Missão humanitária chega ao Brasil para iniciar resgate de reféns na Colômbia

A senadora colombiana Piedad Córdoba chegou hoje a São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, de onde partirá amanhã junto à missão humanitária que receberá dois reféns que serão entregues pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), confirmaram à Agência Efe fontes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Córdoba passará a noite em uma base militar nos arredores de São Gabriel da Cachoeira, acrescentou a fonte que pediu para não ser identificada.

Está previsto que os helicópteros que participarão da missão partam com Piedad Córdoba e com a delegação internacional rumo à cidade colombiana de Villavicencio às 8h local (9h de Brasília), detalhou a fonte.

Fontes da Prefeitura de São Gabriel, cidade de 30 mil habitantes localizada às margens do Rio Negro e a 852 quilômetros de Manaus, indicaram à Agência Efe que helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram hoje à base militar.

Segundo a fonte, nenhum alto funcionário do Governo brasileiro viajou com os tripulantes militares. O assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, coordenou a participação brasileira na missão.

A operação de entrega de dois reféns pelas Farc se pôs hoje em andamento com a viagem da missão humanitária liderada por Córdoba e depois que a guerrilha confirmasse que as libertações são um fato, mas não a entrega dos restos de um policial morto em cativeiro.

A missão é integrada pela senadora Córdoba, dois representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o bispo da cidade colombiana de Magangué, Leonardo Gómez, e dois membros da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP): Hernando Gómez e Ricardo Montenegro.

Essa operação ocorreu em andamento após quase um ano de contatos entre Córdoba e as Farc, que em abril do ano passado se comprometeram a libertar de forma unilateral o sargento do Exército Pablo Emilio Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo.

Moncayo é o refém mais antigo em poder das Farc, com 12 anos de cativeiro, enquanto Calvo, que aparentemente está muito doente, foi sequestrado dias antes que a guerrilha anunciasse sua disposição a libertar os militares.

As Farc também se comprometeu então a entregar os restos mortais do major da Polícia Julián Guevara, que morreu durante o cativeiro em 2006. No entanto, a guerrilha afirmou hoje que não será possível cumprir o compromisso de entregar os restos mortais de Guevara.

Diante do anúncio, a mãe de Guevara pediu ao chefe das Farc, Guillermo Leão Sánchez, conhecido como “Alfonso Calo”, que indique a ela onde estão os restos mortais de seu filho porque ela mesma iria buscá-los.

De Villavicencio, os helicópteros irão no domingo a um lugar da floresta cujas coordenadas só são conhecidas pela senadora Córdoba, para resgatar o soldado Calvo, que será então levado a Villavicencio.

Na primeira hora de terça-feira, os helicópteros iniciarão uma segunda operação da cidade de Florencia, no sul do país, para receber Moncayo.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Modelo baiano vendia salgadinhos com a mãe e estreia na SPFW aos 17 anos

Gabriel Pitta tem uma relação bem próxima com doces e...

Ana Flávia fez história como primeira negra a vencer concurso da Ford Models

Há seis meses, Ana Flávia, 20 anos, não tinha...

para lembrar

Estúdio anuncia filme sobre James Brown produzido por Mick Jagger

Cinebiografia terá Chadwick Boseman, de 'Fringe' e '42', como...

Dois cafés e a conta com Rodrigo França

Ator, autor e diretor destaca a importância do respeito...

Bruno Henrique, dos campos de terra em Belo Horizonte a melhor jogador da América

Eleito o craque da Libertadores, atacante rubro-negro jogou na...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...
-+=