Luciana Servo será a nova presidente do Ipea

Enviado por / FonteDo Ipea

No órgão desde 1998, Luciana é doutora em economia e tem atuação focada na saúde

A economista Luciana Mendes Santos Servo será presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), anunciou nesta sexta-feira (20/1) a ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet.

Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana torna-se a terceira mulher a comandar o órgão – a primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995; a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012 – e a primeira mulher negra.

Servidora do Ipea desde 1998, Luciana vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.

A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), de um estudo sobre a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida no contexto da pandemia de Covid-19 e de um trabalho sobre o gasto dos municípios em atenção primária à saúde no Brasil.

Ipea

Criado em 1964 como Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea é uma fundação pública vinculada ao MPO. Conta com sete diretorias e um corpo técnico de pesquisadores na sede, em Brasília, e na unidade descentralizada, no Rio de Janeiro. A missão do Instituto é aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.

+ sobre o tema

Porque nós, mulheres negras, podemos tudo!

O 9º Latinidades foi importante espaço para visibilizar positivamente...

O abandono e suas heranças

A HERANÇA DO ABANDONO PARA AS MULHERES ABANDONADAS Para quem...

O 1º Fórum Feminismos Negros começou

Aconteceu nesta segunda (05) o primeiro dia do Fórum...

para lembrar

Mulherada equilibrista

É na corda bamba da violência extrema e da...

Ipea seleciona, até 27 de abril, bolsista para pesquisa no projeto Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

Profissional deverá ter mestrado na área de Ciências Sociais ou...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos...
spot_imgspot_img

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Mulherada equilibrista

É na corda bamba da violência extrema e da luta por direitos que se equilibram meninas, jovens e mulheres no Brasil e mundo afora....

Boletim de Análise Político-Institucional nº 26, março 2021

No dia 14 de maio eu saí por aí Não tinha trabalho, nem casa, nem pra onde ir Levando a senzala na alma eu subi a...
-+=