Guest Post »

Fotos históricas de Malcom X com a família um dia antes de ser assassinado

Foram poucos os fotógrafos que tiveram a sorte de registrar líderes ou celebridades poucas horas antes de sua morte. Foi assim com Annie Leibovitz, a responsável pela lendária foto de John Lennon posando nu com Yoko Ono e com Duilio Pallottelli, que fotografou Malcom X um dia antes de seu assassinato. Os registros – todos em preto e branco, mostram o militante com sua esposa Betty Shabazz e filhos durante uma reunião na sede de sua Organização de Unidade Afro-Americana, no Hotel Theresa no Harlem, em 21 de fevereiro de 1965.

Por Gabriela Glette, do Hypeness  (Todas as fotos por Duilio Pallottelli)

Foto: Duilio Pallottelli

Nem Malcom, muito menos o fotógrafo, sabiam que no dia seguinte ele viria a ser assassinado no Audubon Ballroom. O ativista norte-americano foi um dos mais populares líderes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Fundou a “Afro-American Unity” em 1964 – um grupo não religioso e não sectário, criado para unir os afrodescendentes.

Foto: Duilio Pallottelli

A luta pelos direitos civis, no entanto, fez dele um mártir. Enquanto discursava na sede de sua organização, ao lado da mulher, grávida e de suas quatro filhas, foi assassinado com 13 tiros. A polícia não encontrou provas, mas sempre suspeitou do envolvimento da Nação do Islã no crime. Isto porque, anos antes ele começou a estudar o Islã, segundo os ensinamentos de Elijah Muhammed, líder da Nação do Islã. Em 1952, quando saiu da prisão, Malcom tornou-se líder de um Templo, mas acabou rompendo com o islamismo, ao achar que a ideologia estava sendo um tanto deturpada, sobretudo no ocidente.

Foto: Duilio Pallottelli

Defensor dos direitos dos negros em pleno período de segregação racial, a vida de Malcom X foi tema de diversos documentários e filmes, entre eles “Malcolm X”, dirigido por Spike Lee, em 1992. Em 1998, a revista Time, listou a Autobiografia de Malcolm X como um dos 10 livros de não ficção mais importantes do século XX.

Related posts