FEIRA PRETA

Encontro de cultura, cidadania, educação e economia solidária, a Feira Preta reúne inúmeros representantes da cultura afro-brasileira e dezenas de empreendedores de diversas regiões do Brasil.

É a maior feira de cultura negra da América Latina. É o resultado de um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas realizadas durante todo o ano. Trata-se de um evento anual que une cultura e comércio de produtos segmentados em uma grande celebração que encerra o mês da consciência negra.

A Feira Preta ocorre desde 2002. Teve sua primeira edição em espaço público na Praça Benedito Calixto, onde reunia 40 empreendedores de artesanato, moda, bijouterias, entre outros. O espaço ficou pequeno para tanta diversidade, arte e empreendedorismo e ganhou espaços maiores e mais estruturados com o passar dos anos. A Feira Preta se estrutura de forma inovadora: olhar do negro para o negro. Diferente das iniciativas que são desenvolvidas sem considerar o seu próprio olhar. É um ambiente social de identidade para a comunidade negra, onde as pessoas  vão para se encontrar, relacionar e reforçar sua identidade, suas características múltiplas.  Ao longo do ano são realizadas ações com a finalidade de preparar os participantes para o maior aproveitamento das atividades da Feira e atrair o publico disseminando conhecimento sobre as diversas expressões da cultura negra.

O QUE É QUE A FEIRA TEM?

A Feira Preta estimula abertamente o veio empreendedor para a temática afrocultural, mostrando a existência de um mercado consumidor potencial para uma grande variedade de produtos e serviços.Para isso, reúne expositores, visitantes e artistas de todo o país em busca de identidade, arte, expressão e participação econômica. Neste evento acontecem as mais diversas manifestações artísticas e culturais: filmes, fotografia, literatura, dança, música, teatro, palestras e comercialização de produtos e serviços étnicos. Ao longo de sua trajetória, já passaram pelas edições da Feira Preta mais de 400 artistas e 500 microempreendedores de todo o país. Na edição de 2009, mais de 12 mil pessoas visitaram o evento e mais de 200 empregos diretos e indiretos foram gerados.

Trajetória

A Feira Preta começou em 2002, na Praça Benedito Calixto, espaço tradicional de artes e artesanatos em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Com duração de um dia, reuniu 40 empreendedores de artesanato, moda, bijouterias, entre outros.

Em oito edições do evento, o público pode acompanhar aproximadamente 400 artistas. No espaço de empreendedores, mais de 500 artesãos e microempresários já comercializaram seus produtos segmentados, gerando a circulação de aproximadamente R$ 2.000.000 e trabalho e renda dentro da comunidade negra.

Durante os oito anos de projeto, o processo de escolha dos empreendedores tem sido criterioso, procurando selecionar expositores que compartilhem do conceito do evento, com foco em produtos voltados ao segmento étnico, e que sigam um padrão de qualidade.

Para chegar a esses empreendedores, durante o ano são percorridas diversas feiras de ruas, espaços alternativos de comércio e feiras de grandes pavilhões. Além destes espaços, são recebidas inscrições de empreendedores do interior de São Paulo, Baixada Santista, outros estados brasileiros e trabalhos de Quilombolas do Vale do Ribeira. As ONGs também são grandes fontes de informação para captação desses expositores.

 

Impacto Social

Desde sua fundação até hoje, a Feira Preta já reuniu em torno de 100.000 pessoas e abrigou 400 microempreendimentos “individuais” diretos, gerando benefícios indiretos a um público de mais de 1.500 pessoas, contados os familiares dos micro-empreendedores apoiados.

O aumento médio de renda e receitas geradas por estes micro-empreendimentos expositores no ano de 2009 foi de 10% em média, chegando a 24% no caso dos expositores de alimentação e 12% nos que comercializaram roupas.


Edição de 2010

Neste ano, a Feira Preta acontecerá no Centro de Exposição Imigrantes, um dos mais modernos espaços para realização de eventos da America Latina.

O evento reunirá os setores vestuário, calçados, acessórios, além de artesãos, artistas e editoras entre outros de todo o Brasil. Mais de 80 empreendimentos de grandes empresas, micro e pequeno porte apresentarão seus produtos e serviços à comunidade.

Com o tema A CHEGADA DO NEGRO NO BRASIL, a Feira aposta no resgate das raízes pela transmissão da história de um povo que contribuiu com a formação cultural brasileira, não só através da feijoada, da capoeira e do samba, mas também por meio de grandes personalidades, como o engenheiro André Rebouças, a escritora Carolina de Jesus e o Maestro Carlos Gomes.

A 9ª Feira Preta contará com shows musicais, mostra de artes plásticas, cinema, dança, teatro, literatura, modas e gastronomia. O evento será uma excelente oportunidade para o público celebrar a riqueza cultural negra, acompanhar novas tendências e fazer suas compras de natal sem se deslocar para outros espaços e regiões.

Realizado em dois dias, 18 e 19 de dezembro, o evento segue o formato das feiras de varejo que acontecem no Brasil. Ótima oportunidade para quem quer comprar, criar, modernizar ou ampliar a sua rede de relacionamento. A estimativa é que 15 mil pessoas visitem o evento neste ano.

Fonte: Buala

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