I Simpósio Internacional da ABPN: Gestão da Educação Superior: construindo conhecimento e conectando as experiências do Brasil e da diáspora africana

A ABPN anuncia a organização do I Simpósio Internacional “Gestão da Educação Superior: construindo conhecimento e conectando as experiências do Brasil e da diáspora africana”, a ser realizado nos dias 25 e 26 de julho, no CEFET/RJ.

O Simpósio objetiva reunir as(os) coordenadoras(es) dos NEABs e de grupos correlatos com pesquisadoras(es) internacionais para o intercâmbio de experiências sobre as iniciativas institucionais de fortalecimento de pesquisadoras(es), professoras(es) e estudantes negras/os em nível de graduação e pós-graduação; buscar possibilidades de realização de parcerias internacionais entre os NEABs e centros de pesquisas sobre a diáspora africana em nível internacional; e conhecer e socializar uma produção de conhecimento brasileira e afro-diaspórica.

 

O seminário contará com painéis temáticos, grupos de trabalho e grupos de relatoria para a sistematização de propostas de ação, tendo em vista a necessidade de a ABPN investir na formulação de planejamento estratégico para o seu fortalecimento e consolidação como uma sólida instituição nacional.

 

O simpósio será transmitido via site da ABPN, para que todas(os) as(os) pesquisadoras(es) possam, ainda que virtualmente, ter acesso aos temas debatidos e ainda participar das intervenções em tempo real. Ao final do evento, será elaborado, e socializado com as(os) associadas(os), um relatório com proposições e sugestões apresentadas ao longo do evento.

 

Algumas questões de fundo norteiam o evento:

1) Qual o impacto da opressão global de raça, gênero e classe e seus desafios para o ingresso de estudantes e professores no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisa na/para/sobre a diáspora africana?

2) Como a história dos centros de estudos negros norte-americanos, seu desenvolvimento e crescimento, pode dialogar com a história e organização dos NEABs?

3) Como as estratégias e lições de ambos os lados podem contribuir para a incorporação e sucesso de professoras/es e de estudantes negras/os na educação superior?

4) O que poderemos fazer em parceria Brasil/outros países da África e da diáspora africana?

5) Olhar para o futuro: o que construiremos? – Planejamento/propostas de ações em parceria.

Com a disponibilidade de 80 vagas, foram privilegiadas (os) como público alvo do evento as(os) candidatas(os) das chapas para a futura gestão da ABPN, as (os) representantes estaduais e regionais da ABPN, bem como as (os) coordenadoras(es) de NEABs, tendo em vista a potencialidade desses núcleos na consecução de um plano de ação institucional, bem como pelo fato de congregarem parte significativa de pesquisadoras(es) negras(os) e ainda de abrigarem jovens pesquisadoras(es). É importante que as(os) associadas(os) dialoguem com esses representantes para o encaminhamento de sugestões e propostas.

Ao final, a ABPN deseja ter construído e sistematizado insumos para a realização de parcerias institucionais com vistas à concretização de:

a) Pesquisas científicas nas variadas áreas do conhecimento;

b) Intercâmbio de professores(as) e alunos(as);

c) Parcerias para a divulgação, troca e tradução de pesquisas produzidas por pesquisadoras(es) ativistas negras(os)

O simpósio iniciará no dia 25/07 para propiciar a participação de pesquisadoras (es) de outros estados que já se deslocarão ao Rio para participar do VI Copene.

As(os) representantes de NEABs e coordenadoras(es) de grupos correlatos que desejarem participar do evento, peço que solicitem um convite pelo email [email protected]. Peço também que confirmem a participação, até o dia 05/07, para que possamos nos organizar e bem recebê-las(os).

A ABPN, infelizmente, não dispõe de recursos para custear a participação das(os) interessadas(os).

Vejam a programação abaixo.

Atenciosamente,

Eliane Cavalleiro

 

Simpósio Internacional


Gestão da Educação Superior: construindo conhecimento e conectando as experiências do Brasil e da diásporas africana

(tradução simultânea Português/Inglês/Português)

PROGRAMAÇÃO

25/07 – Domingo -9:00 as 12:00h

  • 9h-9h15 – Boas Vindas e apresentação da dinâmica: painéis e GTs
  • 9h30 – 11h30 – Painel I- Raça, gênero e pobreza no ensino superior: desafios para o desenvolvimento de pesquisa engajada na diáspora africana

Objetivos debater e analisar o impacto da opressão de gênero, raça e classe no processo de incorporação de pesquisadores/as negros/as em instituições de ensino superior e esferas de poder no Brasil e na Diáspora Africana; debater os desafios enfrentados por pesquisadores, professores e estudantes negros/as dentro desse contexto de opressão interseccional; discutir estratégias para a incorporação bem sucedida de profissionais negros/as nestes contextos, e para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa engajada no âmbito da educação superior.

