MP denuncia tripulantes suspeitos de lançar camaronês em alto mar no PR

19 tripulantes foram denunciados por tortura, racismo e tentativa de homicídio.
Caso aconteceu em junho de 2012 em Paranaguá, no litoral do Paraná.

 

Os dezenove tripulantes do navio MV SEREF Kuru, de bandeira maltesa, que são suspeitos de abandonar o camaronês Wilfred Happy Ondobo em alto mar após perceberem que ele estava como clandestino na embarcação, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) de Paranaguá, no litoral do Paraná, por tortura, racismo e tentativa de homicídio. O caso aconteceu em junho deste ano no Paraná.
De acordo com as denúncias do MPF, Ondobo permaneceu escondido por oito dias até que sua comida e água acabassem e quando foi descoberto contou que levou chutes no peito e tapas no rosto, chegando a ficar desacordado. Relatou ainda que um dos agressores disse que “não gostava de preto” e que para ele “todos são animais”.

O camaronês afirmou também que foi privado de sono e mantido em uma pequena cabine, antes de ser obrigado a sair do navio, em mar aberto, segundo o MPF.

Depois de 11 dias no navio, ele recebeu uma lanterna e 150 euros da tripulação e foi obrigado a sair do navio. Ele conseguiu sobreviver e foi resgatado por outro navio, que vinha do Chile, onze horas depois. Em entrevista à RPC TV, o camaronês explicou que embarcou clandestinamente no navio para buscar uma vida melhor em outro país.

De acordo com o MPF, os tripulantes, que estão retidos sob a vigilância da agência marítima em Paranaguá, negaram, em primeiro momento, que tivesse ocorrido qualquer episódio envolvendo um clandestino a bordo.

No entanto, em buscas e apreensões realizadas a pedido do órgão e autorizadas pela Justiça, foram arrecadados vários elementos que indicam a presença do camaronês no navio, tais como a compatibilidade da descrição de detalhes do interior da embarcação e, ainda mais contundente, a localização e apreensão de uma fotografia que a vítima escondeu com objetivo de comprovar sua permanência no local.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Ação judicial- aquisição de remédio

MEU RELATO.. Por Micaella Barreto, para o Portal Geledés  Nos últimos dias...

Morre a cantora Joanne Borgella, que participou do “American Idol”

Artista de 32 anos lutava contra câncer de endométrio A...

Sociedade está mais consciente sobre seus direitos e denuncia mais os abusos sofridos

  Com a inauguração em Brasília, nesta quinta-feira,...

A propósito de medios de comunicación

Noam Chomsky y las 10 Estrategias de Manipulación Mediática...

para lembrar

Ministério da Saúde e ANS publicam regras para estimular parto normal na saúde suplementar

Operadoras terão que disponibilizar informações para a gestante e...

Á beira da palavra

O programa "À Beira da Palavra", apresentado por Allan...

Prostitutas felizes

SÃO PAULO - O que me incomoda em...

PSC mantém apoio a Feliciano acusado de homofobia e racismo

Apesar da pressão de movimentos socais pedindo a renúncia...
spot_imgspot_img

‘Extremamente discriminatório’: como era atendimento médico antes do SUS

Há quase 40 anos, o Brasil tirava do papel o que, hoje, é considerado um dos maiores sistemas de saúde público do mundo, o...

Serrapilheira anuncia edital que prevê R$ 440 mil em apoio a podcasts liderados por pessoas negras e indígenas

O Instituto Serrapilheira lança nesta terça-feira (8) uma nova chamada pública para apoiar podcasts com a ciência na pauta e liderados por pessoas negras ou indígenas....

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (3) que vai incorporar o medicamento deferiprona para o tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com...
-+=