Mulher é presa e pode responder por injúria racial depois de chamar taxista de “negro de m…”

Ministério Público ofereceu denúncia à Justiça, mas pena deve ser de prestação de serviços

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal) denunciou à Justiça a gerente Marlucia Aureniva Coelho, de 34 anos, por desacato e injúria racial. A mulher foi presa na madrugada de segunda-feira (2) depois de xingar o taxista Wagner de Sousa Vieira, de 39 anos, de “seu negro de m…”  e “negro ladrão” porque não queria pagar o valor total da corrida entre o Guará e a Asa Sul. Ela saiu da prisão no mesmo dia depois de pagar fiança.

A mulher iniciou a corrida com uma amiga em direção ao Plano Piloto, às 4h. A amiga desembarcou na 905 sul e Marlucia seguiu viagem até a 706 Sul. Ao chegar ao destino, ela se negou a pagar a corrida de R$ 48 e ofendeu o taxista várias vezes. O chamou de “negro ladrão” e de “negro de merda”. O taxista acionou a Polícia Militar e os agentes também foram ofendidos pela mulher que os chamou de “policiais de merda”.

Apesar da denúncia, o Ministério Público apresentou proposta de acordo de suspensão do processo porque Marlucia não tem outra condenação ou responde a processo criminal. Neste período, a mulher seria monitorada pela Justiça além de pagar indenização às vítimas, prestar serviços comunitários e participar de um curso de conscientização sobre igualdade racial, ministrado pela Universidade de Brasília.

A sugestão de acordo processual é uma possibilidade da lei em casos de crimes com pena mínima inferior ou igual a um ano. O promotor que apresentou a sugestão, Thiago Pierobom, explicou que esta é uma forma de aplicar a punição imediata e adiantar a sentença da Justiça.

— Demoraria dois ou três anos para o julgamento do processo e a pena deveria ser a de prestação de serviços comunitários, que seria o mesmo resultado, então a gente sugere isto como forma de ter certeza da punição e de forma rápida para que ela reflita sobre a conduta que teve.

Caso a Justiça aceite a proposta do Ministério Público, passados dois anos, Marlucia volta a ser considerada ré primária. Na maioria dos casos de injúria racial, os processos terminam com pena de prestação de serviços comunitários ou indenização. Neste caso, o juiz decidirá quanto à possibilidade de a acusada responder ao processo em liberdade e designará data para a acusada se manifestar quanto à proposta de acordo do MPDFT.

Injúria racial e racismo

A injúria racial é ofender a honra de alguém com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Recentemente, a ação penal aplicável a esse crime tornou-se pública condicionada à representação do ofendido, sendo o Ministério Público o detentor de sua titularidade.

O crime de racismo é a  conduta discriminatória dirigida a um determinado grupo ou coletividade. Considerado mais grave pelo legislador, o crime de racismo é imprescritível e inafiançável, que se procede mediante ação penal pública incondicionada, cabendo também ao Ministério Público a legitimidade para processar o ofensor.

Fonte:Noticias R7

+ sobre o tema

Homem que fez gestos racistas para Fred é preso em Manchester

Anthony Burke, de 41 anos, que imitou um macaco...

Torcedor com tatuagem nazista é flagrado durante jogo em Manaus

Um torcedor com uma tatuagem de um símbolo nazista chamou...

Após errar pronúncia de nome, atendente sofre injúria racial em Limeira

Uma jovem, de 22 anos, sofreu ataques racistas na...

para lembrar

Meu cabelo não é ruim! por Sou Yawo

Até quando? Posted by Sou Yawo on Domingo, 29 de novembro...

Ato contra o racismo, o genocídio e a violência policial acontece no centro de Florianópolis

No dia 10/12, diversos movimentos sociais se manifestaram em frente...

‘Impunidade pode aumentar casos de chacina em São Paulo’, afirma especialista

Mestre em direitos humanos também adverte que há omissão...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=