Homem negro é morto a tiros durante abordagem policial na Brasilândia, Zona Norte de SP

Policiais militares que participavam da ação que terminou com a morte de um comerciante foram afastados do serviço. Lucas Henrique Vicente, de 27 anos, estava indo para um churrasco, desarmado e lutou com os policiais, segundo familiares.

O comerciante Lucas Henrique Vicente, de 27 anos, morreu após ser baleado neste domingo (20) na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, durante uma abordagem policial.

Testemunhas disseram que os policiais tiraram Lucas do carro já agredindo o jovem. Imagens gravadas por quem passava pelo local mostram policiais chutando um homem negro no chão. Pouco depois, outra viatura da Polícia Militar chega e pelo menos um tiro é disparado.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que os policiais envolvidos foram afastados e que as circunstâncias da abordagem serão investigadas. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) também investiga o caso.

Segundo familiares, Lucas tinha acabado de sair da casa da mãe e estava indo para um churrasco, de carro, junto com a esposa, os dois filhos pequenos e uma adolescente. Ele foi parado por policiais, que pediram para checar os documentos dele e do carro. A família disse que a briga começou porque a abordagem policial foi desrespeitosa.

“O policial estava bem alterado mesmo, e o movimento que ele fez começou a agressão. Ele só olhou para o lado assim, e o policial perguntou o que ele estava olhando. Ele disse que não estava olhando para lugar nenhum e aí já começou a discussão e a briga”, disse Letícia Ariel do Carmo, esposa de Lucas.

“Xingaram ele várias vezes, [disseram que] preto tem que morrer mesmo, [que] é menos um para nós. Seu ‘macacão’, muita coisa”, completou Letícia.

À TV Globo, a mãe de Lucas disse que também foi vítima de agressão por parte dos policiais. Ela contou que esteve no hospital para onde o filho foi levado, mas foi impedida de ver Lucas e agredida com uma rasteira por um policial.

Lucas já tinha sido preso uma vez, cumpriu pena e estava em liberdade há três anos. O carro da família, que estava em nome de Letícia, já tinha sido usado num roubo. O casal trabalhava no próprio bar, no bairro de Taipas, também na Zona Norte.

Ouvidor critica ação

O ouvidor das policiais do estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, criticou a abordagem dos policiais.

Para ele, “salvo melhor juízo”, há indícios de que houve uma execução, porque o jovem já estava imobilizado quando foi baleado.

O ouvidor disse ainda que pediu para que a Corregedoria da polícia também acompanhe a investigação. Elizeu Lopes solicitou ainda a prisão preventiva dos oficiais envolvidos na ação.

+ sobre o tema

Davina Castelli: A ficha corrida de uma senhora racista e seus crimes reincidentes

Em 2012, Davina Apparecida Castelli foi flagrada pelas câmeras...

Ao amigo Ronaldo Fraga – Por Cidinha da Silva

por Cidinha da Silva Sou fã de Ronaldo Fraga. Não...

Luana Piovani sobre Taís Araujo: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa”

Luana Piovani, branca de olhos verdes, ironiza racismo sofrido...

Célia Sacramento: ser negro no Brasil, ser negra na Bahia

  Célia Sacramento* Muitos textos, muitas obras, muitos autores se debruçaram...

para lembrar

Fugitivo nazista, Paul Schaefer, construiu paraíso para pedófilos no Chile

Paul Schaefer - fugitivo nazista, que morreu em 2010,...

Terra da comunidade quilombola Curuanhas é reconhecida

Uma área com mais de dois mil hectares, localizada...

Meu amigo de redes sociais, precisamos falar sobre cotas. De novo

Bem-vindos ao século 21, parças. Desigualdade racial institucional (com...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=