Mostra retrata mulheres africanas na Galeria do Conselho de Cultura

A beleza e a força de mulheres de diferentes países da África estarão reveladas na exposição Mulheres Africanas, que será aberta na próxima sexta-feira (12), às 18h30, na Galeria do Conselho de Cultura da Bahia. A mostra fica em Salvador até 06 de dezembro, como parte da programação do Novembro Negro, projeto coordenado pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Senegal, Nigéria, Libéria, Cabo Verde, Burkina Faso, Togo, Costa do Marfim são nações, cujas retratações femininas poderão ser conferidas no trabalho da artista plástica paulista Surama Cagiamo que, pela primeira vez, expõe na capital baiana.

A mostra tem como objetivos estimular o reconhecimento e a identificação do povo da Bahia com as suas origens africanas; fomentar a reflexão sobre o papel da mulher no mundo e na sociedade, principalmente, a mulher negra; valorizar as raízes, a cultura e a arte afro-brasileira; incentivar o interesse pelo continente africano.

Esculpidas em tamanho natural – entre 1,83 e 1,97 metros – as obras são produzidas com material reciclado, tendo como base o MDF. As cores são adquiridas com a pintura e colagem de papel de jornais e revistas, aplicado em CDs reutilizados.
Transformados em pequenos pedaços, os CDs forram a base do MDF com a técnica do mosaico. Já os acessórios, como pulseiras, braceletes e colares, são feitos com pedaços de plástico, PVC, casca de árvore, pedra, semente, arame e papel.

A busca da mulher africana por melhores condições de vida também não difere da realidade de mulheres do mundo inteiro, inclusive as baianas, das que são discriminadas pela sociedade. A herança da cultura africana é mais um componente desta exposição que traz estampada, em cada obra, a simbologia da memória, música, dança, artesanato, religião, culinária e outros símbolos que traduzem a postura e a beleza da mulher africana, como as cores vibrantes em seus trajes e acessórios.

Ocupar espaços

O Novembro Negro consiste na realização de uma série de atividades, visando à reflexão sobre a ocupação dos espaços pelo homem negro e a mulher negra na sociedade contemporânea, e sobre as possibilidades de reversão dos quadros de discriminação e de exclusão desta população.

A ação é desenvolvida, anualmente, pela Sepromi em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), envolvendo iniciativas governamentais e da sociedade civil em todo o estado. Este ano, quando o Governo da Bahia fecha o ciclo dos primeiros quatro anos de instituição da Sepromi, inserindo a agenda de promoção da igualdade racial e de gênero na esfera de governo estadual, o Novembro Negro traz a Salvador a exposição Mulheres Africanas.

“Através das obras, que são inspiradas na beleza e na força de mulheres de diferentes países africanos, o objetivo é que todas as mulheres, de qualquer raça ou posição social, possam ver um pouco de si mesmas em cada obra”, afirma Surama Cagiamo.

Fonte: Itapoã Online

+ sobre o tema

De la rebelión haitiana a la solidaridad continental

Por: Jesus Chucho Garcia Es satisfactorio cuando el...

Conheça Calvin Ellis, personagem que pode ser 1° Superman negro dos cinemas

As produções da Warner Bros. com heróis da DC...

Mc Soffia vira destaque em site internacional após abertura de Olimpíada Rio 2016

Mc Soffia, de 12 anos, conquistou os estrangeiros e...

Julgamento de jovens brancos relança debate sobre racismo na África do Sul

Um grupo de jovens brancos começou ontem a responder...

para lembrar

Exaltasamba mostra versões exclusivas de músicas que serão gravadas em DVD

Falta um mês para o show que o Exaltasamba...

Tássia Reis, lacra em comercial da Avon

"Ser a gente mesmo além de delicioso pode ser...

“Afropessimismo” deve ser revisto após a Copa

Quando se fala em África, logo se pensa em...

Documentos emitidos na Bahia entre 1664 a 1889 poderão ser acessados online

Um projeto financiado pela Biblioteca Britânica vai digitalizar o...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=