MEC revoga portaria de Weintraub que acabava com o incentivo a cotas na pós-graduação

Enviado por / FonteEstadão, por Carla Menezes

O Ministério da Educação revogou a portaria assinada pelo ex-ministro Abraham Weintraub no dia 18 de junho que acabava com normas que estimulavam cotas voltadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação no País. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 23. A medida tomada por Weintraub recebeu críticas do Congresso e foi alvo de despacho do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que deu prazo de 48 horas para a Advocacia Geral da União se manifestar sobre a ação nesta segunda-feira, 22.

Revogação da portaria assinada por Weintraub foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 23 (Imagem retirada do site Estadão)

As normas que incentivavam o debate sobre a criação de ações afirmativas de inclusão nos programas de pós-graduação foram criadas em 2016, quando o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou uma portaria que determinava a formação de comissões nas universidades para discutir essas ações. Esta portaria foi revogada por Weintraub no que foi considerado seu último ato como chefe da pasta.

Na segunda-feira, 22, o ministro do STF, Gilmar Mendes, abriu prazo para o governo justificar a revogação, questionada no Supremo por três partidos da oposição: Rede Sustentabilidade, PDT e PSB.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que iria dialogar com o governo e com o novo ministro sobre a decisão de Weintraub que, segundo ele, tinha “baixa legitimidade” por ter sido assinada horas antes de o então ministro deixar o cargo.

A portaria de Weintraub não extinguia as cotas já em vigor e não proibia as instituições de ensino de utilizar um sistema de cotas, mas desestimulava o debate em torno do tema e a possível criação de novas políticas afirmativas.

+ sobre o tema

A essência da técnica não é nada de técnico. Entrevista especial com Renato Janine Ribeiro

“Dá mais trabalho assumir a responsabilidade por sua vida...

Onde estão os heróis negros na História do Brasil?

A resistência de Palmares nos remete a inúmeras reflexões....

Racismo? Pedido para suspender livro de Monteiro Lobato em escolas públicas é negado pelo STF

Instituto de Advocacia Racial alegou que "Caçadas de Pedrinho",...

Conheça cinco formas de combater o racismo na infância

A Fundação Cultural Palmares divulgou em sua página na...

para lembrar

Aprovada cota para negros na publicidade governamental do Rio

Veto do Governador Wilson Witzel é derrubado na ALERJ Do Meia...

As piores universidades do Brasil, segundo o MEC

São Paulo – O principal indicador de qualidade das...

Aluno do ProUni tem estágio na Caixa

Os estudantes atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)...
spot_imgspot_img

MEC publica portaria que suspende cronograma do novo ensino médio por 60 dias

O MEC (Ministério da Educação) publicou na madrugada desta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, a portaria que suspende o cronograma de implementação do novo ensino médio e de...

Mesmo com matrícula, jovem negro pode perder vaga na USP

São louváveis - ainda que tardios - os esforços da USP (Universidade de São Paulo) para aumentar o ingresso e a permanência de estudantes...

Fies 2023: inscrições começam nesta terça

Começa nesta terça-feira (7) o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023 do primeiro semestre. Os candidatos devem se inscrever no portal do Fies. Os...
-+=