Meu irmão, meu limoeiro, por Sueli Carneiro

Ele era o príncipe encantado das jovens negras de minha geração. Belo, charmoso, irreverente e altivo. Nenhuma manifestação da subserviência que sempre se espera de um negro. Parecia que sua trajetória de sucesso seria infinita como seu talento e sua capacidade de mobilizar e encantar multidões com suas canções. A interpretação antológica de Meu limão, meu limoeiro, sacudindo todo Maracanãzinho ao reger uma orquestra de vozes de 50 mil pessoas com todo o swing, que Deus e os Orixás lhe deram, é inesquecível. O negro Simonal era demais!

Mas então aconteceu o impensável. O príncipe era um sapo, um dedo-duro a serviço da ditadura militar, responsável pelo martírio de companheiros de profissão nas mãos da repressão.

A destruição moral que se seguiu levou o astro ao isolamento, à perda de contratos, ao tratamento de portador de doença contagiosa e, finalmente, à morte. Segundo Ziraldo, ”ele era tolo, se achava o rei da cocada preta, coitado. E era mesmo. Era metido, insuportável. Morro de pena, ninguém merecia sofrer o que ele sofreu”.

Na verdade, o patrulhamento ideológico foi o solo fértil para a manifestação de sentimentos inconfessos: inveja, ressentimento, racismo e outros tantos que perseguem as celebridades sobretudo quando negras. A sua retirada de cena abriu espaços para a consolidação de talentos menores que seguem festejados e reverenciados enquanto a ele restou ser inocentado, post mortem, por crime que não cometeu. Segundo as matérias sobre o caso, ”a indisposição contra Simonal vinha de antes. Em julho de 69, o semanário de esquerda O Pasquim publicou entrevista de capa sob o título ‘Não sou racista’, em que acuava Simonal com perguntas sobre racismo e o fato de ele comer caviar e ter mordomo”. Foi exemplarmente punido pela petulância. Um filme recorrente na história de negros famosos. O goleiro Barbosa da seleção brasileira de 50 dizia que, ao contrário de um criminoso, sua pena era imprescritível. Pagou até o fim da vida, com o ostracismo e o desprezo, o erro atribuído exclusivamente a ele pela o gol do Uruguai que calou o Maracanã. Pelé foi execrado quando falou das criancinhas e conseguiu manifestações iradas à esquerda e à direita quando ousou dizer que negros deviam votar em negro.

Simonal era tolo, sim, como costumam ser príncipes, reis e cinderelas negros quando acreditam que basta ter talento e serem ”amigos dos homens” para gozar de alguma complacência. Esquecem que negros são suspeitos a priori para os quais se dispensa julgamento formal para serem condenados. Antônio Ribeiro Romanelli, advogado exilado do Brasil durante o regime militar, disse que ”Simonal foi julgado sem defesa pela mídia, o que acabou com ele não só como pessoa e artista, mas acabou com sua vida”.

Sobre o caso, disse Caetano Veloso: ”Assim que cheguei, os militares me interrogaram por seis horas e disseram nomes de artistas que os estariam ajudando com denúncias etc. Foram vários nomes. Eles queriam me amedrontar. O nome de Simonal estava entre eles”, afirma Caetano. ”Parecia estar sendo usado como um nome fácil de parecer crível.”

O que havia de crível nessa estória é o que sempre aguarda os negros, apesar dos mimos e salamaleques de que desfrutam do mundo branco enquanto estão em posição inatacável mas que dá lugar à virulência, a uma sede de destruição, a uma intolerância quase sempre desproporcional ao ”erro” cometido quando comparado às tolerâncias indisfarçadas ou acobertamentos em relação a crimes e delitos maiores praticados por outros. Aliás, fato compatível com o que já se sabe por estudos acadêmicos e empiricamente: réus negros recebem penas superiores à dos réus brancos para os mesmos crimes. Em muitos casos é desnecessária a existência do próprio crime.

No dia 13 de maio de 1988, vi pela primeira vez, cara a cara, o meu ídolo. Era passeata de contestação ao centenário da famigerada Lei Áurea. O cortejo saiu do Largo do Paissandu com destino à Praça da Sé. Lembro que a altura da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, onde, segundo Caetano Veloso, ”alguma coisa acontece/no meu coração” . Ali estava Simonal, camisa de mangas compridas avermelhadas, sapatos de brilhos acanhados, rosto aparentemente inchado pela embriaguez gerada pelo ostracismo e o repúdio. Houve um alvoroço em torno dele. Uma parcela do Movimento Negro, refém do patrulhamento ideológico, endossava o seu criminoso prejulgamento. Prevaleceu a porção da consciência negra mais antenada – e contra o fratricídio estimulado – com o destino miserável dos negros artistas ou não. Essa militância garantiu a presença do Rei da Pilantragem (por ironia) no palco daquele evento.

É elogiável o ato da OAB, sobretudo, para seus talentosos herdeiros etnomusicais Simoninha e Max de Castro. Porém, trata-se de uma reparação irreparável, Simonal pagou com a própria vida. Foi martirizado. O mesmo destino não tiveram outros artistas brancos sobre os quais pesavam as mesmas suspeitas, encobertos pelo manto da cor da pele da impunidade hereditária.

O recado é claro. Há sempre algo à espreita, pronto para se manifestar ao menor deslize. A destruição moral, pessoal, política etc. é o início do processo de recondução ao seu ”devido lugar” a todos e todas que dele ousaram sair.

+ sobre o tema

12/05 – Sueli Carneiro e Cuti autografam seus livros na Livraria Martins Fontes

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes...

Hoch lebe Zumbi dos Palmares, por Sueli Carneiro

Não, caro leitor, não é o samba da crioula...

A conferência sobre o racismo, por Sueli Carneiro

A ONU decidiu convocar a III Conferência Mundial contra...

Por um tempo mais feminino, por Sueli Carneiro

Aprendemos a administrar a escassez e, como Cristo, temos...

para lembrar

Dre Sueli Carneiro : “Le racisme produit une fausse conscience de supériorité “

La société brésilienne doit abandonner l'hypocrisie, assumer qu'elle est exrêmement...

Colorindo Egos, por Sueli Carneiro

Nesta semana ocorreu em São Paulo o I Congresso...

Faz-de-conta, por Sueli Carneiro

Acaba de ser lançado o livro Não somos racistas,...

Velhas teses, novas estratégias

A constatação óbvia é repetida em certos veículos de...
spot_imgspot_img

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta quarta-feira (17) evento paralelo ao Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes que acontece na sede das Nações...
-+=