Juventude do PSDB reage a Coronel Telhada em Comissão de Direitos Humanos

No sábado (9), setores tucanos divulgaram nota em que “solicitam” que a bancada dos deputados do PSDB reveja a indicação do ex-oficial da Rota. Bancada da minoria questionará presidência da Casa

Por Eduardo Maretti, da Rede Brasil Atual

A indicação do deputado tucano Coronel Telhada para a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo não contrariou apenas os partidos de oposição ao governador Geraldo Alckmin, correligionário do ex-oficial da Rota. No sábado (9), a Juventude do PSDB em São Paulo divulgou nota em que solicita que a bancada reveja a indicação “em respeito ao compromisso histórico do partido com o tema”. O documento é assinado em conjunto com movimentos que atuam em assuntos de raça, LGBT e outros.

“A Juventude Estadual do PSDB, o Tucanafro, a Diversidade Tucana e o PSDB Esquerda para Valer, conjuntamente, através dessa nota, solicitam que a bancada dos deputados do PSDB reveja a indicação do Coronel Telhada para a Comissão de Direitos Humanos em respeito ao compromisso histórico do partido com o tema”, diz o texto.

O presidente do Diversidade Tucana estadual, Wagner Tronolone, afirmou que Telhada já fez declarações consideradas de cunho homofóbico pelo próprio PSDB e disse que a sigla tinha nomes melhores para indicar para a comissão. “Tem declarações dele que o próprio partido considerou homofóbica. Isso vai contra o programa do PSDB”, disse Tronolone.

A líder da minoria na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputada estadual Beth Sahão (PT), se reúne nesta terça-feira (12) com o presidente da Casa, Fernando Capez (PSDB), para questionar a indicação do deputado tucano Coronel Telhada para a Comissão de Direitos Humanos. Telhada foi indicado por seu partido para o colegiado que se notabilizou, na última legislatura, presidida pelo ex-deputado Adriano Diogo (PT), por uma atuação importante, voltada à defesa dos direitos humanos.

Beth Sahão vai dizer a Capez que a presença de Telhada na comissão é uma “afronta”. “Pleitear é um direito de todos nós, só que temos a consciência de que a presença dele nessa comissão não vai se traduzir na defesa do que a gente vem conquistando a duras penas nessa área de direitos humanos no Brasil e no estado de São Paulo”, afirma.

O PT busca um acordo que mantenha o partido na presidência do colegiado na nova legislatura. Mas a tarefa ficou mais difícil pelo fato de a bancada da legenda (e da própria oposição) estar menor do que na legislatura passada. O PT tem hoje 14 deputados, ante 22 na legislatura encerrada em março.

Em caso de negociações levarem um petista à presidência da comissão, a própria Sahão seria forte candidata. Entre os governistas, o deputado Carlos Bezerra Jr., que tem bom trânsito entre setores “progressistas do PSDB” e também bom diálogo com a oposição, é um nome que agradaria alas mais arejadas dentro do próprio PSDB.

Leia Também:

Coronel Telhada é nomeado para Comissão de Direitos Humanos em São Paulo

A PM-SP revela sua ideologia em nota oficial

+ sobre o tema

CARE

por Sueli Carneiro Cuidado, carinho, é o que a palavra...

Para não ter diversidade, um ambiente respeitoso e inclusivo na empresa

Há aqueles que não querem diversidade em suas empresas....

A Atuação das Mulheres Negras na 68ª CSW

Esta cartilha tem como objetivo apresentar os principais esforços...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil....

para lembrar

Trabalhadores autônomos somam 24 milhões no país, diz IBGE

Os trabalhadores por conta própria no país chegaram a...

NOTA FÚNEBRE

Mais um ato de execução sumária empreendido pela PM...

A nudez por trás do jaleco – por Eliane Brum

O que as agressões contra os médicos cubanos revelam...
spot_imgspot_img

Jornalistas negras lançam guias de prática antirracista na comunicação

Duas publicações lançadas nos últimos dias indicam caminhos para o combate ao racismo e a programação da igualdade racial. Em Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar...

Geledés promove evento sobre Desenvolvimento Sustentável, Empoderamento Econômico e Justiça Climática

Geledés – Instituto da Mulher Negra realiza, nesta quarta-feira, 2 de abril, das 18h às 19h30 (horário de Santiago e Brasília), o evento "Desenvolvimento...

Quilombolas pautam novo modelo de saúde para o SUS

A pandemia da Covid-19 foi vivenciada de forma distinta entre grupos sociais específicos. No caso dos quilombolas, segundo dados da Conaq (Coordenação Nacional de...
-+=