Painelistas:

  • Penda Mbow – Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Cheick Anta Diop de Dakar/ Sénégal.
  • Paulino Cardoso – Conneabs/ Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC
  • Florentina Souza – UFBA
  • Filemone Meigos – Universidade Eduardo Mondlane (a confirmar)

Moderador: Dalila de Sousa, Spelman College

Relatoria: Clara Suassuna, NEAB – UFAL, Moises Santana, UFRPE e Fábio Santos de Andrade, UNIR


Almoço: 12:00 as 14:00 hs


Tarde 14h – 18:30h

14:00 16:20 Painel II – Construindo Parcerias e Intercâmbios

Objetivos: Discutir e analisar as políticas para parcerias e intercâmbios (gradução, pós-graduação e cursos de especialização) entre o Brasil e outros países da Diáspora Africana; avaliar as perspectivas, as especificidades e os obstáculos enfrentados pelos NEABs, professores, pesquisadores e estudantes negros para a aprovação de projetos, obtenção de bolsas de estudo; discutir estratégias que permitam o maior acesso destes NEABs e profissionais as políticas de parcerias, fomento e intercâmbios internacionais.

 

Painelistas:

  • Representante MRE, CAPES ou CNPq (a confirmar)
  • Representante Unesco (a confirmar)
  • Representante Ford (a confirmar)
  • Clerence Lausane – Universidade de NY
  • Mario Theodoro, IPEA

Moderador: Kabengele Munanga

Relatoria: Aécio Cândido de Souza, Neab-UERN e Jaime Alves, UT e Luis Sergio da Silveira, Neab Juiz de Fora

 

16:30 Painel III – Inclusão/fortalecimento de professoras/es e de estudantes negras/os na educação superior

Objetivo Analisar a experiência, pensar estratégias de inclusão de professores e pesquisadoras/es negras/os no mercado de trabalho, criação de linhas de pesquisa na pós graduação – dificuldades, lições aprendidas e perspectivas – acesso, permanência e sucesso de professoras/es negras/os na educação superior, da sua formação à colocação no mercado de trabalho.

 

Painelistas:

  • o Joselina da Silva – UFC
  • o Claudia Mosqueira – Universidade Nacional da Colombia
  • o Kenneth P. Monteiro – Dean, College of Ethnic Studies/Universidade do Estado de San Francisco (USA)
  • o Shirley Tate – Universidade de Leedes, UK

Moderador: Ligia Feitosa, UNIFESP

Relatoria: Maria Batista Lima, NEAB/Universidade Federal de Sergipe/UFS (a confirmar), Helena Campos da Rocha, NEAB, CEFET PA e Ana Beatriz Sousa Gomes, NEAB – UFPI (a confirmar)


 

Segunda – 26/07 – 9:00 as 12:00

Painel IV – Produção e Disseminação de Conhecimento Negro/a no Brasil e na Diáspora Africana: Pesquisa, Publicação e Tradução

Objetivos: Discutir o estado da arte da pesquisa e produção de conhecimento de pesquisadores, professores e estudantes negros/as no Brasil e na Diáspora Africana; discutir os obstáculos para a disseminação da produção acadêmica e do conhecimento negro/a; buscar estratégias de enfrentamento dos obstáculos enfrentados por pesquisadores, professores e estudantes negros/as no Brasil e na Diáspora Africana neste contexto.

