu da localidade até ser expulso de Mvezo pelo Governo colonial e obrigado a ir para Qunu, onde Mandela viveu dos dois aos nove anos.

A curadoria do museu do líder da luta contra segregação racial na África do Sul reconheceu em fevereiro de 2011 que a questão permanecia insolúvel.

Ena van Schalkwyk, que faz parte do principal partido da oposição na África do Sul, a Aliança Democrática (AD), e da comissão de Cultura, manifestou a Efe que, até o momento, não houve nenhum avanço na disputa pela área.

O projeto turístico, liderado por Mandla Mandela, encontrou a oposição de três habitantes de Mvezo, que levaram aos tribunais os planos de construção do hotel cinco estrelas. Esses moradores garantem que o complexo hoteleiro será construído sobre os túmulos de seus familiares.

Está previsto que a Corte Regional de Umtata (comarca da qual Mvezo faz parte) emita uma sentença nas próximas semanas. Apesar de as disputas sobre o hotel ainda não terem sido resolvidas, a empresa encarregada pelo projeto confirmou a Efe que deve iniciar a construção do museu no próximo mês. EFE

 

+ sobre o tema

Arany Santana assume secretaria do Desenvolvimento Social/BA

A nova secretária do Desenvolvimento Social, Arany Santana,...

Baianos são os que mais se autodeclaram negros

Conhecido pela valorização das tradições vindas da África...

Halle Berry usa vestido curto e exibe corpão em evento beneficente

Halle Berry exibiu suas curvas e de quebra fez...

para lembrar

Santa Isabel: Celebraçao 20 de Novembro

Santa Isabel, 10 de Novembro de 2009.   ...

Renascimento europeu, África passou por aqui

A presença africana no Renascimento europeu », é...

Saraus online marcam a estreia da antologia “Retratos Pandêmicos”

Depois de uma imersão dedicada em 6 meses de...

A bronca que Machado tinha de Eça

A bronca que Machado tinha de Eça. Numa crítica e...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=