Guest Post »

Ativista do Black Lives Matter anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Baltimore

DeRay Mckesson é um dos 13 pré-candidatos ao posto pelo partido Democrata; cidade teve fortes protestos por violência policial contra pessoas negras em 2015

no Opera Mundi

O ativista do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre) DeRay Mckesson anunciou nesta quarta-feira (03/02) sua pré-candidatura pelo partido Democrata à prefeitura da cidade de Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos.

“Eu não sou a solução para os desafios da nossa cidade — nenhum indivíduo sozinho o é. Mas juntos, com as ideias certas, a paixão certa, as pessoas certas, poderemos levar nossa cidade para uma nova direção”, escreveu Mckesson em seu blog no site Medium, onde anunciou a candidatura.

O ativista também é um dos organizadores da iniciativa Campaign Zero (Campanha Zero) que luta pelo fim da violência policial nos EUA. Mckesson participou das manifestações que ocorreram em Ferguson, no Estado do Missouri, contra o assassinato do jovem negro Michael Brown por policiais.

Ele também participou dos protestos em sua cidade natal contra a morte de Freddie Gray, outro jovem negro que foi detido por suposta posse de armas e morto enquanto estava sob custódia da polícia da cidade. Após o episódio, o chefe de polícia de Baltimore foi demitido e seis oficiais estão sob julgamento.

“É verdade, não sou um candidato tradicional. Sou um ativista, ex-professor e administrador distrital que entende intimamente o quão emaranhados estão nossos desafios e nossas soluções. Eu sou um filho de Baltimore”, escreveu Mckesson

Screen Shot 2016-02-05 at 10.19.50 AM

Baltimore é uma cidade com pouco mais de 620 mil habitantes com forte tradição democrata e o candidato do partido tende a vencer as eleições gerais para a Prefeitura. A votação para decidir quem será o candidato ou a candidata democrata acontecerá no dia 26 de abril. Entre os 13 candidatos que disputam a vaga pelo partido estão a ex-prefeita Sheila Dixon e a senadora do estado de Maryland, Catherine E. Pugh. A atual prefeita, Stephanie Rawlings-Blake, também democrata, não irá tentar a reeleição.

Related posts