Mude o mundo, não seu corpo

Quando eu era considerada gorda para a sociedade, a única coisa que as pessoas sabiam de mim é que eu era gorda. Eu estava rotulada como uma preguiçosa ou uma vergonha para o “padrão de corpo e beleza”.

Por:  no Brasil Post 

Eu também era o pior pesadelo para alguns. Era a razão de certas pessoas irem para a academia, porque tinham medo de que se tornassem como eu. Era a razão para elas fazerem tantas dietas e para terem tantos remédios emagrecedores [enganadores]. Essas pessoas fazem de tudo e chegam a prejudicar a própria saúde, só para não terem o corpo que eu tinha.

Me respondam: vocês se acham bonitos? Pois eu me acho linda! Podem me chamar de convencida, eu não ligo. Antes de tudo, EU preciso me sentir bonita.

A forma como vemos o nosso corpo determina a forma de participar do mundo. Baixa autoestima pode levar a medos de relacionamento, emprego, diversão… Já vi muita gente que prefere morrer do que viver nos corpos que habitam. Eu já fui assim e me recuperei desses pensamentos. Se eu consegui, você também consegue!

O mundo e essa ideia do “padrão de beleza” precisam mudar. E você pode fazer isso da seguinte forma: sendo feliz com o próprio corpo. Afinal, a felicidade não tem tamanho, a aceitação também não. Então, por que os corpos e as roupas precisam ter um tamanho pré-determinado?

Recentemente, li a respeito de uma palestra feita por Jess Baker, fundadora da Body Love Conference. Ela diz que, em geral, quando olhamos para pessoas gordas, sentimos repulsa, nojo, ódio e até diversão. E a razão para essas reações, mesmo que involuntárias, é porque corpos gordos só são retratados em nossos meios de comunicação de três maneiras: engraçado, estúpido ou como vilões.

Jess cita o exemplo de alguns personagens com excesso de peso, como Homer Simpson, Peter Griffin, Jabba the Hutt e Ursula da Pequena Sereia, provando sua teoria. “Quando vemos alguém gordo ser o herói, quando vemos alguém gordo ser sexy, nossos cérebros travam porque não sabem como processar essa ideia”, disse ela em sua palestra.

Se mudarmos a forma como NÓS agimos em relação ao nosso corpo, as mídias serão obrigadas a modificar como retratam esses personagens. Vão parar também de forçar nossa autodepreciação e as dietas enganosas.

Então, mude o mundo, não seu corpo! Fale para si mesmo hoje e todos os dias: eu me acho lind@!

+ sobre o tema

De biquíni e maiô, gordinhas famosas fazem manifesto contra o preconceito

Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla...

Uma cidade dos EUA processa o Santander por discriminação

O município de Providence acusa a entidade de dar...

OAB-CE pede identificação de autores de frases ofensivas contra Miss Brasil

Melissa Gurgel foi alvo de racismo ao receber título...

Diversidade e Inclusão – O amor não tem rótulos

Os criadores deste brilhante vídeo queriam criar algo que...

para lembrar

Plus Size: Lutar contra o preconceito não é fazer apologia à obesidade

no Plus Size Girls ES Lindas e amadas plus, O ano novo...

Ser LGBT é ainda mais complicado para uma pessoa gorda

Traduzido do artigo de Charlotte Morabito para o site The...

Gordinhas dizem não!

A educadora e blogueira Ana Rita Duarte, especialista em...
spot_imgspot_img

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...

Racismo, gordofobia, transfobia. Já se sentiu discriminado ao fazer compras?

Em uma loja de grife vazia, em Goiânia, a única pessoa a perceber a presença da estudante de Medicina Lara Borges, de 20 anos,...

‘Absolutamente fora do padrão’: representante do setor funerário condena caixão com lixo de jovem morto sem atendimento em SP

O presidente da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF), Lourival Panhozzi, afirmou ao g1 que os protocolos adotados pela funerária responsável pelo...
-+=