Mãe acusa de injúria homem que teria chamado filha de ‘chimpanzé branca’

Criança, que é albina, sofreu ofensa em conversa pela internet. Produtor cultural nega acusação e alega que foi vítima de um ‘fake’.

materia_injuria1

Uma artesã do Rio de Janeiro registrou uma acusação de injúria racial contra um produtor cultural que teria chamado sua filha de 6 anos, que é albina, de “chimpanzé branca”.

A ofensa teria acontecido em dezembro de 2015, depois que um perfil com o nome de Oscar Ribeiro, funcionário de uma agência que contrata crianças para desfiles, entrou em contato com a família para chamar a menina para um evento.

Liliane Salles, de 29 anos, mãe de Sophia, conta que a filha costuma participar de desfiles e propagandas desde que tinha 4 anos e, por isso, criou um perfil na rede social para ela.

O registro contra o produtor foi feito na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), no final de 2015, mas, segundo Liliane, até agora não houve retorno da polícia.

Além de chamar a menina de “chimpanzé branca” e de “chimpanzé albina”, o perfil no nome de Oscar Ribeiro teria feito outras ameaças.

“Ele entrou em contato [em dezembro] e convidou a minha filha para participar de um evento que aconteceu no último domingo (29). A gente demonstrou que não tinha interesse, recusou, e ele ofendeu a minha filha”, explicou Liliane.

Oscar teria chamado a menina de “chimpanzé albina” em conversas na internet no dia 22 de dezembro. O caso foi registrado na DRCI, no dia 28 de dezembro.

No momento, eu senti raiva e revolta. Agora, eu também tenho a sensação de impunidade”

A mãe da menina conta que as ofensas ainda são dolorosas.

“No momento, eu senti raiva e revolta. Agora, eu também tenho a sensação de impunidade, porque fomos na delegacia com as provas que tínhamos, e não tivemos nenhuma resposta”, ela afirmou sobre as investigações da delegacia especializada, sobre a qual afirma não ter obtido resposta.

O que diz o suspeito
Procurado pelo portal G1, o produtor Oscar Ribeiro afirma que quem conversou com Liliane foi um “fake”, ou seja, uma pessoa que se passava por ele, e nega ter proferido as ofensas contra a criança.

“Foi um fake, uma pessoa que fez isso para me difamar. Já sei quem é e denunciei à polícia”, explicou o produtor, que preferiu não dizer quem estaria tentando prejudicá-lo e nem onde a denúncia foi feita.

‘Medo’
A mãe da criança contou que o caso prejudicou a sua vida e a da menina, que se sentiu afetada pela ofensa.

“Eu trabalho por conta própria e fiquei dois meses quase sem conseguir trabalhar, por medo. Cheguei a procurar auxílio psicológico para a minha filha, que ficou com medo, raiva e mais retraída. Eu cheguei a ficar com medo de mandá-la e a minha outra filha para a escola no começo do ano, com medo de uma represália”, contou Liliane.

Ela não acredita na versão do produtor e diz que essa pode ser uma estratégia para se livrar da responsabilidade do caso.

“Isso não faz sentido, porque ele não teria um fake que o prejudica, mas trabalha e posta trabalhos dele”, afirmou a mãe da criança.

Investigações
O inquérito sobre o caso foi encaminhado para o Ministério Público no dia 7 de janeiro, pedindo a quebra do sigilo dos dados do Facebook do suposto autor da injúria. A quebra do sigilo foi autorizada e, com estas informações, os documentos voltaram para a DRCI no fim de março.

O delegado despachou o documento e descobriu que existia outro procedimento contra o mesmo autor na 10ª DP, em Botafogo. Assim, o suspeito deve ser intimado nesta semana para prestar depoimento.

 

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=