Lula recebe Prêmio de Direitos Humanos George Meany-Lane Kirkland 2019

Honraria é oferecida pelas centrais sindicais dos Estados Unidos e Canadá

Por André Phelipe*, do Correio Braziliense 

FOTO: ADRIANO MACHADO/LATINCONTENT/GETTY IMAGES

O ex-presidente Lula, preso desde 7 abril de 2018 na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), recebeu, nesta quinta-feira (14/3), o prêmio de Direitos Humanos “George Meany-Lane Kirkland 2019”. A honraria é oferecida a personalidades que lutam pela qualidade de vida dos trabalhadores e pelo direito das minorias.

 

No site, a Federação Americana do Trabalho e do Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO), uma central sindical dos Estados Unidos e Canadá, destaca a batalha de Lula pelas garantias da classe trabalhadora. “A AFL-CIO reconhece as décadas de luta de Lula para avanço dos direitos dos trabalhadores, fortalecimento da democracia brasileira, e sua luta para maior igualdade e justiça no mundo. As mulheres e homens da AFL-CIO concedem este prêmio a Lula e prometem continuar na nossa solidariedade com a luta por justiça e democracia no Brasil e no mundo”, pondera. A honraria começou a ser concedida em 1999, após a morte de Kirkland, antigo presidente da organização.

A organização também se manifestou contra os últimos acontecimentos do Brasil, nas questões ligadas aos direitos do trabalhador. A publicação critica o congelamento “dos investimentos em educação e saúde por vinte anos, minando direitos trabalhistas, revertendo avanços em igualdade racial e de gênero, ameaçando a floresta amazônica e povos indígenas e semeando o ódio e medo em seus discursos e ações”.

 

A Rede Internacional de Trabalhadores Domésticos (International Domestic Workers Federation), entidade que tem base na Holanda e sede em outros 43 países, trabalha em prol da categoria e recebeu o mesmo prêmio em 2013.

 

Comemorações

Nas redes sociais, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e candidato à Presidência derrotado nas eleições de 2018, compartilhou o link do Instituto Lula, que enaltecia a premiação.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) comemorou a honraria a Lula e disse que “é de grande reverência o reconhecimento dos trabalhadores americanos” para com o ex-presidente brasileiro. “Para nós do Partido dos Trabalhadores, é de grande importância o reconhecimento dos trabalhadores americanos concedendo esse título de Direitos humanos ao nosso grande líder”, conta.

 

Para Chico, Lula, que cumpre pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex Guarujá (SP), é um preso político. E, segundo ele, o prêmio reafirma isso.

+ sobre o tema

Desemprego fica em 6,9% em julho e é o menor desde 2002, diz IBGE

Em junho, taxa de desocupação havia caído para 7%.Salário...

PSOL pede a Eduardo Leite investigação sobre ameaças de morte a vereadores negros no RS

Após parlamentares da bancada negra da Câmara Municipal de...

Detrás das palavras

Ainda acredito que a técnica - conjunto de bons procedimentos...

As grandes damas – Por: Cidinha da Silva

imagem: Renata Felinto Conversê livraria e editora São 21 honoráveis senhoras...

para lembrar

PC do B oficializa na sexta-feira pré-candidatura de Netinho ao Senado

A pré-candidatura para o Senado de Netinho de Paula...

Trabalhadores haitianos em São Paulo são cobiçados por empresários do País

Cerca de 20 empresas já procuraram o Ministério do...

Higienismo disfarçado de combate às drogas

Em audiência pública, entidades apresentam dados que demonstram a...

Aécio diz que vai disputar Senado e pede calma aos aliados

Por: Rayder Bragon     O ex-governador mineiro Aécio Neves afirmou nesta...
spot_imgspot_img

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...

Lula questiona legitimidade do G7 em cúpula do bloco e ataca Estado mínimo

Convidado para participar da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seu discurso no evento neste sábado (20) para questionar...

Confira a lista das selecionadas para curso sobre direitos humanos, gênero, raça e política

Geledés inicia nesta quarta-feira (17) o curso "Direitos humanos, gênero, raça e política" dedicado a mulheres negras, a fim de capacitá-las para identificar, analisar...
-+=