Mulheres lançam campanha de arrecadação para manifestações do 8 de Março

Em São Paulo, as mulheres se concentram na Avenida Paulista, a partir das 14h, no centro da cidade

Em 2020, os protestos do ‘8M’ ganham também um caráter de repúdio aos protestos convocados por Jair Bolsonaro para o dia 15 de março (marcha mundial das mulheres)

Os movimentos feministas e populares se organizam para mais uma manifestação do Dia Internacional da Mulher, no próximo domingo (8). Em São Paulo, as mulheres se concentram na Avenida Paulista, a partir das 14h.

A organização lançou campanha de financiamento virtual. A meta é juntar R$ 7 mil para pagar as despesas do ato. Até o começo da tarde desta quinta-feira (5), pouco mais da metade da metade dessa quantia havia sido alcançada.

Todos os anos, homens e mulheres saem às ruas contra o feminicidio, por mais direitos e para denunciar o machismo. Neste ano, os movimentos adotaram o tema “Por nossas vidas, democracia e direitos! Justiça para Marielle, Claudias e Dandaras!”

Mais de 3,5 mil sem-terra ocupam Brasília no 1º Encontro Nacional de Mulheres do MST
O mote é pretende ser uma resposta à conduta misógina do presidente Jair Bolsonaro e seguidores, que recentemente voltaram à tona em escala agressiva. Em 2020, os protestos do “8M” ganham também caráter de repúdio aos protestos convocados por Bolsonaro para o dia 15. Centrais sindicais, movimentos sociais e feministas incluíram a defesa do Estado democrático de direito entre as principais bandeiras das manifestações populares previstas para todo o mês de março.

Entre elas, são esperadas também mobilizações para o dia 14, data em que completam dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e do motorista Anderson. Outra data na qual os movimentos populares investem pra realizar uma grande jornada de protestos é o dia 18, em defesa da educação, dos serviços públicos e da democracia.

Mulheres pelo Brasil

O movimento das mulheres está articulado em 23 estados e no Distrito Federal. Dezenas de cidades, além das capitais, possuem atos marcados para o domingo. Um dos motes é o repúdio ao insulto de conotação sexual que Bolsonaro fez contra a repórter da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello, após ela revelar a contratação de empresas, entre elas a Yacows, para disparar ilegalmente mensagens em massa pelo WhatsApp para benefícios políticos.

No Rio de Janeiro, por exemplo, elas se reúnem às 17h, na Candelária, centro da capital fluminense. Com o tema “Só da luta brota a liberdade”, as mulheres de Belo Horizonte se concentram, a partir das 9h, na ocupação Pátria Livre, saindo em direção à Praça Sete, região central, onde se juntarão com outras mulheres, e será encerrado na Praça da Estação.

Em Recife, ato das mulheres ocorre na tarde da segunda-feira (9), no Parque Treze de Maio. Ainda na região Nordeste, mas no dia 8, as feministas de Salvador se concentram no Cristo da Barra, às 9h. No Ceará, a manifestação está marcada para as 13h, no Centro Dragão do Mar.

Confira a agenda do 8 de Março pelo Brasil

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.