Na mira do ódio

Naturalização do desrespeito com as religiões de matriz africana transforma o povo de terreiro em alvo preferencial

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores democráticos num ambiente influenciado pelo extremismo.

As queixas contra esse crime aumentaram 60% em 2023 (Disque 100). Mas a maioria das denúncias apresentadas não se transforma em inquéritos e boa parte dos inquéritos não serve de base a ações penais, porque há um problema na “porta de entrada”, segundo a “legaltech” JusRacial.

E num país onde tem mais instituições religiosas (579,8 mil) do que escolas (264,4 mil), segundo o IBGE, o discurso do ódio é um agravante. Serve de “elemento de corrosão da democracia”, como diz o diretor-executivo da JusRacial, jurista Hédio Silva Júnior. “Nasce nas denominações neopentecostais —que ultrajam religião alheia, vai para política e se impõe ao poder pela maior bancada do Congresso”.

No relatório “Panorama geral do contexto de racismo religioso no Brasil”, as entidades Criola, Ilê Axé Omiojuarô e Ilê Axé Omi Ogun siwajú apontam a necessidade de reconhecer o impacto da intensificação de nichos de negociação do Estado com religiões judaico-cristãs.

Seja por oportunismo ou ignorância, a naturalização do desrespeito com as religiões de matriz africana transforma o povo de terreiro em alvo preferencial de ataques físicos e dogmáticos. Sacerdotes e praticantes são ameaçados, violentados e mortos. Imagens de Orixás e locais de culto são vandalizados.

Nessa toada, em 2024 o racismo e a intolerância se apresentaram ao público em ritmo da axé music. No Carnaval de Salvador, uma cantora consagrada reverenciando Orixá antes de se converter ao neopentecostalismo se achou no direito de mudar a letra de um hit para não saudar Iemanjá.

O racismo religioso é mais um obstáculo à concretização da democracia e dos direitos humanos no Brasil. Mas, na atual cadência, “só Jesus na causa” (contém ironia).

+ sobre o tema

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

para lembrar

21 de Janeiro – 4ª Caminhada contra Intolerância Religiosa

21 de Janeiro - 4ª Caminhada contra Intolerância Religiosa

Pelo fim do Sexismo, da homofobia e intolerância religiosa nas Escolas brasileiras

O Plano Nacional de Educação (PNE) acaba de ser...

Discriminação religiosa ainda está ligada ao racismo no Brasil

Em outubro de 1999, o jornal Folha Universal estampou...

Barroso debate ensino religioso nas escolas

"Há três grandes valores em questão. O primeiro é...
spot_imgspot_img

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

SP: Vigilante que sofreu racismo religioso no trabalho deve ser indenizado

Uma empresa de segurança e um shopping foram condenados a indenizar um funcionário que foi alvo de racismo religioso por colegas de trabalho. A...
-+=