Máscara Geledé é um dos destaques da exposição virtual “Tesouros dos Nossos Ancestrais”

Peça faz parte do acervo exclusivo de Sua Majestade Imperial Ooni de Ifé, da Nigéria e será exibida juntamente com outras 26 obras exclusivas a partir desta sexta-feira, 09 de julho.

Diversos são os tesouros deixados pelos nossos ancestrais. Materiais e imateriais, conhecimento, arte e filosofia mantêm uma relação intrínseca dentro da cultura iorubá. Abordando esta temática,  a inédita exposição virtual ‘Tesouros dos Nossos Ancestrais’ apresenta ao público, uma pequena porção da extensa coleção de arte iorubá de Sua Majestade Imperial Ooni de Ifé (Nigéria), que será exibida a partir das 20h desta sexta-feira, 09 de julho, no website da Casa Herança Oduduwa.

Entre as 27 obras expostas virtualmente, a máscara Geledé, uma das mais conhecidas do mundo quando se aborda o tema iorubá, é destaque na mostra virtual. Usada em festivais de honra aos poderes espirituais das anciãs conhecidas como awon iya wa, o artefato, segundo a tradição oral,  criado em Ketu, Benin, no século XVIII, é símbolo do poder dessas mulheres e pode ser usado em benefício ou destruição da sociedade, o que torna necessária a realização de cerimônias para aplacar a sua fúria e o seu poder destrutivo e manter o equilíbrio da comunidade. Homens e mulheres mais velhos desempenham importantes papéis na preparação das performances dos mascarados, sempre do sexo masculino.

Toda essa representatividade e simbologia permeia a exposição dividida em  Ori e Ase. Inicialmente pensada para o formato presencial, a coleção imperial de arte iorubá composta por obras milenares e contemporâneas que chegaram a ser extraviadas do continente africano durante o processo de colonização dos séculos XIX e XX, conta a história de Oduduwa e seus descendentes através de esculturas produzidas na terra iorubá por artistas de povos como Egba, Oyo, Ifé, Ijexa entre outros. Agora recuperado, este verdadeiro tesouro histórico, religioso e cultural, será exibido virtualmente pela primeira vez ao público, como forma de aproximar as culturas, auxiliando o povo brasileiro a conhecer melhor suas origens, heranças, histórias e até feições, possibilitando este intercâmbio cultural entre povos irmãos, trabalho que vem sendo feito de forma intensa pela Casa Herança de Ododuwa (www.herancadeoduduwa.com.br).

“Não existe caminho possível para o futuro da humanidade sem olhar para o continente africano e compreender o legado que nossos ancestrais nos deixaram. Sem dúvida, é essa herança que irá auxiliar a construirmos juntos um mundo melhor para todos. Nossos ancestrais deixaram conhecimentos vitais para os problemas da humanidade e tenho certeza de que o futuro é ancestral”, conta Ooni de Ifé – rei de Ilê Ifé/Nigéria.

Sobre a peça Geledé

A máscara Geledé apresenta duas partes: uma formada pela cabeça e um topo. Na cabeça,  o rosto é menos abstrato do que a da máscara Epa, que também está na exposição virtual.  Em seu topo, evoca aspectos da sociedade iorubá em forma de provérbios, metáforas, humor, crítica social, entre outros. A máscara exposta no ‘Tesouso dos Nossos Ancestrais’, traz em seu topo um instrumentista tocando seu Gangan, o tambor falante, como é conhecido, ressaltando a importância destes sujeitos responsáveis por perpetuar memórias coletivas através de suas músicas.

 Apesar da variação estilística, a maioria das Gueledés apresenta os olhos com as pupilas perfuradas ou bem demarcadas e escarificações na região da bochecha e na testa. Atualmente, muitas máscaras Gueledés são pintadas com tintas industrializadas de cores vibrantes. Da parte da cabeça pende uma vestimenta geralmente colorida, que cobre o todo o corpo do dançarino e pode apresentar seios de madeira atados a ela, simbolizando o poder feminino.

Serviço: Exposição virtual Tesouros dos Nossos Ancestrais

Data: a partir de 09 de julho

Local: www.herancadeoduduwa.com.br

+ sobre o tema

Ex-palmeirense convive com torcida armada e violência na Chechênia

Recém-contratado pelo Terek Grozny, atacante Ewerthon conta que elenco...

Álbum com inéditas de Michael Jackson é lançado nesta terça-feira no iTunes

  A gravadora Epic Records, da Sony, em acordo com...

África também sofre com incêndios florestais

Parte do continente africano é castigada pelo fogo. Autoridades...

Série fotográfica retrata mais de 400 bailes funks

Trabalho “Rio Baile Funk! Favela Rap” foi realizado ao...

para lembrar

Cirque du Soleil vai produzir show com músicas de Michael Jackson

Primeiro Beatles, depois Elvis e agora Michael Jackson. A...

Projeto leva mestres de comunidades tradicionais às universidades

Presente em cinco instituições de ensino, Encontro dos Saberes...

Camisa Verde e Branco abre hoje desfile do grupo especial em SP

A escola de Samba Camisa Verde e Branco abre hoje...

Saberes africanos

  El paisaje se repite en las matas...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=