Fundador do Olodum, João Jorge toma posse como presidente da Fundação Palmares: ‘venceremos essa luta’

Enviado por / FonteG1

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (26) e contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“A Palmares não é minha, não é nossa, é do povo brasileiro”, disse o fundador do bloco afro Olodum, o baiano João Jorge, durante o seu discurso de posse como presidente da Fundação Cultural Palmares, na cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (26), em Brasília.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve ao lado de João Jorge durante a cerimônia. Além dela, a secretária de Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães; a reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Adriana dos Santos; e as embaixadas do Zimbábue, República de Gana e da República Unida da Tanzânia participaram do momento.

Em seu discurso, João se emocionou ao falar que o símbolo da Fundação Palmares, um machado que simboliza a justiça, voltou para a instituição. Nas religiões de matriz africana, o machado também simboliza a orixá Xangô.

“Eu estou falando emocionado porque estive com os presidentes da Palmares e depois cheguei em Brasília e encontrei as fotos deles jogadas em um depósito. Um funcionário me entregou os tapetes com a marca de Xangô e disse que escondeu para não jogarem fora”, contou.

Nos últimos anos, a Fundação Palmares foi palco de polêmicas. Uma delas foi a mudança do machado de Xangô para uma nova logomarca com elementos da bandeira do Brasil e as cores verde e amarela no nome da fundação.

Além disso, o ex-presidente Sergio Camargo chegou a chamar o Dia da Consciência Negra de “Dia da Vitimização do Negro”.

“Nós venceremos essa luta. Somos o canto desse país, o som dos tambores desse país, as águas desse país. Nós demos a nossa civilização para essa nação”, afirmou João Jorge.

Segundo o novo presidente da Fundação, a instituição precisa de recursos e uma maior facilidade para apoiar e desenvolver projetos – pontos que João Jorge afirma já ter informado ao senador Jaques Wagner e ao presidente Lula.

+ sobre o tema

Crianças trabalham lavando sepulturas em cemitérios – Por Leonardo Sakamoto

Há algumas realidades que estão sob nossos narizes,...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Caso Miguel: Justiça de PE prorroga prazo para ex-patroa apresentar defesa

Os advogados da primeira-dama do município de Tamandaré (PE),...

para lembrar

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Governo confirma prorrogação do Desenrola até 20 de maio

O Governo Federal anunciou extensão do prazo para participação no Programa Desenrola Brasil, iniciativa para ajudar pessoas físicas com dívidas a "limpar o nome". Pessoas...

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quinta-feira (21), o Plano Juventude Negra Viva que prevê investimento de mais de R$ 665...
-+=