Ministros debatem posição comum de África para conferência Rio+20

Para além de uma posição comum na Conferência Rio+20, o primeiro-ministro etíope considerou que África deverá buscar, por ela própria, soluções aos seus problemas.

Uma reunião ministerial destinada a preparar a posição comum de África na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) arrancou, segunda-feira (24) em Addis Abeba, sob a presidência do primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi.

Enquanto coordenador da preparação de África na Rio+20, o Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, participa no encontro que deve examinar os objetivos e os temas da Rio+20, a realizar no Brasil, bem como outras questões de fundo que interessam o continente, para alcançar um consenso sobre as principais prioridades e preocupações de África a incluir nos documentos finais a apresentar à referida reunião.

Para o primeiro-ministro etíope, África não deve ser pessimista quanto à tomada em conta das suas prioridades na conferência de Rio+20.

“Mesmo se os africanos ficam decepcionados por várias vezes, não é razão para renunciar ao combate, mesmo que as conclusões deste género de reunião não respondam às nossas exigências”, indicou Zenawi, que convidou os países africanos a falar a uma só voz e a instaurar estratégias realistas para um impacto positivo.

Para além de uma posição comum na Conferência Rio+20, o primeiro-ministro etíope considerou que África deverá buscar, por ela própria, soluções aos seus problemas.

“Devemos contar connosco mesmos, ter planos a implementar por nós mesmos sem o apoio do exterior, sem esperar que sejam os outros a nos tirarem da situação em que nos encontramos”, indicou.

Os ministros discutirão, entre outros, os progressos feitos na aplicação dos compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável e os novos desafios e emergentes, a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável da eliminação da pobreza e os quadros institucionais e estratégicos para o desenvolvimento sustentável e a reabsorção dos défices de aplicação.

A reunião termina esta terça-feira após a adoção da declaração solene africana para Rio+20 e do projeto de resolução que será apresentado à Cimeira da União Africana.

Fonte: África 21

+ sobre o tema

Matumona propõe ‘Filosofia da Reconstrução’ para África

  O padre Muanamosi Matumona defende a existência...

Médicos preferem que Mandela permaneça internado

  Os médicos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela não têm...

Mulheres Negras nas ruas. Ouçam nossas vozes!

Somos as mulheres negras de São Paulo que ajudaram...

Spike Lee vê “desrespeito” a negros em novo filme de Tarantino

Spike Lee não foge da boa polêmica. A última...

para lembrar

Entrevista com o ator Edson Cardoso (Jacaré)

“Uma das fontes inesgotável para a criação do personagem...

Lupita Nyong’o e Danai Gurira podem adaptar Americanah ,de Chimamanda, como série de TV

Lupita Nyong'o e Danai Gurira podem adaptar Americanah. O livro...

Rihanna vai a funeral em Barbados

Rihanna voltou para a casa, em Barbados, mas o...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=