Lula diz que igualdade racial é condição essencial


BRASÍLIA – Ao discursar nesta quarta-feira (4), durante visita oficial do presidente de Camarões, Paul Biya, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a luta pela igualdade racial é condição essencial para a democracia. Lula reafirmou que, ao desenvolver parceria com países africanos, o Brasil está “resgatando sua própria história”.

“Ao aprovar recentemente o Estatuto da Igualdade Racial, vencemos uma batalha importante na luta contra a exclusão. No Brasil, combater a desigualdade e a discriminação é mais que um imperativo moral, é uma condição inescapável para construir um verdadeiro Estado Democrático”, disse Lula, em discurso.

O presidente brasileiro destacou que a posição geográfica de Camarões, no Golfo da Guiné, torna o país na porta de entrada para os produtos destinados aos países sem acesso marítimo, como o Chade e a República Centro-Africana.

Lula e Paul Biya assinaram acordos bilaterais para o Programa Executivo Cultural 2010-2013, cooperação nas áreas de agricultura e pecuária, turismo, diplomáticia, militar, administrativo e técnico.

Lula acrescentou que, em setembro, o Brasil enviará uma missão técnica a Camarões para desenvolver projetos nas áreas de extensão rural, pecuária e cooperativismo.

Nos últimos dez anos, a parceria comercial do Brasil com Camarões aumentou expressivamente. Apenas no primeiro semestre deste ano, o intercâmbio entre os dois países cresceu 72,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Só de janeiro a junho, o comércio atingiu US$ 103,5 milhões. Em 2002, as exportações brasileiras para o país eram de apenas US$ 13 milhões, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.

Em Camarões, o interesse pelos produtos brasileiros se concentra principalmente na compra de peças de ferro e aço, produtos químicos inorgânicos e cereais, além de açúcar e produtos de confeitaria. O Brasil, por sua vez, tem interesse na borracha e madeira de Camarões.

 

 

Fonte: DCI

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.