Lula recebe Prêmio de Direitos Humanos George Meany-Lane Kirkland 2019

Honraria é oferecida pelas centrais sindicais dos Estados Unidos e Canadá

Por André Phelipe*, do Correio Braziliense 

FOTO: ADRIANO MACHADO/LATINCONTENT/GETTY IMAGES

O ex-presidente Lula, preso desde 7 abril de 2018 na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), recebeu, nesta quinta-feira (14/3), o prêmio de Direitos Humanos “George Meany-Lane Kirkland 2019”. A honraria é oferecida a personalidades que lutam pela qualidade de vida dos trabalhadores e pelo direito das minorias.

 

No site, a Federação Americana do Trabalho e do Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO), uma central sindical dos Estados Unidos e Canadá, destaca a batalha de Lula pelas garantias da classe trabalhadora. “A AFL-CIO reconhece as décadas de luta de Lula para avanço dos direitos dos trabalhadores, fortalecimento da democracia brasileira, e sua luta para maior igualdade e justiça no mundo. As mulheres e homens da AFL-CIO concedem este prêmio a Lula e prometem continuar na nossa solidariedade com a luta por justiça e democracia no Brasil e no mundo”, pondera. A honraria começou a ser concedida em 1999, após a morte de Kirkland, antigo presidente da organização.

A organização também se manifestou contra os últimos acontecimentos do Brasil, nas questões ligadas aos direitos do trabalhador. A publicação critica o congelamento “dos investimentos em educação e saúde por vinte anos, minando direitos trabalhistas, revertendo avanços em igualdade racial e de gênero, ameaçando a floresta amazônica e povos indígenas e semeando o ódio e medo em seus discursos e ações”.

 

A Rede Internacional de Trabalhadores Domésticos (International Domestic Workers Federation), entidade que tem base na Holanda e sede em outros 43 países, trabalha em prol da categoria e recebeu o mesmo prêmio em 2013.

 

Comemorações

Nas redes sociais, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e candidato à Presidência derrotado nas eleições de 2018, compartilhou o link do Instituto Lula, que enaltecia a premiação.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) comemorou a honraria a Lula e disse que “é de grande reverência o reconhecimento dos trabalhadores americanos” para com o ex-presidente brasileiro. “Para nós do Partido dos Trabalhadores, é de grande importância o reconhecimento dos trabalhadores americanos concedendo esse título de Direitos humanos ao nosso grande líder”, conta.

 

Para Chico, Lula, que cumpre pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex Guarujá (SP), é um preso político. E, segundo ele, o prêmio reafirma isso.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Pesquisadora: “Se trabalho infantil fosse bom, seria privilégio de ricos” 

"Bons tempos, né? Onde (sic) o menor podia trabalhar"....

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gringos e macacos – por Urariano Mota

por Urariano Mota, Um jovem de grande inteligência e...

para lembrar

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

Hora de discutir a relação

Por: Fabi Mesquita É a primeira vez que...

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma tem 53%, Serra 21%

A candidata do PT à Presidência da...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=