Intolerância religiosa é o novo racismo

“A intolerância religiosa se uniu ao racismo como uma das principais causas pelas quais as minorias são perseguidas em muitas partes do mundo”, segundo revela o relatório publicado pelo Grupo Internacional pelos Direitos das Minorias (Minority Rights Group International – MRG).

O documento destaca que fatores como o incremento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica que sofrem certos grupos e o abuso da legislação antiterrorista levaram a uma crescente tendência à perseguição das minorias religiosas na maioria dos países da Europa Ocidental e da América do Norte.

Na Ásia e na África, a religião está substituindo rapidamente a raça e a etnia como causa de discriminação e de ataques violentos contra certas comunidades. Além disso, em muitos países, desde o Reino Unido até Etiópia ou Bangladesh, a relação entre pobreza e religião está se incrementando notavelmente.

No relatório, MRG denuncia que as minorias religiosas têm que fazer frente a ataques, detenções, torturas e à repressão de seus direitos fundamentais.

O diretor de MRG, Mark Lattimer, afirmou que “a intolerância religiosa é o novo racismo” e que “muitas comunidades que sofreram a discriminação racial durante décadas agora são marginalizadas por sua religião”.
É o que acontece hoje com os muçulmanos na Europa e nos Estados Unidos ou com os cristãos no Iraque e no Paquistão.

Fonte: Arquidiocese de Campo Grande

+ sobre o tema

para lembrar

Cemitérios proíbem cultos afro

Orientação da Santa Casa descumpre decreto assinado pelo prefeito...

Sobre preconceito e intolerância religiosa

Comunidades de terreiro se mobilizam em todo o país...
spot_imgspot_img

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=