Painelistas:

  • Petronilha Beatriz Gonçalves – Universidade de São Carlos (a confirmar)
  • Wilson Mattos – Universidade da Bahia – UNEB
  • Jean M. Rahier – Diretor do Centro de Estudos Africanos e Afro-Americanos / Florida International University
  • Firoze Manji, University of Oxford
  • Agostinho Laos, Universidade Massachusetts

 

Moderadora: Magali Almeida, Pro-afro – UERJ

Relatoria: Wania Beatriz dos Anjos, UFSC, Marise de Santana e Rachel de Oliveira, UESB


Almoço – 12:00 as 14:00


Segunda tarde – 14h00 as 16h00 – Grupos de Trabalho

1) Educação Profissional, ciência e tecnologia: desenvolvimento e questões etnicorraciais na Diáspora negra

 

Expositores :

  • o Lazaro Cunha – Steve Biko
  • o Sônia Guimarães, ITA
  • o Gustavo Forde, Neab/Ifes

Facilitadora: Silvany Velentim – Cefet/MG

Relatoria: Leonardo Souza, UFBA (a confirmar), Roberto Borges, CEFT/RJ e Ari Souza, FGV

 

2) Ações políticas junto a empresas privadas, órgãos públicos (níveis: federal, municipal e estadual)

Expositores:

  • o Joao Bosco, ANCEABRA, São Paulo
  • o Anna Lucia Florisbela, Alemanha e Costa Rica
  • o Nilo Rosa, UEFS e APNB

Facilitador: James Early – Smithsonian Museum, WDC

Relatoria: Rita Dias, UFRB, Wilma Baia, UFPA e Deborah Silva Santos, UNB

 

3) Produção e publicação de saberes diaspóricos

Expositores:

  • Dr. Fassil Demissie,Public Policy Studies, DePaul University/ International Journal Routledge (a confirmar)
  • Iris Amâncio – UFF, Nandyala
  • Firoze Manji, Universidade de Oxford
  • Iraildes Caldas Torres – Editora da Federal da Universidade do Amazonas, UFAM (a confirmar)

 

Facilitador: Maria Antonieta Antonacci, PUC/SP

Relatoria: José Benjamim Pereira Filho NEAB-I/UFPB (a confirmar) e Antonio Luis Liberac Pires, NEAB/UFRB

 

16h00 as 16: 30 – Socialização/encaminhamentos e encerramento

 

Prezadas(os) associadas(os),

 

A ABPN anuncia a organização do I Simpósio Internacional “Gestão da Educação Superior: construindo conhecimento e conectando as experiências do Brasil e da diáspora africana”, a ser realizado nos dias 25 e 26 de julho, no CEFET/RJ.

O Simpósio objetiva reunir as(os) coordenadoras(es) dos NEABs e de grupos correlatos com pesquisadoras(es) internacionais para o intercâmbio de experiências sobre as iniciativas institucionais de fortalecimento de pesquisadoras(es), professoras(es) e estudantes negras/os em nível de graduação e pós-graduação; buscar possibilidades de realização de parcerias internacionais entre os NEABs e centros de pesquisas sobre a diáspora africana em nível internacional; e conhecer e socializar uma produção de conhecimento brasileira e afro-diaspórica.

O seminário contará com painéis temáticos, grupos de trabalho e grupos de relatoria para a sistematização de propostas de ação, tendo em vista a necessidade de a ABPN investir na formulação de planejamento estratégico para o seu fortalecimento e consolidação como uma sólida instituição nacional.

O simpósio será transmitido via site da ABPN, para que todas(os) as(os) pesquisadoras(es) possam, ainda que virtualmente, ter acesso aos temas debatidos e ainda participar das intervenções em tempo real. Ao final do evento, será elaborado, e socializado com as(os) associadas(os), um relatório com proposições e sugestões apresentadas ao longo do evento.

Algumas questões de fundo norteiam o evento:

1) Qual o impacto da opressão global de raça, gênero e classe e seus desafios para o ingresso de estudantes e professores no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisa na/para/sobre a diáspora africana?

2) Como a história dos centros de estudos negros norte-americanos, seu desenvolvimento e crescimento, pode dialogar com a história e organização dos NEABs?

3) Como as estratégias e lições de ambos os lados podem contribuir para a incorporação e sucesso de professoras/es e de estudantes negras/os na educação superior?

4) O que poderemos fazer em parceria Brasil/outros países da África e da diáspora africana?

5) Olhar para o futuro: o que construiremos? – Planejamento/propostas de ações em parceria.

