Jovens de São Gonçalo se mobilizam para manter uma agenda cultural na cidade

Eles fazem e acontecem em prol da cultura em São Gonçalo. São jovens que batalham pela realização de eventos de música nas ruas e mobilizam debates sobre temas importantes para a população. Etienette Prudencio, Barbara Rodriguez e Rafael Massoto são apenas alguns dos nomes por trás dos esforços para manter uma cena cultural ativa na cidade.

Por Ana Paula Blower e Isabella Santos, do Extra 

— A nossa preocupação é favorecer a permanência das pessoas aqui, para que não se encontrem apenas no Rio ou em Niterói. A proposta é manter um segmento que englobe várias artes e oficinas — diz Barbara, produtora do evento de música itinerante OcupaSound, que acontece todo primeiro domingo do mês.

Com a ajuda de amigos, Etienette organiza palestras para alunos da rede pública de ensino sobre valorização da cultura negra:

— Financeiramente, não há retorno. Faço por uma ideologia. Quando se trabalha o incentivo e o estímulo nos jovens, forma-se adultos mais confiantes.

Já o compositor Rafael direciona sua energia para o Batidas por Minutos, ou BPM, um evento de música, poesia e artes plásticas:

— É uma possibilidade de juntar pessoas daqui com interesses em comum.

Na luta contra o preconceito

Etienette Prudencio, de 39 anos, resolveu que se ninguém fizesse nada pela afirmação e pelo empoderamento negro em São Gonçalo, ela o faria. Criou, há um ano, o Projeto Sociocultural Afrontando, que leva a cultura afro às escolas do município por meio de palestras. Por causa da iniciativa, a gonçalense já participou de debates em universidades como UFF e Uerj.

12923146_1704083939849751_6241311241130332547_n

Uma das ações do Projeto Afrontando Foto: Reprodução Facebook

— Falo sobre racismo e valorização da identidade negra. Debato sobre autoestima e minha vivência, com uma linguagem acessível aos jovens. Eles se enxergam em mim, passam a identificar o preconceito e a entender que não podem tolerá-lo — conta.

Ela também promove oficinas de turbante, maquiagem para pele negra, poesia, música e dança.

14358699_1750969621817523_5682085710047363556_n

Foto: Fotos de reprodução do facebook

Uma ideia na cabeça e a poesia na ponta da língua

Engajado há anos com a manifestação cultural na cidade, Rafael Masoto, de 38 anos, costuma dizer que sua vida mudou por conta do BPM. O evento, que o rapaz organiza em um coletivo artístico, tem participação da plateia na declamação de poesias e nas apresentações musicais.

— Nunca entendi que ter algo só para mim faria sentido. Se eu tenho, quero dividir. E quando escrevo uma poesia, sonho transformar a vida de alguém com isso — filosofa Masoto.

Depois de uma pausa de um ano, o BPM retornará em sua quinta edição.

— Eu tenho respeito a todos os tipos de cultura, e São Gonçalo merece um evento que não subestime a inteligência de ninguém — diz.

+ sobre o tema

Tornar-se mãe

Para muitas mulheres, a maternidade inicia-se na gestação. Para...

De pistola e cassetete, ele me encurrala na parede: assédio nosso de cada dia.

Todo o dia encontrava com eles. Sempre me preocupei...

Conheça os recordistas da cesárea desnecessária em São Paulo

Maternidades VIP estão entre as campeãs da cesariana desnecessária...

para lembrar

Violência contra a mulher em Cuiabá resultou em 561 prisões em 11 meses

Delegada de Defesa da Mulher em Cuiabá, Jozirlethe Criveletto (Foto:...

Vamos falar de outras feminilidades: Se não sou uma mulher?

"Se não sou uma mulher" . Essa frase tem...

Ser fácil ou ser difícil. Eis a questão?!

O que é valor? O que é valor moral?...

Marido espanca mulher e depois apanha de vizinhos

Um homem de 30 anos foi detido por policiais...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=