Movimentos sociais protestam em SP contra violência policial no Brasil

 

Movimentos sociais se reuniram na terça-feira, em frente ao Tribunal de Justiça (TJ), no centro de São Paulo, para denunciar o que consideram parcialidades em ações da Justiça, além de protestar contra a violência policial no campo e na cidade.

Os ativistas lembraram os dezenove trabalhadores rurais sem-terra que foram assassinados, há 16 anos, pela polícia militar em Eldorado dos Carajás, no Pará.

Também do trabalhador Ivo Teles dos Santos, de 69 anos, espancado por policiais durante a desocupação do Pinheirinho, em janeiro, na cidade de São José dos Campos-SP e que morreu na semana passada.

Segundo o coordenador geral da ocupação, Valdir Martins, a morte de Ivo foi consequência do traumatismo craniano causado pela violência praticada pela polícia.

A coordenadora do Observatório das Violências Policiais, Ângela Mendes de Almeida, avalia que os desmandos do Judiário e a violência policial contra os movimentos sociais são consequências da impunidade dos torturadores da ditadura militar. “É uma série de episódios repressivos do governo Alckmin, com a tolerância do governo federal”, disse.

— A justiça e o Estado estão do lado dos ricos, dos que têm poder econômico, daqueles que sempre mandaram. Por isso essa desigualdade no país, completou a militante da Articulação Mulher e Mídia, Terezinha Vicente.

O jornalista e ativista Hugo Fanton destaca a unidade de luta dos movimentos sociais contra o aparato policial no estado. “Esse ato é uma voz de indignação e unificação de movimentos e sindicatos que enfrentam uma mesma política repressora do governo estadual de São Paulo, seja pelo aparato judicial ou policial”, afirmou.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans...

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

para lembrar

O Fantasma do Estado: Genocídio e Necropolítica

Em “The Signature of the Sate”, Veena Das discute...

“Branco sai, Preto Fica” tematiza violência policial e racismo na Ceilândia

Por: Neusa Barbosa A repressão policial a um baile black...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=