Com a disponibilidade de 80 vagas, foram privilegiadas (os) como público alvo do evento as(os) candidatas(os) das chapas para a futura gestão da ABPN, as (os) representantes estaduais e regionais da ABPN, bem como as (os) coordenadoras(es) de NEABs, tendo em vista a potencialidade desses núcleos na consecução de um plano de ação institucional, bem como pelo fato de congregarem parte significativa de pesquisadoras(es) negras(os) e ainda de abrigarem jovens pesquisadoras(es). É importante que as(os) associadas(os) dialoguem com esses representantes para o encaminhamento de sugestões e propostas.

Ao final, a ABPN deseja ter construído e sistematizado insumos para a realização de parcerias institucionais com vistas à concretização de:

a) Pesquisas científicas nas variadas áreas do conhecimento;

b) Intercâmbio de professores(as) e alunos(as);

c) Parcerias para a divulgação, troca e tradução de pesquisas produzidas por pesquisadoras(es) ativistas negras(os)

O simpósio iniciará no dia 25/07 para propiciar a participação de pesquisadoras (es) de outros estados que já se deslocarão ao Rio para participar do VI Copene.

As(os) representantes de NEABs e coordenadoras(es) de grupos correlatos que desejarem participar do evento, peço que solicitem um convite pelo email [email protected]. Peço também que confirmem a participação, até o dia 05/07, para que possamos nos organizar e bem recebê-las(os).

A ABPN, infelizmente, não dispõe de recursos para custear a participação das(os) interessadas(os).

Vejam a programação abaixo.

Atenciosamente,

Eliane Cavalleiro

 

Simpósio Internacional


Gestão da Educação Superior: construindo conhecimento e conectando as experiências do Brasil e da diásporas africana

(tradução simultânea Português/Inglês/Português)


Programação

 

25/07 – Domingo -9:00 as 12:00h

  • 9h-9h15 – Boas Vindas e apresentação da dinâmica: painéis e GTs
  • 9h30 – 11h30 – Painel I- Raça, gênero e pobreza no ensino superior: desafios para o desenvolvimento de pesquisa engajada na diáspora africana

Objetivos debater e analisar o impacto da opressão de gênero, raça e classe no processo de incorporação de pesquisadores/as negros/as em instituições de ensino superior e esferas de poder no Brasil e na Diáspora Africana; debater os desafios enfrentados por pesquisadores, professores e estudantes negros/as dentro desse contexto de opressão interseccional; discutir estratégias para a incorporação bem sucedida de profissionais negros/as nestes contextos, e para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa engajada no âmbito da educação superior.

Painelistas:

  • Penda Mbow – Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Cheick Anta Diop de Dakar/ Sénégal.
  • Paulino Cardoso – Conneabs/ Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC
  • Florentina Souza – UFBA
  • Filemone Meigos – Universidade Eduardo Mondlane (a confirmar)

Moderador: Dalila de Sousa, Spelman College

Relatoria: Clara Suassuna, NEAB – UFAL, Moises Santana, UFRPE e Fábio Santos de Andrade, UNIR


Almoço: 12:00 as 14:00 hs


Tarde 14h – 18:30h

14:00 16:20 Painel II – Construindo Parcerias e Intercâmbios

Objetivos: Discutir e analisar as políticas para parcerias e intercâmbios (gradução, pós-graduação e cursos de especialização) entre o Brasil e outros países da Diáspora Africana; avaliar as perspectivas, as especificidades e os obstáculos enfrentados pelos NEABs, professores, pesquisadores e estudantes negros para a aprovação de projetos, obtenção de bolsas de estudo; discutir estratégias que permitam o maior acesso destes NEABs e profissionais as políticas de parcerias, fomento e intercâmbios internacionais.

 

Painelistas:

  • Representante MRE, CAPES ou CNPq (a confirmar)
  • Representante Unesco (a confirmar)
  • Representante Ford (a confirmar)
  • Clerence Lausane – Universidade de NY
  • Mario Theodoro, IPEA

Moderador: Kabengele Munanga

Relatoria: Aécio Cândido de Souza, Neab-UERN e Jaime Alves, UT e Luis Sergio da Silveira, Neab Juiz de Fora

 

16:30 Painel III – Inclusão/fortalecimento de professoras/es e de estudantes negras/os na educação superior

Objetivo Analisar a experiência, pensar estratégias de inclusão de professores e pesquisadoras/es negras/os no mercado de trabalho, criação de linhas de pesquisa na pós graduação – dificuldades, lições aprendidas e perspectivas – acesso, permanência e sucesso de professoras/es negras/os na educação superior, da sua formação à colocação no mercado de trabalho.

