Ministros debatem posição comum de África para conferência Rio+20

Para além de uma posição comum na Conferência Rio+20, o primeiro-ministro etíope considerou que África deverá buscar, por ela própria, soluções aos seus problemas.

Uma reunião ministerial destinada a preparar a posição comum de África na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) arrancou, segunda-feira (24) em Addis Abeba, sob a presidência do primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi.

Enquanto coordenador da preparação de África na Rio+20, o Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, participa no encontro que deve examinar os objetivos e os temas da Rio+20, a realizar no Brasil, bem como outras questões de fundo que interessam o continente, para alcançar um consenso sobre as principais prioridades e preocupações de África a incluir nos documentos finais a apresentar à referida reunião.

Para o primeiro-ministro etíope, África não deve ser pessimista quanto à tomada em conta das suas prioridades na conferência de Rio+20.

“Mesmo se os africanos ficam decepcionados por várias vezes, não é razão para renunciar ao combate, mesmo que as conclusões deste género de reunião não respondam às nossas exigências”, indicou Zenawi, que convidou os países africanos a falar a uma só voz e a instaurar estratégias realistas para um impacto positivo.

Para além de uma posição comum na Conferência Rio+20, o primeiro-ministro etíope considerou que África deverá buscar, por ela própria, soluções aos seus problemas.

“Devemos contar connosco mesmos, ter planos a implementar por nós mesmos sem o apoio do exterior, sem esperar que sejam os outros a nos tirarem da situação em que nos encontramos”, indicou.

Os ministros discutirão, entre outros, os progressos feitos na aplicação dos compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável e os novos desafios e emergentes, a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável da eliminação da pobreza e os quadros institucionais e estratégicos para o desenvolvimento sustentável e a reabsorção dos défices de aplicação.

A reunião termina esta terça-feira após a adoção da declaração solene africana para Rio+20 e do projeto de resolução que será apresentado à Cimeira da União Africana.

Fonte: África 21

+ sobre o tema

Fiebre Negra: A história oculta e esquecida dos negros na Argentina

Fiebre Negra é um acerto de contas da literatura...

A emergência dos negros franceses – “Noirs”

Negro britânico, zwart e afro-alemão é algo muito normal...

Programa Nossa África debate a influência africana na cultura amazônica em 22 e 23 de maio

A presença africana no Amazonas será apresentada durante a...

Yaya: “Ninguém quer saber da Costa do Marfim porque somos africanos”

Yaya Touré está furioso por ninguém querer saber da...

para lembrar

Memória Colonial. Sei o que fizeste no século passado

O maior museu do mundo sobre África, em Bruxelas,...

Oswaldo de Camargo: elo entre gerações

Questão de circunstância, de acaso, é a explicação que...

África do Sul enfrenta dilemas da militarização prestes a completar um mês de lockdow

Apesar da rigidez, a classe empresarial sul-africana não está...

Dupla de fotógrafas capta a essência de tribo Dinkas no Sudão em série de fotos extraordinária

Galeria da tribo Dinkas no Sudão Por: Vicente Carvalho As fotógrafas Carol...
spot_imgspot_img

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...

Exposição com fotos de imigrantes africanos em SP escancara racismo brasileiro

Terminado o genocídio em Ruanda, as tensões políticas se espalharam pelo continente africano, no prenúncio de mais uma crise humanitária, a Segunda Guerra do Congo....
-+=