terça-feira, agosto 16, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraInvestiga Menina! incentiva atuação de estudantes negras na Ciência

Investiga Menina! incentiva atuação de estudantes negras na Ciência

Coordenadora do projeto, Anna Benite, explicou como ocorre a aproximação das meninas com pesquisadoras

Do Jornal UFG

Professora Anna Canavarro Benite: projeto busca apresentar outra epistemologia possível (Foto: Imagem retirada do site Jornal UFG)

Com o objetivo de desmistificar a ciência como uma atividade unicamente masculina, branca e de laboratório, o projeto Investiga Menina! tem buscado incentivar estudantes negras a escolherem carreiras nas Ciências Exatas. Fruto de uma parceria entre o Coletivo Negro/a Ciata da Área de Exatas, do Laboratório de Pesquisa em Química e Inclusão do Instituto de Química (IQ) da UFG com o movimento negro feminista do Estado de Goiás, Grupo de Mulheres Dandara no Cerrado, o projeto envolve estudantes de graduação e pós-graduação do IQ, coordenados pela professora Anna Canavarro Benite.

A Rádio Universitária conversou com a professora Anna Benite, também presidenta do Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras, que falou sobre o impacto do projeto na vida dessas meninas com idade entre 12 e 16 anos, que estudam em escolas públicas e passam a ter contato com pesquisadoras negras. “Tratamos o lugar do reconhecimento e um mundo de possibilidade se abre”, afirmou.

De acordo com a professora, o projeto busca apresentar uma outra epistemologia possível na construção do conhecimento científico. Nesse sentido, há apresentações às estudantes envolvidas de trajetórias e produções científicas africanas e da diáspora, protagonizadas por mulheres. Além disso, o ensino das Ciências Exatas é realizado com base na discussão da construção da subalternidade, principalmente da mulher negra. “É um projeto de intervenção pedagógica, que está na escola trabalhando com conteúdos curriculares e promoção de vivências culturais”, explicou Anna Benite. Confira a entrevista completa:

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench