‘Mídia só mostra ao exterior piores momentos do Brasil’, diz Lula

Por: Nathalia Passarinho

 

Presidente participou de lançamento de canal internacional da TV Brasil.
Segundo Lula, TV pública vai mostrar o país ‘como ele é’.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (24), durante lançamento do canal internacional da TV Brasil, que a mídia brasileira só mostra ao exterior os “piores momentos” do país. Segundo Lula, a TV pública, que será vista agora em 49 países da África, deve revelar o Brasil “como ele é”.

“Essa TV pública pretende ser a cara do Brasil no exterior. Se eu pudesse medir a qualidade do que tem hoje, parece que quando colocamos as coisas lá para fora só colocamos os piores momentos”, disse.

 

Lula também rebateu críticas feitas quando a TV Brasil foi lançada, em dezembro de 2007, de que seria um canal para fazer propaganda do governo. “Estou num momento que quanto mais mal se fala de mim, melhor. Não quero uma TV pra falar bem do Lula, é para mostrar o potencial do Brasil.”

“Nós não queremos que fique lá fora a imagem dos piores momentos deste país, queremos que fique lá fora a imagem do que nós somos como somos. Uma TV que possa discutir política com clareza, de que possa dar uma visão de que o mundo não tem apenas a língua inglesa. Porque o português só vai ser respeitado quando for ouvido e falado”, defendeu.

 

O presidente também criticou analistas e colunistas políticos do brasileiros. Segundo Lula, muitos deles têm “mentalidade de exterior”. “Sempre tive preocupação porque no Brasil rebaixamos muito o debate político. Às vezes fico imaginando que muita gente que faz análises sobre a situação política do Brasil fez curso de doutorado no exterior”, disse. “É gente com uma mentalidade do exterior tentando analisar um problema eminentemente nacional, que são os problemas políticos nacionais”, criticou.

 

O presidente defendeu ainda que o Brasil divulgue a língua portuguesa e mostre, por meio do canal internacional de televisão, que não “existe apenas a língua inglesa no mundo”.

 

 

Fonte: G1

 

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Pesquisa revela que 89,2% dos desempregados da RMS são negros

Fonte: Correio da Bahia - Em 2008, os negros...

Dilma e a esfinge no dia da tal Independência

A presidenta Dilma já viveu momentos bastante duros na...

Higienismo em São Paulo – Capítulo II

Depois do episódio do metrô em Higienópolis, no qual...

‘Preconceito nas redes sociais é coisa séria e traz consequências’, alerta advogado‏

Especialistas do Direto alertam que racismo e preconceito nas...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=