Julho das Pretas: programação especial contra o preconceito

Durante o mês de julho acontece em Curitiba uma série de eventos que debatem o racismo e a misoginia. O “Julho das Pretas” terá feiras, palestras, oficinas, exposições, apresentações culturais e atos de mobilização social educativa em prol da igualdade de oportunidades.

Do  Massa News Curitiba

Divulgação

“As mulheres negras passam pelo preconceito oriundo do sexismo e do racismo. Queremos chamar atenção para essa realidade e fazer parte da mudança. É preciso se mobilizar”, destaca Silvana Gonçalves da Silva, uma das organizadoras do evento.

A mobilização em julho faz parte do Dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. No Brasil a referência é Tereza de Benguela, ícone da resistência negra no Brasil Colonial.

“O Julho das Pretas é um marco para a reafirmação da identidade, da história, da resistência e da luta dessas mulheres brasileiras. É importante que o nosso povo se organize e mostre a sua força”, diz o assessor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Adegmar Silva.

Neste sábado (7) será realizada a Oficina Saúde da População Negra e Prevenção Combinada, das 10h às 15h, na Boca Maldita. Haverá atendimento à população e informações sobre hipertensão e diabetes. Na Sociedade 13 de Maio, a partir das 15h, terá roda de conversa, oficinas de dança, poesia e exposições fotográficas e artísticas.

A programação completa está disponível no site da Rede de Mulheres Negras do Paraná.

+ sobre o tema

Mia Couto: As três irmãs

Tela do pintor angolado Abias Ukuma Eram três: Gilda,...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Ginástica: Brasileira de 15 anos ganha bronze na etapa da Copa do Mundo

A brasileira Rebeca Andrade, de apenas 15 anos de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=