Mulher sofre intolerância religiosa no metrô de Salvador

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher sendo vítima de intolerância religiosa em um vagão do metrô de Salvador (BA). O caso ocorreu na segunda-feira (15).

O que aconteceu

  • O caso teria acontecido quando a mulher, que é estudante de direito, voltava do estágio. O homem teria começado a atacá-la depois que ela colocou os fios de conta – comumente utilizado por religiosos de matriz africana – para fora da roupa, como uma resposta a falas ofensivas dele.
  • A gravação mostra o homem gritando contra ela com um papel na mão. “Que Jesus Cristo te abençoe. […] Só existem dois caminhos: céu e inferno”, diz o autor dos ataques.
  • A mulher diz no vídeo que vai denunciá-lo. “Deixe a minha religião em paz. Você é intolerante. Eu vou te denunciar”. afirma.
  • Boletim de ocorrência foi registrado. O advogado Bruno Moura, que representa a vítima dos ataques, disse ao UOL que o boletim de ocorrência foi registrado nesta terça-feira (16). “Ele ‘foi para cima’ dela, disse que ela era do demônio, que ela merecia morrer, que todas as pessoas do candomblé mereciam a morte”.
  • Mulher prestou depoimento. “Ela está bem abalada desde ontem. Tivemos que conversar bastante com ela para que ela prestasse queixa hoje. Mas ela está bem abalada e com medo do agressor”, afirmou Bruno.
  • A Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), do governo da Bahia, repudiou o episódio. A pasta afirma que a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa – grupo formado por instituições públicas – acompanha o caso. “Intolerância religiosa é crime e deve ser punida de acordo com a legislação vigente”.
  • A CCR, que administra o metrô em Salvador, também lamentou o caso e disse que está à disposição das autoridades. “A concessionária reforça que a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança está disponível para prestar todo o atendimento e auxílio aos clientes e orienta que todo caso de intolerância ou agressão seja registrado para tomada das devidas providências”.

Veja o vídeo aqui

+ sobre o tema

Os orixás protegem

A mãe de santo Conceição d’Lissá resiste à intolerância...

Brasileira muçulmana é atacada com pedrada em São Paulo

Pernambucana foi atingida na perna enquanto andava na rua por...

para lembrar

Mapa da Intolerância Religiosa

O Mapa da Intolerância Religiosa - Violação ao Direito...

Protesto contra decisão de juiz do Rio acontece em Salvador

O Movimento Negro da Bahia realiza, nesta quarta-feira (21/5),...

Fiéis achavam que era encosto. E era asma

Uma mulher de 55 anos morreu após passar mal...
spot_imgspot_img

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a avó Iyá Davina, a iyalorixá Davina de Omolu, dizendo “nossas coisas estão nas mãos da...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=