Lançado o livro 10 Mulheres Antes da Hora, destaques ilustres

Homenagem a mulheres de grande destaque que marcaram e/ou ainda marcam a história do PI

 

O lançamento nesta quarta-feira (07/03), na Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho, em Teresina, o livro 10 Mulheres Antes da Hora é uma homenagem a algumas mulheres fortes e de grande destaque que marcaram e/ou ainda marcam a história do Piauí, por seus feitos inovadores e à frente de seu tempo. O livro, organizado pelo coordenador de Comunicação (CCom) do Piauí, Fenelon Rocha, é uma homenagem literária ao Dia Internacional da Mulher.

O livro retrata o perfil dessas mulheres, entre elas três já foram merecidamente destacadas no Informativo Sapiência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi): Amélia Bevilaqua, Esperança Garcia e a pesquisadora arqueóloga Niéde Guidon. O livro 10 Mulheres Antes da Hora tem a apresentação da secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, e possui dez capítulos, cada um dedicado às escolhidas.

A escritora Amélia Bevilaqua, que merece, sem dúvida, essa justa homenagem por estar à frente de seu tempo, afinal foi a primeira mulher a se candidatar à Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1930, embora não tenha sido aceita porque a maioria dos acadêmicos decidiu que o estatuto da entidade não contemplava as mulheres.

A escrava negra Esperança Garcia, também lembrada no livro, foi tema de reportagem do 15º Sapiência, ainda em 2008, no qual o pesquisador da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Élio Ferreira, relembra carta escrita em 1770, por Esperança, na qual denuncia, com coragem, ao governador da província torturas que ela e sua família sofreram por brancos em uma fazenda, numa época em que os negros eram proibidos de ler e escrever.

Além de Amélia e Esperança, o Sapiência também já deu destaque a outra mulher de fibra do Piauí: Niéde Guidon. Nas edições de nº 05, de 2005, e na edição nº 21, em 2009, o único informativo Científico do Piauí mostrou reportagens e entrevista com a mulher que elevou a caatinga inexplorada do Piauí para o cenário mundial de berço do homem americano, com descobertas científicas extraordinárias de vestígios antigos aqui e descobertas de várias centenas de sítios arqueológicos na região de São Raimundo Nonato, onde está localizado o Parque Nacional Serra da Capivara, que Guidon ajudou a fundar e que hoje é referência em formação de alunos, professores e laboratório para pesquisadores do mundo inteiro.

“Foi uma excelente escolha e uma merecida homenagem que o livro faz a essas mulheres em data tão oportuna, que é o mês de março. Sabemos que essas mulheres ajudaram e ainda algumas o fazem, ao seu modo, a construir a história do Piauí”, destacou a presidente da Fapepi, Bárbara Melo.

10 Mulheres Antes da Hora traz ainda como destaque outra grande pesquisadora, Teresinha Queiroz, que ajudou no trabalho de parte do resgate da história do Piauí. O livro traz ainda os perfis de Elvira Raulino, que abriu as redações de jornais para as mulheres e tem décadas de história no colunismo social; Francisca Trindade, a mulher política que era amada e respeitada em várias classes sociais em Teresina; Genu Moraes, destaque na política e na vida social desde a década de 1940; Jovita Feitora, a voluntária que saiu dos sertões do Piauí para alistar-se na Guerra do Paraguai; Graça Cordeiro, que há vários anos se dedica a ajudar os menos assistidos, vítimas da Aids, e Nasi Castro, amarantina que misturava o ofício de parteira com o de poetisa.

 

 

Fonte: 180graus

+ sobre o tema

Troféu Edialeda Salgado valoriza mulher afrodescendente

  Em sessão especial, requerida pela Secretaria Municipal da Reparação...

Allyson Felix bate recorde de Bolt em mundiais

Em Doha, corredora conquistou seu 12º ouro e superou...

para lembrar

A carta de Jean Wyllys para Roberto DaMatta e Ziraldo

Jean Wyllys lamentou as atitudes homofóbicas de Roberto DaMatta...

Mulheres negras preparam Marcha nacional para exigir direitos

“Nosso feminismo se inspira nas guerreiras africanas. Levantar a...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=