Gilberto diz que derrota para Holanda acabou com seu “sonho de garoto”

Frustrado por ter disputado as duas últimas edições da Copa do Mundo, sem que conseguisse realizar “o sonho de garoto” de ser campeão, o experiente lateral-esquerdo Gilberto espera que alguns companheiros de equipe na África do Sul estejam na seleção brasileira no Mundial em 2014, no Brasil. Ele citou os nomes de Ramires e Nilmar, afirmando que torcerá para que o renovado selecionado seja campeão daqui a quatro anos.

“Para mim foi importante ter disputado, ter tido esse contato, conhecido essas pessoas. O que me deixa mais frustrado é que o sonho que eu tinha como garoto não se concretizou e agora fica muito mais difícil, porque agora, para jogar uma Copa do Mundo com 38 anos é quase impossível no Brasil”, afirmou Gilberto, que voltou ao Cruzeiro, nesta quinta-feira.

“Talvez na Holanda, Inglaterra ou outro país eu estivesse muito mais animado, mas em se tratando de Seleção Brasileira é muito difícil”, observou Gilberto, que, em seguida, revelou que pretende atuar por mais “dois ou três anos”. No momento, o veterano jogador pretende retomar a sua rotina diária.

“Defender a seleção brasileira nos traz orgulho por representar o país na mais importante competição de futebol do mundo, mas depois de 45 dias com a seleção o objetivo é retomar a vida, muitos dos meus amigos e companheiros estão de férias, pelo fato de o futebol na Europa estar parado, mas a minha vida com Kleberson e Robinho continua a voltar com novo treinador e ir em busca do título brasileiro”, destacou.

Antes de se concentrar exclusivamente ao Cruzeiro, Gilberto comentou a eliminação brasileira nas quartas de final para a Holanda, na derrota por 2 a 1. “No Brasil não se aceita que o time jogou bem o primeiro tempo, o segundo não tão bem, e perdeu para a Holanda. Ninguém aceita isso”, destacou.

Segundo ele, é uma questão cultural. “Tem sempre de se procurar motivos, a lista de 10 motivos que levaram o Brasil a perder a Copa”, afirmou Gilberto. “Temos a consciência de que tudo que poderia ser feito foi feito, em futebol precisa ter vencedor e a Holanda venceu”, acrescentou.

Gilberto ressalta não ter visto nada demais na equipe holandesa. “A Holanda só teve chances ao fazer os dois gols, depois sim teve chances, mas quando o jogo estava 2 a 1 e já acabando. Não lembro do carrossel holandês ter tido tanta chance, do Robben ter jogado tão bem ou do Sneijder ter desequilibrado”, comentou.

O experiente jogador disse que fez o que podia para ajudar o grupo, com conversas aqui e ali. Gilberto considera que a decepção foi geral entre o grupo de atletas. “Todo mundo se decepcionou, estava muito confiante pelo grupo formado pelo Dunga, por ter vencido a Copa América, Copa das Confederações, amistosos e os primeiros jogos da Copa”, disse. “Muitos jogadores talvez não possam estar com a seleção em 2014”, completou.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Fiebre Negra: A história oculta e esquecida dos negros na Argentina

Fiebre Negra é um acerto de contas da literatura...

A emergência dos negros franceses – “Noirs”

Negro britânico, zwart e afro-alemão é algo muito normal...

Programa Nossa África debate a influência africana na cultura amazônica em 22 e 23 de maio

A presença africana no Amazonas será apresentada durante a...

Yaya: “Ninguém quer saber da Costa do Marfim porque somos africanos”

Yaya Touré está furioso por ninguém querer saber da...

para lembrar

Em Gana, Charles reconhece papel do Reino Unido no tráfico de escravos

"A terrível atrocidade do tráfico de escravos e o...

Tênis desenhado por Kanye West está à venda por R$ 35 milhões

      Os tênis raros fazem parte da última coleção projetada...

Sudanesas recuperam espírito de antigas rainhas e lideram revolução no país africano

As sudanesas desempenharam um papel de liderança no movimento...

Quase tatuagem: na África, as pessoas fazem arte na própria pele

A técnica da escarificação, marcas feitas na pele através...
spot_imgspot_img

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

Futebol feminino: os pretextos usados para proibir prática no Brasil e em outros países

A ex-jogadora da seleção brasileira Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, nasceu em Belo Horizonte em 3 de março de 1978, um ano...
-+=