Iniciativa LIFT abre inscrições para nova turma

São 30 bolsas de estudos integral para curso de inglês com dois anos de duração acompanhadas de mentoria de executivos das organizações participantes.

Do Bloomberg Brasil

Foto: Reprodução/atsglobe.com

O Goldman Sachs do Brasil, o Linklaters e a Bloomberg anunciam a segunda edição da Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação), em parceria com a Alumni e Instituto Ser+ e com apoio do Consulado Britânico, Grupo Cia de Talentos, Souza Cescon Barrieu & Flesch Advogados, Bettha e ATS Globe. O projeto oferece ensino gratuito da língua inglesa e mentoria para 30 estudantes universitários negros(as) de baixa renda da Grande São Paulo, cursando o 3º ou 4º semestre da graduação em 2018. O objetivo da LIFT é capacitar e qualificar os jovens, utilizando uma segunda linguagem como ferramenta de mobilidade social.

De acordo com Maria Cristina Sampaulo, vice-presidente do departamento de recursos humanos do Goldman Sachs do Brasil, o curso terá duração de dois anos e será acompanhado de mentoria dos executivos das organizações parceiras e de workshops para desenvolvimento profissional. “O foco é apoiar o desenvolvimento destes jovens através da aprendizagem de uma nova língua e da conexão com profissionais das organizações participantes para que tenham melhores chances no mercado de trabalho”, afirma Maria Cristina. O curso, os workshops, os materiais e o transporte serão gratuitos. As aulas serão ministradas nas manhãs de sábado, pela Associação Alumni, na unidade Jardins, em São Paulo. Os workshops serão organizados pelo Instituto Ser+.

“É um orgulho para a Bloomberg juntar-se à iniciativa LIFT, pois é essencial que nós promovamos a próxima geração de talentos diversos da nossa força de trabalho, tanto no Brasil quanto no mundo”, afirmou Erika Irish Brown, líder global de Diversidade e Inclusão da Bloomberg.

As inscrições começam no próximo dia 10 de outubro por meio do link www.atsglobe.com/oportunidades/iniciativalift/ e podem participar alunos de qualquer curso de bacharelado com duração igual ou superior a quatro anos, presencial ou à distância (EAD). Os interessados têm até o dia 31 de outubro para se inscrever. As aulas começam no dia 24 de fevereiro de 2018. Segundo Sofia Esteves, presidente do Grupo Cia de Talentos, o processo seletivo será composto por algumas etapas, desenhadas especialmente para avaliar o perfil de determinação, resiliência e objetivo real de transformar sua realidade. “Os universitários participarão de jornadas online e presenciais de autoconhecimento e perfil, vídeo pitch e atividades de desenvolvimento comportamental”, comenta Sofia. Ao final, os estudantes receberão uma análise do perfil profissional, conteúdo e dicas, além de acesso à plataforma Bettha de recrutamento, que permite buscar vagas de estágio. “O próprio processo seletivo já será uma premiação para todos que participarem, pois receberão os conceitos mais modernos de Educação para a Carreira”, ressalta Maria Cristina Sampaulo.

“Como membro-fundador da iniciativa LIFT, o Goldman Sachs está extremamente orgulhoso com seu impacto, que tem ajudado diversos grupos de estudantes a alcançarem seu potencial completo. A LIFT é um exemplo do poder de reunir pessoas de diferentes origens para desafiar o status quo e tornar o ambiente de trabalho mais inovador. Estamos entusiasmados com a quantidade cada vez maior de empresas que estão aderindo à LIFT”, diz Anilu Vazquez-Ubarri, líder global de talentos e diversidade do Goldman Sachs.

Impacto e transformação

A Iniciativa LIFT foi fundada pelo Goldman Sachs em 2014 em parceria com o Linklaters. A fase piloto contou com um grupo de 14 estudantes da Faculdade Zumbi dos Palmares. A grande
maioria dos alunos que se formou em 2016 está trabalhando ou estagiando em grandes empresas nacionais e internacionais. De acordo com o presidente do Goldman Sachs do Brasil, Paulo Leme, um dos motivos que levou a dar continuidade ao LIFT foi a dedicação de todos, tanto dos alunos, como dos mentores e dos professores. “Em dois anos, acompanhamos de perto o esforço dos jovens adquirindo fluência na língua inglesa e buscando melhores oportunidades profissionais”, enfatiza.

Daniel Cesario, 30 anos, participou na primeira turma do LIFT. Morador do bairro de Paraisópolis, em São Paulo, ele terminará o curso de Direito na Faculdade Zumbi dos Palmares no final de 2017. “Decidi participar do LIFT no dia em que conheci o projeto, em 2014. Vi que era a minha chance e que era a minha vez. Passei a ‘respirar Inglês’”, comenta. Daniel conta que foi durante uma entrevista de emprego que percebeu a importância da segunda língua e como poderia abrir novas portas. “Minha vida se divide em antes e depois do LIFT. O impacto do programa não representou uma mudança, mas uma transformação.”

Com orgulho, o universitário, pai de dois filhos, conta como a mentoria dos executivos do Goldman Sachs ajudou na conquista da vaga de estágio que hoje ocupa na própria instituição. “Além das aulas no Alumni, eu ia até a sede do banco toda semana para praticar inglês. Nas semanas que antecederam o processo seletivo para a vaga de estágio, fiz simulações de entrevistas em inglês com os meus mentores. Eu sabia que estava pronto!”, conta. O estágio no banco termina no final do ano. No futuro, Daniel tem planos de morar em outro país e dar a oportunidade aos filhos de estudarem fora. “Igualdade é quando todos saem de um mesmo ponto de partida e com as mesmas condições. Isso não acontece de onde eu venho. Mas, o LIFT me ajudou a reduzir parte desta desigualdade e o programa faz uma diferença grandiosa na vida de quem participa. Eu sou a prova disso.”

Serviço
Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação)
Inscrições a partir de 10/10 até 31/10 pelo www.atsglobe.com/oportunidades/iniciativalift/
Início das aulas: 24 de fevereiro de 2018
Duração de dois anos
Objetivo: capacitar e qualificar jovens negros(as), utilizando uma segunda linguagem como ferramenta de mobilidade social

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=