Jovem de 16 anos morre após ser baleado no Borel; ‘ele só foi buscar pipoca’, diz mãe

Um tiroteio envolvendo policiais militares e bandidos na UPP Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, deixou um adolescente de 16 anos morto na noite desta quinta-feira. Baleado na cabeça, Jhonata Dalber Mattos Alves chegou a ser socorrido para o Hospital Federal do Andaraí, mas, segundo familiares que estão no local, já chegou morto à unidade.

Por Lucas Gayoso, do Extra 

— Meu filho era estudante, ele só foi buscar um saco de pipoca. Minha vida acabou — repetia a mãe, Janaina Mattos Alves, de 32 anos, muito nervosa logo após receber a notícia na porta do hospital.

 

A família conta que o jovem havia saído para buscar pipoca com uma vizinha. Na volta pra casa, acabou alvejado. Nas mãos da mãe, desconsolada, ainda estava o boné do jovem furado pela bala. Moradores negam que estivesse havendo um confronto no momento em que ele foi atingido.

— Deram só um tiro. Um colega que estava junto pediu para não atirarem nele depois que mataram o Jonathan — disse a dona da casa onde o rapaz havia ido buscar pipoca.

Após o tiroteio, moradores iniciaram um protesto e chegaram a atirar pedras em ônibus na Rua São Miguel, que dá acesso à comunidade. A via foi fechada durante alguns minutos, e vários carros chegaram a retornar na contramão. A Rua Conde de Bonfim, uma das principais do bairro, também foi interditada, mas ambas já encontravam-se liberadas por volta das 23h30m.

Policiais do Batalhão de Choque de outras UPPs da região foram acionados para reforçar o patrulhamento no Borel. O 6º BPM (Tijuca) também atua no entorno da favela.

 

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

“Mate o Mc DaLeste”: O perigo da intolerância cultural

Game permite assassinar o funkeiro. “Comemorar a morte de...

Amarildo, jamais te esqueceremos! A Criminalização da pobreza

A polícia protege o patrimônio do grande capital...

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=