Intolerância religiosa é o novo racismo

“A intolerância religiosa se uniu ao racismo como uma das principais causas pelas quais as minorias são perseguidas em muitas partes do mundo”, segundo revela o relatório publicado pelo Grupo Internacional pelos Direitos das Minorias (Minority Rights Group International – MRG).

O documento destaca que fatores como o incremento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica que sofrem certos grupos e o abuso da legislação antiterrorista levaram a uma crescente tendência à perseguição das minorias religiosas na maioria dos países da Europa Ocidental e da América do Norte.

Na Ásia e na África, a religião está substituindo rapidamente a raça e a etnia como causa de discriminação e de ataques violentos contra certas comunidades. Além disso, em muitos países, desde o Reino Unido até Etiópia ou Bangladesh, a relação entre pobreza e religião está se incrementando notavelmente.

No relatório, MRG denuncia que as minorias religiosas têm que fazer frente a ataques, detenções, torturas e à repressão de seus direitos fundamentais.

O diretor de MRG, Mark Lattimer, afirmou que “a intolerância religiosa é o novo racismo” e que “muitas comunidades que sofreram a discriminação racial durante décadas agora são marginalizadas por sua religião”.
É o que acontece hoje com os muçulmanos na Europa e nos Estados Unidos ou com os cristãos no Iraque e no Paquistão.

Fonte: Arquidiocese de Campo Grande

+ sobre o tema

Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra

Sob a coordenação geral da Secretaria Nacional de Juventude...

“Fui presa por solicitar socorro a uma pessoa negra baleada”

Andreia Luiza Rosa, 42 anos, moradora da zona leste...

Tapetão e racismo rebaixam Meleiro

Fonte: Engeplus Telecom - O atual vice campeão do Regional...

para lembrar

Chegou à primavera, com azedume do Mensalão

por Sérgio Martins Tenho a impressão que depois dos jogadores...

O que a labareda chama

Sou das metáforas. E estou em luto, como qualquer...

PF deflagra Operação Net Control contra pornografia infantil e racismo

    Recife/PE - A Polícia Federal deflagrou, hoje...
spot_imgspot_img

O papel de uma líder branca na luta antirracista nas organizações 

Há algum tempo, tenho trazido o termo “antirracista” para o meu vocabulário e também para o meu dia a dia: fora e dentro do...

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado...

Presos por racismo

A dúvida emergiu da condenação, pela Justiça espanhola, de três torcedores do Valencia por insultos racistas contra Vini Jr., craque do Real Madrid e da seleção brasileira. O trio...
-+=