Luciana Servo será a nova presidente do Ipea

Enviado por / FonteDo Ipea

No órgão desde 1998, Luciana é doutora em economia e tem atuação focada na saúde

A economista Luciana Mendes Santos Servo será presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), anunciou nesta sexta-feira (20/1) a ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet.

Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana torna-se a terceira mulher a comandar o órgão – a primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995; a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012 – e a primeira mulher negra.

Servidora do Ipea desde 1998, Luciana vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.

A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), de um estudo sobre a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida no contexto da pandemia de Covid-19 e de um trabalho sobre o gasto dos municípios em atenção primária à saúde no Brasil.

Ipea

Criado em 1964 como Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea é uma fundação pública vinculada ao MPO. Conta com sete diretorias e um corpo técnico de pesquisadores na sede, em Brasília, e na unidade descentralizada, no Rio de Janeiro. A missão do Instituto é aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.

+ sobre o tema

PEC das Domésticas reduz distorções e injustiças, diz diretor do Diap

de MiriamL Domésticas: elas também serão uma mercadoria? Depois de 70...

Violência contra mulher: a mudança começa onde o silêncio termina!

Pequenos atos podem ser uma forma de violência contra...

Trabalho doméstico no Brasil: afetos desiguais e as interfaces de classe, raça e gênero

Marcia Lima O documentário "Domésticas” causa múltiplas sensações. É um...

Mostra histórica destaca ativismo de mulheres negras e artistas

We Wanted a Revolution: Black Radical Women 1965-85 acontece...

para lembrar

Mulher é decapitada pelo namorado por causa de troca de mensagens no celular

Uma mulher foi assassinada a facadas pelo namorado, na...

Equador reconhece a identidade de gênero no documento de identificação

A assembleia Nacional do Equador aprovou com 77 votos...

Su Tonani nega ter sido amante de José Mayer e se defende de acusações

A figurinista Su Tonani resolveu não prestar queixa por...
spot_imgspot_img

Mãe de Simone Biles ofereceu apoio crucial quando ela decidiu não competir em Tóquio: “Eu te amo e saiba que estamos rezando por você”

A Netflix lançou recentemente "Simone Biles Rising", uma série documental que oferece uma visão íntima da vida pessoal e profissional da ginasta Simone Biles...

Zezé Motta recebe Preta Gil, Sheron Menezzes e Aline Wirley no ‘Especial mulher negra’

Artista que acabou de completar 80 anos, Zezé Motta recebe Aline Wirley, Preta Gil e Sheron Menezzes no “Especial mulher negra”, que será exibido...

Julho das Pretas: ‘Temos ainda como horizonte sermos livres das amarras históricas’, diz ativista

No dia 25 de julho será celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. E em alusão a data, o Julho das Pretas é realizado...
-+=