 

Painelistas:

  • o Joselina da Silva – UFC
  • o Claudia Mosqueira – Universidade Nacional da Colombia
  • o Kenneth P. Monteiro – Dean, College of Ethnic Studies/Universidade do Estado de San Francisco (USA)
  • o Shirley Tate – Universidade de Leedes, UK

Moderador: Ligia Feitosa, UNIFESP

Relatoria: Maria Batista Lima, NEAB/Universidade Federal de Sergipe/UFS (a confirmar), Helena Campos da Rocha, NEAB, CEFET PA e Ana Beatriz Sousa Gomes, NEAB – UFPI (a confirmar)


 

Segunda – 26/07 – 9:00 as 12:00

Painel IV – Produção e Disseminação de Conhecimento Negro/a no Brasil e na Diáspora Africana: Pesquisa, Publicação e Tradução

Objetivos: Discutir o estado da arte da pesquisa e produção de conhecimento de pesquisadores, professores e estudantes negros/as no Brasil e na Diáspora Africana; discutir os obstáculos para a disseminação da produção acadêmica e do conhecimento negro/a; buscar estratégias de enfrentamento dos obstáculos enfrentados por pesquisadores, professores e estudantes negros/as no Brasil e na Diáspora Africana neste contexto.

Painelistas:

  • Petronilha Beatriz Gonçalves – Universidade de São Carlos (a confirmar)
  • Wilson Mattos – Universidade da Bahia – UNEB
  • Jean M. Rahier – Diretor do Centro de Estudos Africanos e Afro-Americanos / Florida International University
  • Firoze Manji, University of Oxford
  • Agostinho Laos, Universidade Massachusetts

 

Moderadora: Magali Almeida, Pro-afro – UERJ

Relatoria: Wania Beatriz dos Anjos, UFSC, Marise de Santana e Rachel de Oliveira, UESB


Almoço – 12:00 as 14:00


Segunda tarde – 14h00 as 16h00 – Grupos de Trabalho

1) Educação Profissional, ciência e tecnologia: desenvolvimento e questões etnicorraciais na Diáspora negra

 

Expositores :

  • o Lazaro Cunha – Steve Biko
  • o Sônia Guimarães, ITA
  • o Gustavo Forde, Neab/Ifes

Facilitadora: Silvany Velentim – Cefet/MG

Relatoria: Leonardo Souza, UFBA (a confirmar), Roberto Borges, CEFT/RJ e Ari Souza, FGV

 

2) Ações políticas junto a empresas privadas, órgãos públicos (níveis: federal, municipal e estadual)

Expositores:

  • o Joao Bosco, ANCEABRA, São Paulo
  • o Anna Lucia Florisbela, Alemanha e Costa Rica
  • o Nilo Rosa, UEFS e APNB

Facilitador: James Early – Smithsonian Museum, WDC

Relatoria: Rita Dias, UFRB, Wilma Baia, UFPA e Deborah Silva Santos, UNB

 

3) Produção e publicação de saberes diaspóricos

Expositores:

  • Dr. Fassil Demissie,Public Policy Studies, DePaul University/ International Journal Routledge (a confirmar)
  • Iris Amâncio – UFF, Nandyala
  • Firoze Manji, Universidade de Oxford
  • Iraildes Caldas Torres – Editora da Federal da Universidade do Amazonas, UFAM (a confirmar)

 

Facilitador: Maria Antonieta Antonacci, PUC/SP

Relatoria: José Benjamim Pereira Filho NEAB-I/UFPB (a confirmar) e Antonio Luis Liberac Pires, NEAB/UFRB

 

16h00 as 16: 30 – Socialização/encaminhamentos e encerramento

Fonte: Boletim Eletrônico – Associação Brasileira de Pesquisadores(as)Negros(as) – Número 6 ano 2 – www.abpn.org.br

+ sobre o tema

para lembrar

Webinar de lançamento do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020 América Latina e o Caribe

O Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM), produzido...

Câmara aprova nível superior para professor de ensino básico

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira...

O que fazer quando eu recebo um trabalho crtl c + ctrl v? autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática...

Sérgio Paulino Abranches (Universidade Federal de Pernambuco) RESUMO O artigo discute a...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...
spot_imgspot_img

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande do Sul, está recebendo inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado....

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...
-+=