Heróis negros “invisíveis”

Brasil afora, sempre houve e há homens e mulheres pretos e pardos abrindo caminhos

Quando pensamos em antirracismo no Brasil é mais fácil lembrar de nomes do século 19 (como o do abolicionista Luiz Gama) ou de ícones do cenário internacional (como Martin Luther King) do que de nossos “heróis” contemporâneos?

A indagação foi feita pelo cientista político Ivair Augusto Alves dos Santos ao ler minha coluna “Os 60 anos de um sonho” (27/8). Segundo ele, a reiterada citação de personagens históricos ou estrangeiros apaga a atuação de figuras contemporâneas que estão na luta antirracista.

Reconheço a tendência de relativização do valor (ou será desvalorização?) da prata da casa. Então aproveito este espaço para fazer deferência a dois dos “heróis negros contemporâneos e invisibilizados” citados por Ivair.

Eduardo de Oliveira é um deles. Dedicou a vida à causa da equidade. Em 1963, sagrou-se o primeiro vereador negro eleito pela cidade de SP. Não é preciso esforço para imaginar a grandeza e o impacto desse feito. Homem de opiniões fortes, foi autor do “Hino à Negritude” e fundou o Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB). Tinha plena cognição sobre a falácia democracia racial e suas implicações: “Dizem que não existe raça e que o povo não tem mais referência racial, mas até pouco tempo tinha, para ser escravo, para trabalhar muito, para ficar na senzala, era a raça que servia.” Morreu em julho de 2012.

O outro é Ari Cândido Fernandes. Seu currículo abrange uma trajetória profissional com feitos nas áreas cinematográfica, literária e do fotojornalismo. Entre outras coisas, esteve exilado em Estocolmo, na Suécia, onde manteve contato com integrantes do movimento Panteras Negras. Como correspondente da guerra da Eritreia, na África, expôs a brutalidade de uma realidade pela qual poucos se interessam. Morreu no mês passado, no ostracismo.

Brasil afora, sempre houve —e felizmente há cada vez mais— homens e mulheres pretos e pardos abrindo caminhos, lutando por justiça social e servindo de inspiração.

+ sobre o tema

Manifestantes entram em confronto com a polícia nos EUA após morte de jovem negro

Manifestantes entraram em confronto com a polícia neste domingo...

Mesmo na quarentena, PM do Rio segue cobrando vidas na periferia

Nota Pública, Violência Institucional O assassinato do menino João Pedro...

Especialistas discutem pesquisa do DataSenado sobre violência contra jovens negros (reapresentação)

Especialistas discutem pesquisa do DataSenado sobre violência contra jovens...

para lembrar

Madu é presa após dar sinal de desembarque em ônibus que seria incendiado

A cantora, compositora e estudante de música, Marcella Eduarda...

‘Nega do cabelo duro…’:Música de Luiz Caldas gera discussão em festa

A música “Fricote”, de Luiz Caldas (“Nega do cabelo duro, que...

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=