Jovem de 16 anos morre após ser baleado no Borel; ‘ele só foi buscar pipoca’, diz mãe

Um tiroteio envolvendo policiais militares e bandidos na UPP Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, deixou um adolescente de 16 anos morto na noite desta quinta-feira. Baleado na cabeça, Jhonata Dalber Mattos Alves chegou a ser socorrido para o Hospital Federal do Andaraí, mas, segundo familiares que estão no local, já chegou morto à unidade.

Por Lucas Gayoso, do Extra 

— Meu filho era estudante, ele só foi buscar um saco de pipoca. Minha vida acabou — repetia a mãe, Janaina Mattos Alves, de 32 anos, muito nervosa logo após receber a notícia na porta do hospital.

 

A família conta que o jovem havia saído para buscar pipoca com uma vizinha. Na volta pra casa, acabou alvejado. Nas mãos da mãe, desconsolada, ainda estava o boné do jovem furado pela bala. Moradores negam que estivesse havendo um confronto no momento em que ele foi atingido.

— Deram só um tiro. Um colega que estava junto pediu para não atirarem nele depois que mataram o Jonathan — disse a dona da casa onde o rapaz havia ido buscar pipoca.

Após o tiroteio, moradores iniciaram um protesto e chegaram a atirar pedras em ônibus na Rua São Miguel, que dá acesso à comunidade. A via foi fechada durante alguns minutos, e vários carros chegaram a retornar na contramão. A Rua Conde de Bonfim, uma das principais do bairro, também foi interditada, mas ambas já encontravam-se liberadas por volta das 23h30m.

Policiais do Batalhão de Choque de outras UPPs da região foram acionados para reforçar o patrulhamento no Borel. O 6º BPM (Tijuca) também atua no entorno da favela.

 

+ sobre o tema

Manifesto: Racismo e crimes no Hipermercado Carrefour

No dia 07 de agosto de 2009 Januário Alves de...

Polícia indicia aluna da UFSM por publicações racistas em rede social

Uma estudante de 21 anos da Universidade Federal de Santa...

Chicotear negro pobre é permitido no país que celebra o racismo e a tortura

Um jovem negro foi despido, amordaçado e chicoteado por...

PM acusado de agredir juíza em prisão no Rio é solto

A Justiça concedeu liberdade ao soldado da Polícia Militar Allan...

para lembrar

Britânicos lembram 20 anos de morte de jovem por racismo

Stephen Lawrence foi assassinado em 1993 por cinco jovens...

Governo alemão admite ‘incapacidade’ para deter neonazismo

A chanceler Angela Merkel reconheceu nesta quinta-feira (23) a...
spot_imgspot_img

Polícia pede prisão de policial reformado que baleou Igor Melo

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pediu a prisão do policial militar reformado Carlos Alberto de Jesus, que baleou o jovem jornalista Igor Melo,...

Ataques racistas contra a juíza Helenice Rangel não podem ficar impunes

"Magistrada afrodescendente" com "resquício de senzala" e "memória celular dos açoites". Estes são alguns dos termos ofensivos desferidos pelo advogado José Francisco Barbosa Abud contra a...

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...
-+=